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Ford aumenta investimento em elétricos – 🌎RADAR GLOBAL

Ford investirá US$ 50bi em EVs, Walmart expande em vestuário e GM anuncia meta de receita até 2030

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MACRO

Mercados globais amanhecem negativos (EUA -0,3% e Europa -0,6%) enquanto investidores seguem monitorando os desenvolvimentos do conflito entre Rússia e Ucrânia, além dos possíveis impactos do aumento nos preços das commodities na inflação global. Nesta quarta-feira, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que apoiará uma alta de 0,25% na taxa de juros americana já no próximo encontro do Comitê de Política Monetária e, não descartou a possibilidade de altas mais agressivas caso a inflação persista. Na China, o índice de Hang Seng (+0,6%) encerra em campo positivo com notícias de que o país considera flexibilizar sua política zero-Covid, que tem impactado negativamente a economia. Por fim, o petróleo (+2,1%) amanhece acima dos US$ 115/barril com a escalada das tensões em território ucraniano e a decisão da OPEP+ de manter o plano atual para o aumento de produção da commodity.

Coronavírus: A OMS afirmou nesta quarta-feira que o grande deslocamento de pessoas da Ucrânia para outros países, poderá potencializar o número de casos da Covid-19 na região. A Ucrânia registrou um aumento de 555% no volume de contaminações apenas neste ano e a evasão de pessoas do país poderá contribuir para a propagação da doença para outros territórios.

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EMPRESAS

Ford aumenta gastos com veículos elétricos: A Ford (FDMO34) anunciou nesta quarta-feira que aumentará os gastos com veículos elétricos para US$ 50bi, acima dos US$ 30bi anunciados anteriormente, até 2026. Além disso, a empresa administrará sua unidade de EV separadamente de seus negócios de motores de combustão, em um movimento destinado a alcançar a Tesla (TSLA34), atual líder do setor. A reorganização e o investimento adicional ocorrem no momento em que o CEO Jim Farley aposta agressivamente na estratégia de eletrificação da empresa. Farley disse que a Ford planeja construir mais de 2 milhões de veículos elétricos já em 2026, cerca de um terço de sua produção global anual e, até 2030 esta classe de veículos deverá representar 50% do volume total produzido.

As duas empresas, juntamente com a unidade de veículos comerciais Ford Pro, divulgarão resultados financeiros separados até 2023. A empresa também disse que espera cortar custos estruturais de até US$ 3bi em seus negócios de ICE, mas não disse se esse esforço envolveria a redução do número de funcionários. Farley também pontuou que a unidade de EV precisará gastar “bilhões” para garantir matérias-primas críticas para baterias à medida que o volume de EV aumenta. Vale lembrar que a companhia espera gastar US$ 5bi em veículos elétricos este ano, o dobro em relação a 2021.

General Motors (GMCO34) lançará dezenas de novos serviços: A General Motors (GMCO34) busca expandir sua receita além da produção de veículos, introduzindo dezenas de produtos digitais até 2026. O presidente da companhia, Steve Carlisle, afirmou que possui mais de 50 novos recursos para serem lançados em até 48 meses, incluindo tecnologias que permitem que o carro preveja quando precisará de manutenção. Os recursos serão disponibilizados através da plataforma de software Ultifi da GM.

De acordo com Carliste, serão considerados preços mais flexíveis para seus novos produtos, incluindo assinaturas digitais, anuais e vitalícias aos seus clientes. Cabe apontar que esse novo projeto da companhia faz parte do objetivo do CEO Mary Barra para dobrar sua receita anual para US$ 280 bilhões e se tornar líder no segmento de veículos elétricos nos EUA até 2030.

Walmart (WALM34) lança provador de roupas online: O Walmart criou um sistema de alta tecnologia que proporciona um provador de roupas através do site e do aplicativo da varejista. A ferramenta Choose My Model, é capaz de escolher um personagem com as mesmas características do cliente, como altura, tom de pele e forma, além de simular como a vestimenta fluiria no corpo do indivíduo. A vice-presidente executiva da companhia, Denise Incandela, afirma que o intuito da nova ferramenta é auxiliar os consumidores para que tenham maior confiança na hora da compra de vestuário online.

O Choose My Model é a primeira ferramenta lançada da Zeekit, startup adquirida pela companhia em 2021, buscando o avanço em meios tecnológicos para o Walmart. A varejista vem fazendo investidas ousadas no setor da moda, com o lançamento de marcas próprias pelo estilista Brandon Maxwell e a adição de marcas nacionais ao site. Todos estes movimentos fazem parte da estratégia da empresa para acelerar suas vendas online e fazer frente aos negócios da Amazon. O faturamento proveniente do e-commerce da empresa nos Estados Unidos cresceu 11% no último ano fiscal e 90% em dois anos.  

ANÁLISE

Fonte: Bloomberg

Diferença entre preços atuais e futuros de commodities atingem níveis acordes: O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que o prêmio pago à vista pelos membros do Bloomberg Commodity Index, que acompanha 23 contratos futuros de energia, metais e colheitas, vs. o valor de seu contrato futuro para entrega em 1 ano atingiu um recorde na última semana, sendo este o seu maior valor desde 2007. Essa diferença em que os preços à vista são mais altos do que os preços futuros é conhecida como backwardation, indicando escassez de oferta, uma vez que nos mercados de matérias-primas, os futuros costumam ser mais caros em vencimentos mais longos porque refletem o custo de manter estoques ao longo do tempo, bem como as expectativas de demanda futura.

Enquanto a reabertura das principais economias dos bloqueios desencadeou uma demanda reprimida por combustível de transporte e materiais usados ​​na fabricação, novos desenvolvimentos de mineração e petróleo paralisaram e o mau tempo prejudicou as colheitas. Para piorar a situação, a Europa passou por uma crise de energia sem precedentes neste inverno, e agora a invasão da Rússia na Ucrânia está obscurecendo as perspectivas de fornecimento de petróleo, gás e trigo das duas nações, que são grandes fornecedoras de commodities.

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