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Tesla dobra aposta na China – ūüĆéRADAR GLOBAL

Alibaba desaponta, produção da Tesla na China e aposta da Meta

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA¬†-0,8% e¬†Europa¬†+1,8%) enquanto investidores ainda avaliam riscos e consequ√™ncias do avan√ßo das tropas russas no territ√≥rio ucraniano. Nesta quinta-feira, l√≠deres ocidentais anunciaram novas san√ß√Ķes sobre bancos do pa√≠s e novas restri√ß√Ķes sobre companhias e indiv√≠duos russos. Na¬†China, o √≠ndice de Hang Seng (-0,6%) encerra em campo negativo, acompanhando a volatilidade global e, tamb√©m devido a temporada de resultados. O Alibaba reportou o seu menor crescimento de receitas desde 2014. Por fim, commodities tamb√©m amanhecem mistas:¬†ouro¬†(-0,8%) e o¬†petr√≥leo¬†(+0,3%).

Coronav√≠rus: A Moderna (M1RN34) afirma que a pandemia do Covid-19 est√° mudando para uma fase end√™mica em partes do mundo, registrando regi√Ķes com alguma estabilidade. Em todo o mundo, os casos ca√≠ram 21% e o n√ļmero de novas fatalidades caiu 8% em rela√ß√£o a semana anterior, segundo a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde.

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EMPRESAS

A√ß√Ķes do Alibaba caem ap√≥s relatar crescimento de receita mais lento de todos os tempos: O Alibaba (BABA34) reportou seus resultados nessa √ļltima quinta-feira com uma receita de ¬• 242,6bi vs. ¬• 246,4 projetados pelo mercado; o LPA (lucro por a√ß√£o) foi de ¬• 16,87 vs. ¬• 16,18, levemente acima do esperado pelos analistas. O crescimento de 10% da receita √© a taxa de crescimento trimestral mais lenta da empresa desde sua listagem nos Estados Unidos em 2014. A empresa vem enfrentando ventos contr√°rios macroecon√īmicos na China, que pesaram nos neg√≥cios da gigante do com√©rcio eletr√īnico. As vendas no varejo chin√™s permaneceram lentas no quarto trimestre do ano, com um crescimento de +6,8% em compara√ß√£o com o mesmo per√≠odo do ano passado, al√©m da concorr√™ncia acirrada no espa√ßo de e-commerce da China.

Em seu neg√≥cio de com√©rcio na China, a receita proveniente do CRM, recursos que a empresa obt√©m de servi√ßos como marketing que vende para comerciantes em suas plataformas de e-commerce Taobao e Tmall chegou a ¬• 100,0bi, uma queda de -1% em rela√ß√£o ao ano anterior. Durante o trimestre de dezembro, a China teve seu festival anual de compras do Dia dos Solteiros. A receita de computa√ß√£o em nuvem para o trimestre de dezembro foi de ¬• 19,5bi, um aumento de +20% em rela√ß√£o ao ano anterior, por√©m mais lento que o crescimento de +33% visto no trimestre de setembro. Dois fatores v√™m pesando sobre os resultados dos neg√≥cios na nuvem. A ByteDance, propriet√°ria do TikTok, continuou a retirar suas opera√ß√Ķes no exterior dos produtos de nuvem do Alibaba, enquanto a repress√£o regulat√≥ria da China em setores como jogos e educa√ß√£o, tamb√©m pesam nos resultados. Olhando para o futuro, em novembro, a gigante chinesa afirmou que o crescimento da receita para o ano fiscal de 2022 seria de +20% a +23%, em compara√ß√£o com os +27% que os analistas projetavam. O valor da empresa, que chegou a US$ 860 bilh√Ķes em seu pico, j√° caiu para US$ 291 bilh√Ķes, uma queda de -66%.

