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🌎 RADAR GLOBAL: Boom do varejo digital

Tesla entra no S&P 500, presidente chinês cancela maior IPO da história, e compras online já representam 16% do varejo total.

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MACRO

Ontem, uma 2ª onda de notícias positivas com a vacina da Moderna levou o S&P 500 para nível recorde. Nesta manhã, mercados levemente negativos nos EUA (-0,4%) e Europa (-0,2%).

Coronavírus: Moderna anunciou que sua vacina obteve eficácia de 95%, de acordo com dados preliminares da fase 3 de testes.

Indicadores: EUA – Vendas do varejo às 10:30h e produção industrial às 11:15h.

EMPRESAS

Temporada de Resultados do 3T20 –Hoje: Walmart e NIO. Ontem:

Fonte: Bloomberg, XP Investimentos

Tesla no S&P 500: Ontem, o S&P anunciou que a partir de 21 de dezembro, a Tesla (+13% no aft. market) passará a integrar o índice de referência. Com um market cap de ~US$ 390 bilhões, a empresa será uma das 10 mais valiosas do S&P 500; a companhia que deixará o índice ainda não foi divulgada.

Ant Group: Segundo o WSJ, o IPO do Ant Group, que levantaria US$ 37 bilhões na maior operação da história, teria sido cancelado diretamente pelo presidente chinês Xi Jinping. Segundo o jornal, a decisão foi tomada após o controlador da empresa, Jack Ma, realizar duras críticas aos órgãos reguladores do país.

JD.com: No 3T, as receitas totalizaram US$ 26,4 bilhões, 2% acima do consenso e 30% acima de 2019, impulsionadas pelos segmentos de eletroeletrônicos (+23% a/a). A empresa adicionou 24 milhões de novos usuários no 3T (exp. 11 milhões), elevando o total de usuários para 442 milhões (+32% a/a). Prioridades estratégicas: a JD foca em três frentes – Supermercados (venda de bens de consumo e produtos frescos), logística e engajamento dos usuários. Apesar dos sólidos resultados, a falta de guidance para o 4T pesou na ação.

Baidu: O “Google chinês” reportou receitas de US$ 4,3 bilhões, 2% acima do esperado, e revisou o guidance de faturamento para o 4T em linha com o consenso. Ontem, a empresa também anunciou a aquisição da Jovyy, plataforma de streaming chinesa, por US$ 3,6 bi.

Walmart anunciou a venda de 85% de sua participação na varejista japonesa Seiyu, por ~US$ 1,4 bilhão, após quase 20 anos presente no país, dando continuidade a uma série de desinvestimentos da empresa em mercados de pouco crescimento. Em outubro, a rede vendeu sua subsidiária na Argentina e a participação na varejista britânica Asda.

O varejista agora foca no crescimento digital, e recentemente investiu mais US$ 1,2 bilhão na plataforma de e-commerce indiana Flipkart, dois anos depois da compra de 77% da empresa por US$ 16 bilhões.

Expansão regional: O PNC Financial anunciou a compra da operação americana do banco espanhol BBVA, por US$ 11,6 bilhões, tornando-se o 5º maior banco de varejo dos EUA, com mais de US$ 550 bilhões em ativos. A aquisição amplia a presença do PNC na região do Sun Belt, especialmente no estado do Texas. Especula-se que o BBVA utilize parte dos recursos levantados para adquirir seu concorrente, Sabadell, na Espanha.

ANÁLISES

Aceleração digital: Nos EUA, a pandemia acelerou a adoção do varejo digital. Segundo dados do departamento de comércio do país, no 2T, o e-commerce representou 16% das vendas totais do varejo, vs. 11% em 2019 e 4% há dez anos atrás.

E o crescimento deve continuar: Segundo pesquisa da McKinsey, para as festividades de final de ano, 50% dos entrevistados pretendem realizar mais compras online do que em 2019.

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