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Expans√£o da Tesla na China – ūüĆéRADAR GLOBAL

Tesla bate recorde na China, ex-executivo da Microsoft opina sobre Windows e Office e entrada da GM no segmento de veículos usados.

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MACRO

Mercados globais amanhecem levemente positivos (EUA 0% e Europa +0,5%) enquanto investidores aguardam os dados da infla√ß√£o ao consumidor nos EUA. Proje√ß√Ķes apontam para um aumento de 0,4% nos dados de dezembro e 7,0% na compara√ß√£o anual, sendo este o seu valor mais alto desde 1982, segundo o Dow Jones. Na China, ambos os √≠ndices CSI 300 (+1,0%) e Hang Seng (+2,8) encerram em alta com otimismo tamb√©m em rela√ß√£o aos dados de infla√ß√£o, que por sua vez vieram abaixo do consenso (1,5% vs. 1,8%) da infla√ß√£o ao consumidor e (10,3% vs. 11,2%) da infla√ß√£o ao produtor, o que abre espa√ßo para uma pol√≠tica monet√°ria mais acomodativa, reduzindo as preocupa√ß√Ķes dos investidores com uma poss√≠vel desacelera√ß√£o na economia do pa√≠s.

Coronav√≠rus: Estudo da Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde prev√™ que mais de 50% da popula√ß√£o da Europa ser√° infectada pela variante √Ēmicron nas pr√≥ximas seis ou oito semanas. O Dr. Hans Klude, diretor regional da OMS, afirmou que apenas a parte ocidental da Europa registrou mais de 7 milh√Ķes de novos casos na primeira semana de 2022, dobrando o seu volume de casos vs. a semana anterior.

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EMPRESAS

grayscale photography of Grand tourer parking near road

Expans√£o da Tesla na China:  A Tesla (TSLA34) vendeu cerca de 71 mil ve√≠culos el√©tricos fabricados na China no m√™s de dezembro, sendo este valor tr√™s vezes superior ao volume do mesmo per√≠odo em 2020 e 34% superior as vendas de novembro. Em termos anuais, a montadora atingiu a marca de 470 mil carros produzidos e vendidos no pa√≠s, representando metade dos 936 mil que a produ√ß√£o dos Estados Unidos entregou globalmente em 2021. As vendas no mercado chin√™s, que iniciaram em 2019, j√° representam 50% do total norte americano, desempenhando um papel de relev√Ęncia frente ao seu maior mercado. Vale ressaltar que a China √© o segundo maior mercado consumidor de ve√≠culos h√≠bridos/el√©tricos, com 1,33 milh√Ķes de unidades vendidas apenas no primeiro semestre de 2021, logo, o crescimento da Tesla no pa√≠s torna-se fundamental para o seu desenvolvimento futuro.

Ainda sobre a Tesla, a populariza√ß√£o dos seus ve√≠culos el√©tricos levou a companhia a assinar seu primeiro acordo para o fornecimento de n√≠quel, com a Tamarack da Talon Metals. O aumento da demanda por n√≠vel na pr√≥xima d√©cada √© referente a alta comercializa√ß√£o dos EVs, uma vez que a mat√©ria prima possui maior capacidade de armazenando, fornecendo maior alcance para o ve√≠culo. A montadora pretende comprar 75.000 toneladas de concentrado de n√≠quel ao logo de seis anos, com o planejamento de dar suporte ao crescimento de sua produ√ß√£o de autom√≥veis.

Microsoft deve vender Office e Windows para impulsionar segmento de nuvem, diz ex-executivo: Ben Slivka, ex-executivo da Microsoft, disse em entrevista √† CNBC que a empresa de tecnologia deveria se desfazer das suas franquias Windows e Office para impulsionar seu crescente neg√≥cio de computa√ß√£o em nuvem. O Azure, produto de nuvem da gigante de tecnologia, apresenta um alto crescimento nos √ļltimos anos e at√© o terceiro trimestre de 2021, de acordo com o Statista, possu√≠a um market share de 19%, atr√°s apenas do Amazon Web Services (AWS), l√≠der do mercado com 32%. O r√°pido desenvolvimento do segmento de nuvem estimulou o interesse renovado dos investidores na empresa de tecnologia, d√©cadas ap√≥s seu dom√≠nio em sistemas operacionais e software de produtividade. As a√ß√Ķes da Microsoft subiram 51% em 2021, em compara√ß√£o com cerca de 27% para o √≠ndice S&P 500.

