XP Expert

Expansão da Tesla na China – 🌎RADAR GLOBAL

Tesla bate recorde na China, ex-executivo da Microsoft opina sobre Windows e Office e entrada da GM no segmento de veículos usados.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

MACRO

Mercados globais amanhecem levemente positivos (EUA 0% e Europa +0,5%) enquanto investidores aguardam os dados da inflação ao consumidor nos EUA. Projeções apontam para um aumento de 0,4% nos dados de dezembro e 7,0% na comparação anual, sendo este o seu valor mais alto desde 1982, segundo o Dow Jones. Na China, ambos os índices CSI 300 (+1,0%) e Hang Seng (+2,8) encerram em alta com otimismo também em relação aos dados de inflação, que por sua vez vieram abaixo do consenso (1,5% vs. 1,8%) da inflação ao consumidor e (10,3% vs. 11,2%) da inflação ao produtor, o que abre espaço para uma política monetária mais acomodativa, reduzindo as preocupações dos investidores com uma possível desaceleração na economia do país.

Coronavírus: Estudo da Organização Mundial da Saúde prevê que mais de 50% da população da Europa será infectada pela variante Ômicron nas próximas seis ou oito semanas. O Dr. Hans Klude, diretor regional da OMS, afirmou que apenas a parte ocidental da Europa registrou mais de 7 milhões de novos casos na primeira semana de 2022, dobrando o seu volume de casos vs. a semana anterior.

Inscreva-se aqui para receber o nosso conteúdo diário.

EMPRESAS

grayscale photography of Grand tourer parking near road

Expansão da Tesla na China:  A Tesla (TSLA34) vendeu cerca de 71 mil veículos elétricos fabricados na China no mês de dezembro, sendo este valor três vezes superior ao volume do mesmo período em 2020 e 34% superior as vendas de novembro. Em termos anuais, a montadora atingiu a marca de 470 mil carros produzidos e vendidos no país, representando metade dos 936 mil que a produção dos Estados Unidos entregou globalmente em 2021. As vendas no mercado chinês, que iniciaram em 2019, já representam 50% do total norte americano, desempenhando um papel de relevância frente ao seu maior mercado. Vale ressaltar que a China é o segundo maior mercado consumidor de veículos híbridos/elétricos, com 1,33 milhões de unidades vendidas apenas no primeiro semestre de 2021, logo, o crescimento da Tesla no país torna-se fundamental para o seu desenvolvimento futuro.

Ainda sobre a Tesla, a popularização dos seus veículos elétricos levou a companhia a assinar seu primeiro acordo para o fornecimento de níquel, com a Tamarack da Talon Metals. O aumento da demanda por nível na próxima década é referente a alta comercialização dos EVs, uma vez que a matéria prima possui maior capacidade de armazenando, fornecendo maior alcance para o veículo. A montadora pretende comprar 75.000 toneladas de concentrado de níquel ao logo de seis anos, com o planejamento de dar suporte ao crescimento de sua produção de automóveis.

Microsoft deve vender Office e Windows para impulsionar segmento de nuvem, diz ex-executivo: Ben Slivka, ex-executivo da Microsoft, disse em entrevista à CNBC que a empresa de tecnologia deveria se desfazer das suas franquias Windows e Office para impulsionar seu crescente negócio de computação em nuvem. O Azure, produto de nuvem da gigante de tecnologia, apresenta um alto crescimento nos últimos anos e até o terceiro trimestre de 2021, de acordo com o Statista, possuía um market share de 19%, atrás apenas do Amazon Web Services (AWS), líder do mercado com 32%. O rápido desenvolvimento do segmento de nuvem estimulou o interesse renovado dos investidores na empresa de tecnologia, décadas após seu domínio em sistemas operacionais e software de produtividade. As ações da Microsoft subiram 51% em 2021, em comparação com cerca de 27% para o índice S&P 500.

Slivka, disse que não gostaria que conflitos internos atrapalhassem o crescimento contínuo do Azure. Ele citou o histórico de falhas da Microsoft na compra da Nokia, que resultou em uma participação no mercado de smartphones abaixo de 1% para a empresa. O banco Wells Fargo, também possui uma visão otimista para o Azure, e estima que o segmento de nuvem da companhia vai desbancar a AWS em participação de mercado em 2028, atribuindo um valor de mercado de US$ 3 trilhões para toda a empresa no final de 2023. Contudo, a casa não vê a Microsoft deixando de lado o Windows e o Office tão cedo assim, pois isso causaria grandes implicações no quadro financeiro da empresa. Mais de um terço da receita do terceiro trimestre foi derivada de produtos Office, seus serviços em nuvem (excluindo Azure) e o Windows.

General Motors (GMCO34) visa marketplace de carros usados: A General Motors (GMCO34) pretende fazer parte do mercado de veículo usados, em uma linha online denominada CarBravo, com o intuito de capturar parte dos lucros com as revendas de veículos nos EUA. A nova plataforma online da montadora será lançada aos consumidores ainda nesta primavera, já possuindo cerca de 400 mil carros usados no estoque. O mercado de usados nos EUA realiza cerca de 40 milhões de vendas anualmente e será uma nova fonte de renda para a companhia, desafiando outras varejistas já existentes no setor, como a Carmax (K1MX34) e a Carvana que já estão lucrando com a venda de veículos usados.

O maior concorrentes da General Motors, Carvana, já possui um valor de mercado de US$ 34 bilhões, oferecendo uma plataforma online aos seus consumidores que possibilita uma ampla variedade de carros e a opção de receber a compra em casa. Embora a rival já esteja consolidada no mercado, o chefe de operações norte americanas da GM, Steve Carlisle, afirma que a CarBravo poderia vender mais que a Carvava devido ao fornecimento de veículos que a montadora e seus revendedores controlam. Dessa forma, os carros seriam majoritariamente destinados a nova plataforma online, atraindo os consumidores do mercado. 

ANÁLISE

Fonte: Goldman Sachs

Aumento das taxas de juros causam rotação no mercado de ações: O gráfico acima, do Goldman Sachs, mostra que os sinais do Federal Reserve de um aumento mais rápido das taxas de juros nos Estados Unidos está causando um “equity rotation”, movimento em que os investidores estão trocando ações de crescimento (growth), para valor (value), ou seja,  papéis de empresas com bons fundamentos que estão sendo negociadas abaixo do seu valor justo. O índice Russell 1000 Value/Growth, captura a performance das ações de valor vs. as ações de crescimento, uma vez que sua composição consiste em 50% do índice vendido em ações de crescimento e 150% comprado em ações de valor. Logo, como apresentado no gráfico, há uma alta correlação entre este índice, composto por ações de valor, e as taxas de juros de 10 anos americanas ao início de 2022. Com a sinalização do banco central americano, estas taxas dispararam e as ações de valor acompanharam a alta.

No mercado de ações, o setor de tecnologia e, particularmente as ações de alto crescimento, ficaram especialmente vulneráveis ​​ao movimento dos juros, uma vez que a maior parte do valor dessas empresas está na perpetuidade. Dados do Goldman Sachs, apontam que alguns dos nomes de alto crescimento contaram com uma correção superior a 10% nas primeiras sessões do ano novo e agora são negociados em múltiplos de valuation pré-pandemia. Além disso, um estudo conduzido pelo banco mostrou que a diferença entre as exposições dos fundos multimercado a ações de crescimento vs. valor caiu drasticamente nos últimos dias para cerca de 3,5%, o que não foi visto nos últimos 5 anos, indicando o movimento do investidor institucional para esse tipo de ativo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nosso link de cadastro e nos avalie abaixo:

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.