Expans√£o da Tesla (TSLA34) na China: A Tesla (TSLA34) tem o objetivo de expandir sua f√°brica em Xangai em mar√ßo, com seu plano de mais que dobrar sua produ√ß√£o no pa√≠s. √Ä medida que a demanda por autom√≥veis cresce no pa√≠s e em outros mercados, a companhia pretende desenvolver uma f√°brica com capacidade de produzir at√© 2 milh√Ķes de carros por ano, sendo o principal centro de distribui√ß√£o da montadora. Dentro de seus planos, com a execu√ß√£o bem sucedida da constru√ß√£o e a disponibilidade de pe√ßas necess√°rias, a companhia pretende gerar cerca de 1 milh√£o de ve√≠culos ainda em 2022, ultrapassando os mais de 400 mil produzidos em todo o ano de 2021.

A montadora de carros el√©tricos afirmou que sua receita na China alcan√ßou o total de US$ 13,8 bilh√Ķes em 2021, mais que dobrando em rela√ß√£o ao ano anterior. Em adi√ß√£o, a Tesla tamb√©m busca ampliar a produ√ß√£o de pe√ßas em Xangai, demandando mais trabalhadores locais para suprir a demanda. Com o projeto de aumentar sua fabrica√ß√£o em cerca de 22 mil carros semanalmente nos pr√≥ximos meses, a gigante dos autom√≥veis busca se consolidar no pa√≠s e suprir a aquecida demanda. ¬†

Meta (FBOK34) cria mundo virtual por voz: O CEO Mark Zuckerberg da Meta Plataforms, antigo Facebook, trabalha em pesquisas de intelig√™ncia artificial com o objetivo de gerir a realidade virtual por meio de comandos de voz. A companhia, que j√° vem intensificando seus projetos de metaverso desde 2021, agora planeja melhorar a forma com que as pessoas se comunicam virtualmente com assistentes de voz e na tradu√ß√£o de idiomas. Zuckerberg acredita que o novo universo virtual ser√° uma nova realidade de trabalho e lazer, al√©m da internet m√≥vel. A companhia j√° havia anunciado em setembro sua inten√ß√£o de investir US$ 10 bilh√Ķes no desenvolvimento do metaverso e percebemos a tomada se suas medidas desde ent√£o.

O CEO realizou uma demonstra√ß√£o de conceito AI, onde ele apareceu como um avatar 3D em uma ilha e dava comandos por meio de sua fala, criando praias e adicionando nuvens no ambiente. Ele afirma que a tecnologia poder√° criar mundos diferenciados para explorar e compartilhar experi√™ncias com sua voz, al√©m de tamb√©m estar trabalhando em um tradutor de fala universal que gera tradu√ß√£o instant√Ęnea para todos os idiomas

AN√ĀLISE

Fonte: Goldman Sachs

Ap√≥s um recorde, 2022 deve continuar¬†apresentando atividade robusta em M&A: O gr√°fico acima, do Goldman Sachs, mostra que o ano de 2022 come√ßou com for√ßa em termos de fus√Ķes e aquisi√ß√Ķes, mantendo o forte ritmo de 2021. Mais de US$ 500 bilh√Ķes em neg√≥cios j√° foram anunciados na Am√©rica do Norte e na Europa. No ano passado houve mais de US$ 4,2tri em atividades de M&A estabelecendo um novo recorde para volumes gerais de transa√ß√Ķes. O setor de tecnologia representa 36% da atividade at√© agora neste ano, e outros 19% foram gerados pelo setor de Sa√ļde. Embora esse impulso na atividade geral de fus√Ķes e aquisi√ß√Ķes possa diminuir um pouco em 2022 devido a financiamentos menos favor√°veis e condi√ß√Ķes macro um pouco incertas, o banco espera que o cen√°rio permane√ßa movimentado, uma vez que boas oportunidades para as empresas possam surgir em meio a esse cen√°rio. Do lado estrat√©gico, o Goldman espera que as empresas continuem agressivas na busca de crescimento de longo prazo.

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