Slivka, disse que n√£o gostaria que conflitos internos atrapalhassem o crescimento cont√≠nuo do Azure. Ele citou o hist√≥rico de falhas da Microsoft na compra da Nokia, que resultou em uma participa√ß√£o no mercado de smartphones abaixo de 1% para a empresa. O banco Wells Fargo, tamb√©m possui uma vis√£o otimista para o Azure, e estima que o segmento de nuvem da companhia vai desbancar a AWS em participa√ß√£o de mercado em 2028, atribuindo um valor de mercado de US$ 3 trilh√Ķes para toda a empresa no final de 2023. Contudo, a casa n√£o v√™ a Microsoft deixando de lado o Windows e o Office t√£o cedo assim, pois isso causaria grandes implica√ß√Ķes no quadro financeiro da empresa. Mais de um ter√ßo da receita do terceiro trimestre foi derivada de produtos Office, seus servi√ßos em nuvem (excluindo Azure) e o Windows.

General Motors (GMCO34) visa marketplace de carros usados: A General Motors (GMCO34) pretende fazer parte do mercado de ve√≠culo usados, em uma linha online denominada CarBravo, com o intuito de capturar parte dos lucros com as revendas de ve√≠culos nos EUA. A nova plataforma online da montadora ser√° lan√ßada aos consumidores ainda nesta primavera, j√° possuindo cerca de 400 mil carros usados no estoque. O mercado de usados nos EUA realiza cerca de 40 milh√Ķes de vendas anualmente e ser√° uma nova fonte de renda para a companhia, desafiando outras varejistas j√° existentes no setor, como a Carmax (K1MX34) e a Carvana que j√° est√£o lucrando com a venda de ve√≠culos usados.

O maior concorrentes da General Motors, Carvana, j√° possui um valor de mercado de US$ 34 bilh√Ķes, oferecendo uma plataforma online aos seus consumidores que possibilita uma ampla variedade de carros e a op√ß√£o de receber a compra em casa. Embora a rival j√° esteja consolidada no mercado, o chefe de opera√ß√Ķes norte americanas da GM, Steve Carlisle, afirma que a CarBravo poderia vender mais que a Carvava devido ao fornecimento de ve√≠culos que a montadora e seus revendedores controlam. Dessa forma, os carros seriam majoritariamente destinados a nova plataforma online, atraindo os consumidores do mercado. 

AN√ĀLISE

Fonte: Goldman Sachs

Aumento das taxas de juros causam rota√ß√£o no mercado de a√ß√Ķes: O gr√°fico acima, do Goldman Sachs, mostra que os sinais do Federal Reserve de um aumento mais r√°pido das taxas de juros nos Estados Unidos est√° causando um ‚Äúequity rotation‚ÄĚ, movimento em que os investidores est√£o trocando a√ß√Ķes de crescimento (growth), para valor (value), ou seja,  pap√©is de empresas com bons fundamentos que est√£o sendo negociadas abaixo do seu valor justo. O √≠ndice Russell 1000 Value/Growth, captura a performance das a√ß√Ķes de valor vs. as a√ß√Ķes de crescimento, uma vez que sua composi√ß√£o consiste em 50% do √≠ndice vendido em a√ß√Ķes de crescimento e 150% comprado em a√ß√Ķes de valor. Logo, como apresentado no gr√°fico, h√° uma alta correla√ß√£o entre este √≠ndice, composto por a√ß√Ķes de valor, e as taxas de juros de 10 anos americanas ao in√≠cio de 2022. Com a sinaliza√ß√£o do banco central americano, estas taxas dispararam e as a√ß√Ķes de valor acompanharam a alta.

No mercado de a√ß√Ķes, o setor de tecnologia e, particularmente as a√ß√Ķes de alto crescimento, ficaram especialmente vulner√°veis ‚Äč‚Äčao movimento dos juros, uma vez que a maior parte do valor dessas empresas est√° na perpetuidade. Dados do Goldman Sachs, apontam que alguns dos nomes de alto crescimento contaram com uma corre√ß√£o superior a 10% nas primeiras sess√Ķes do ano novo e agora s√£o negociados em m√ļltiplos de valuation pr√©-pandemia. Al√©m disso, um estudo conduzido pelo banco mostrou que a diferen√ßa entre as exposi√ß√Ķes dos fundos multimercado a a√ß√Ķes de crescimento vs. valor caiu drasticamente nos √ļltimos dias para cerca de 3,5%, o que n√£o foi visto nos √ļltimos 5 anos, indicando o movimento do investidor institucional para esse tipo de ativo.

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