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Fatia de mercado da Tesla diminui nos EUA – 🌎 Radar Global

Novo foco em sublocações do Airbnb, Tesla perde fatia de mercado nos EUA e expansão dos serviços de nuvem da Amazon.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem positivas (EUA +0,2% e Europa +0,6%) enquanto investidores aguardam o discurso de Jerome Powell e a divulgação de dados econômicos. Nesta quarta-feira, o presidente do Federal Reserve se pronunciará sobre o estado da economia e o mercado de trabalho nos EUA, além de poder dar pistas sobre o rumo da política monetária no país. Ainda em solo americano, hoje teremos a divulgação do relatório de empregos JOLTS, PIB do 3T e Livro Bege do Fed. Na Europa, a prévia da inflação da Zona do Euro recuou para 10% no acumulado anual, surpreendendo positivamente as estimativas de 10,6% a.a. do consenso. Na China, o índice de Hang Seng (+2,2%) sustenta seu momento de alta, com apostas em novos estímulos à medida que o PMI composto contraiu para 47,1 pontos vs. 49,0 pontos no mês anterior. Os esforços do governo para estimular a vacinação dos idosos também colaboram com o otimismo recente do mercado.

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EMPRESAS

Tesla segue dominante, mas sua fatia de mercado nos EUA diminui

A Tesla ainda é a marca de veículos elétricos mais vendida nos EUA, mas seu domínio está diminuindo à medida que os rivais oferecem um número crescente de modelos mais acessíveis, segundo relatório divulgado na terça-feira pela S&P Global Mobility. Dados da empresa apontam que a fatia de mercado da Tesla em novos veículos elétricos registrados nos EUA ficou em 65% até o terceiro trimestre de 2022, abaixo dos 71% no ano passado e 79% em 2020. A S&P prevê que a participação no mercado de EVs da Tesla cairá para menos de 20% até 2025, com o número de modelos EV crescendo de 48 hoje para 159 até então.

O relatório informou que a Tesla está lentamente perdendo seu domínio no mercado de veículos elétricos dos EUA para modelos totalmente elétricos que agora estão disponíveis em faixas de preço abaixo de US$ 50.000, onde a Tesla ainda não possui preços competitivos. O Modelo 3 básico da Tesla custa cerca de US$ 48.200, mas os veículos normalmente são vendidos por preços mais altos com opções.

E estas informações parecem estar mapeadas pela Tesla, que já toma iniciativas para recuperar sua participação no mercado. Os novos dados sucedem um relatório da Reuters, na segunda-feira, de que a Tesla está desenvolvendo uma versão renovada de seu Modelo 3 básico, com o objetivo de cortar custos de produção, reduzir o número de componentes e a complexidade no interior. Durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da empresa em outubro, Musk disse que a Tesla estava finalmente trabalhando em um modelo novo e mais acessível que ele havia apresentado pela primeira vez em 2020. De toda forma, com o aumento da competição, a Tesla deverá ter dificuldades para sustentar uma participação tão alta na indústria de EVs.

Airbnb visa expandir receita com sublocação de imóveis

O Airbnb está lançando um serviço de listagem de apartamentos para aluguel com alguns dos maiores proprietários e administradores de imóveis do país. O movimento é uma tentativa de expandir seus negócios em prédios residenciais onde os proprietários geralmente evitam aluguéis de curto prazo. O novo serviço contará com mais de 175 edifícios administrados pela Equity Residential, Greystar Real Estate Partners e 10 outras empresas, informou o Airbnb nesta quarta-feira.

O site funcionará como uma plataforma de listagem de apartamentos para aluguel, semelhante ao Zillow ou Apartments.com, mas incluirá apenas unidades em que sublocações de curto prazo são permitidas. Os inquilinos que assinam um contrato de aluguel podem sublocar suas unidades por um número fixo de dias por ano, dependendo do proprietário do prédio, mas não mais que 180 dias.

Adicionar mais apartamentos para alugar à sua plataforma abrirá um mercado amplamente inexplorado. Cerca de um terço das famílias norte-americanas alugam suas casas, mas os apartamentos em prédios de aluguel representaram apenas cerca de 14% dos anúncios do Airbnb em outubro, de acordo com a AirDNA, uma empresa de pesquisa de mercado. Essa participação vem diminuindo. O número de anúncios do Airbnb em prédios de apartamentos para aluguel caiu 4,9% em outubro em comparação com 2019, enquanto o número geral de anúncios aumentou 22,9% durante esse período, de acordo com a AirDNA.

Unidade de nuvem da Amazon planeja contratar funcionários em 2023 e construir data centers

De acordo com a Bloomberg, a AWS, unidade de nuvem da Amazon planeja contratar funcionários no próximo ano e continuar construindo novos data centers, um sinal de que o congelamento de contratações em outras partes da empresa não atrapalhou os planos de investimento para seu segmento de negócio mais lucrativo. As vendas na unidade de nuvem da Amazon, totalizaram US$ 20,5 bilhões durante o terceiro trimestre, um aumento de 27% ano contra ano. Essa taxa, no entanto, é o crescimento ano a ano mais lento desde que a empresa começou a reportar o desempenho da divisão em 2014.

No início deste mês, a Amazon anunciou um congelamento de contratações no segmento corporativo, interrompendo o recrutamento em muitas áreas. A empresa também planeja cortar cerca de 10.000 postos de trabalho. Contudo, Mas Matt Garman, vice-presidente sênior que supervisiona as equipes de vendas e marketing da Amazon Web Services, espera que sua organização e os negócios da AWS, em geral, adicionem funcionários em 2023.

Tempo de espera do Iphone Pro dispara devido a lockdowns na China

Fonte: Bloomberg

O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que os modelos do iPhone 14 Pro da Apple estão demorando mais para serem entregues, já que a principal fábrica de montagem da empresa em Zhengzhou, na China, passa por bloqueios da Covid-19 e protestos dos trabalhadores. Os clientes que compram os dispositivos mais premium da Apple nos Estados Unidos este ano podem esperar até 37 dias, de acordo com a Counterpoint Research, que monitora os prazos de entrega todos os anos. O período é bem mais extenso do que o tempo de espera pelo antecessor da família iPhone 13 Pro e mais longo do que o lançamento inicial da geração atual.

A instalação de Zhengzhou, operada pelo Foxconn, responde pela maior parte do fornecimento mundial de iPhone Pro e passou por uma série de interrupções após um surto de Covid em outubro. Com este cenário, a Apple agora pode ter uma escassez significativa de iPhones, e terá que reduzir as entregas de pelo menos 5% das unidades no trimestre e potencialmente até 10%, dependendo das próximas semanas na China.

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