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🌎RADAR GLOBAL: Amazon Store

Lojas da Amazon, doações da Tencent e Facebook ESG

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MACRO

Mercados globais estendem suas perdas (EUA -0,4% e Europa -0,3%) enquanto investidores aguardam o simpósio de Jackson Hole na próxima semana, quando o Federal Reserve revelará mais detalhes sobre a redução de estímulos nos EUA. No Reino Unido, vendas no varejo decepcionaram (-2,5% em julho) e contribuíram para a pior semana do índice Euro Stoxx 600 desde fevereiro. Na China (-1,9%), receios com a variante delta e pressões regulatórias seguem exercendo pressão baixista no mercado e ações de tecnologia. As preocupações com a desaceleração do crescimento global fazem investidores buscarem ativos “porto seguro” como o título de 10 anos americano e o ouro (+0,2%).

Coronavírus: A diretora do CDC afirmou que a 3ª dose de reforço da vacina pode ser suficiente para oferecer proteção de longo prazo contra o vírus, sugerindo que doses recorrentes das vacinas da Pfizer ou Moderna não seriam necessárias. As autoridades de saúde ainda estão avaliando a necessidade de dose adicional para as vacinas da Johnson & Johnson.

EMPRESAS

Amazon Stores: A Amazon (AMZO34) anunciou a intenção de abrir diversas lojas de departamento físicas nos EUA com o intuito de potencializar suas vendas de roupas, artigos para casa e eletrônicos. A controversa movimentação da gigante varejista confirma seus planos para aumentar sua presença física após gerar grande disrupção no e-commerce global. De acordo com o Wall Street Journal, ainda não está definido o que a companhia irá oferecer de produtos, mas há expectativas de que as primeiras lojas serão abertas em Ohio e na Califórnia e contarão com cerca de 2,8 mil metros quadrados.

Nova Louis Vuitton? O movimento da empresa parece ser em direção ao mercado da moda, de acordo com fontes do jornal. A presença física poderá ajudar a Amazon a expandir suas vendas no mercado de roupas, especificamente as luxuosas, um território que a empresa ainda encontra dificuldades para circular. Por outro lado, em termos absolutos, a companhia parece ter relativo sucesso ao se tornar a maior varejista de roupas dos EUA ao ultrapassar o Walmart em 2021, vendendo US$ 41bi vs. US$ 33bi e, projeções do Wells Fargo apontam que suas receitas com vestuário poderão ultrapassar US$ 45bi em 2021.

Melhorando a imagem: A Tencent (dona do WeChat) está dobrando suas doações para programas de responsabilidade social, marcando um dos maiores esforços filantrópicos dos gigantes da internet da China. À medida que pressões regulatórias se intensificam, a empresa anunciou que irá doar no total US$ 15 bilhões a fim de atender fundos sociais focados no aumento da renda para a população de baixa-renda, melhoria da assistência médica, desenvolvimento econômico rural e subsídios para programas educacionais.

Prosperidade comum: A doação surge em um momento no qual o governo chinês pede o auxílio das empresas para “devolverem mais à sociedade“, conforme reunião e documento disponibilizado na última terça. Em uma teleconferência, a companhia enfatizou a sua contribuição para ajudar pequenas e médias empresas mas também alertou que espera ainda mais restrições do governo no que se refere a regulamentação sobre a indústria da internet. Além dela, nos últimos meses, outros bilionários da tecnologia chinesa, como a Meituan e Xiaomi também doaram partes consideráveis ​​de sua fortuna pessoal para causas sociais.

Facebook ESG: O Facebook (FBOK34) anuncia meta de sustentabilidade para restaurar mais água do que consome até 2030. A empresa consome água principalmente para resfriar os computadores que funcionam em seus data centers e pretende focar seus projetos em regiões onde utiliza recursos hídricos locais, tais como Irlanda, Cingapura, Índia, Reino Unido e México. Em 2020, a companhia retirou um volume de água equivalente a quase 1.500 piscinas olímpicas.

Crise mundial: Globalmente, os eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais comuns, desde incêndios florestais na Califórnia, até tempestades históricas e altas ondas de calor. Nesse contexto, as empresas de tecnologia estão se pocisionando: a Apple apoiou o plano de energia limpa proposto pelo governo Biden para eliminar os gases do efeito estufa das usinas de energia até 2035. O Snapchat anunciou sua estratégia climática para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e comprar de volta energia 100% renovável. Já a Amazon, em 2019, divulgou um “Compromisso Climático” para que 80% do uso de energia da empresa venha de fontes renováveis ​​até 2024.

ANÁLISES

Fonte: Goldman Sachs

Indicador do Buffet sugere supervalorização no mercado: A conhecida métrica criada pelo CEO da Berkshire Hathaway se encontra no patamar mais alto desde 1990. O indicador consiste na relação entre a capitalização de mercado total dividida pelo PIB americano, que atualmente se encontra em ~290%. Historicamente, um bom nível para o indicador do Buffet seria em torno de 82%-100% o que indicaria um mercado razoavelmente precificado, logo, o nível atual do mercado estaria muito esticado para o Oráculo de Omaha, o que pode justificar a escolha do gestor em possuir uma grande quantia alocada em caixa no momento (US$ 141bi). Por outro lado, métricas de lucro costumam ser um excelente indicativo para as valuations da bolsa, e o indicador lucros corporativos / PIB parece saudável no patamar de ~10% e em torno da média desde 2010.

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