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Costco (NASDAQ: COST, BDR: COWC34)- 🌎BDRs fora do radar

Conheça a Cotsco, famosa varejista americana que oferece preços bem abaixo das competidoras.

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Fundada em 1983, em Seattle, a Costco é a maior operadora de atacado dos Estados Unidos e atende atualmente a mais de 110 milhões de clientes com mais de 800 lojas. A empresa possui uma rede internacional de armazéns voltadas para seus membros, principalmente sob o nome "Costco Wholesale". Esses armazéns oferecem vários produtos, como mantimentos, alimentos, eletrodomésticos, vestuário, móveis, entre outros. A ideia da companhia é oferecer preços competitivos em comparação com outros atacadistas e varejistas. Além disso, a Costco também possui e opera vários postos de gasolina de autoatendimento nos EUA, Canadá, Austrália, China, Japão, Espanha e Reino Unido.

A sede da Costco está atualmente em Issaquah, Washington, EUA, e suas ações são negociadas na bolsa americana, na Nasdaq, pelo ticker COST. Já no Brasil, as ações da empresa são negociadas através de BDRs, com o código COWC34.

Como a Costco ganha dinheiro?

A Costco visa oferecer preços mais baixos do que os concorrentes comprando mercadorias diretamente dos fabricantes, limitando o horário de funcionamento das lojas e minimizando a mão de obra, e armazenando mercadorias em grandes prateleiras acima de um amplo armazém de autoatendimento.

Contudo, o principal driver dos lucros da Costco não é a venda de produtos. Na realidade, a companhia cobra de seus membros uma taxa anual (membership fees) que permitem os clientes fazerem compras em suas lojas. Essa taxa tem custos baixíssimos e são quase 100% repassadas como lucros para a empresa.

Enquanto outros varejistas precisam se preocupar com o fato de que um declínio nas vendas nas lojas pode levar a uma queda significativa no lucro e na receita, para a Costco o cenário é um pouco diferente. Seus lucros se baseiam em persuadir as pessoas a desembolsar US$ 60/ano para serem membros chamados "Gold Star" ou até US$ 120 para um status mais premium, chamado Executivo. Os membros dessa classe de assinatura ganham uma espécie de cashback de 2% em compras (geralmente com um máximo de $ 1.000 por ano), que pode ser resgatado apenas nos armazéns Costco. Este programa também oferece (exceto no México e na Coreia) acesso a benefícios adicionais como seguro para casa e veículos, além de de impressão de cheques.

E o sucesso da Costco vem da lealdade dos clientes em relação à companhia. De acordo com dados fornecidos pela companhia, a taxa de renovação de membros foi de 91% nos EUA e Canadá e 89% em todo o mundo no final de 2021.

Fonte: Bloomberg, RI da companhia, XP Research.

Conheça a Kirkland

Kirkland é a marca própria da Costco, usada para uma variedade de produtos vendidos nos armazéns e no site da Costco. A empresa introduziu Kirkland em 1995, baseando o nome da localização da então sede corporativa da companhia, Kirkland, Washington. Em 2021, a marca arrecadou cerca de US$ 59 bilhões em receitas, representando cerca de 30% das vendas totais da companhia. Além disso, alguns produtos da marca são fabricadas por outras grandes empresas conhecidas pelo mercado. Por exemplo, a água engarrafada da marca Kirkland é produzida pela engarrafadora de Niagara Bottling, enquanto parte do café é feito pelo Starbucks.

Essas parcerias reforçam a ideia de que a marca pode oferecer qualidade para os produtos com preços menores. Para neutralizar o problema de confiança do consumidor, a Kirkland Signature ocasionalmente realiza um co-branding. De acordo com a Costco, embora os consumidores possam ter menos confiança de um nome menos conhecido, eles são menos propensos a duvidar das marcas com as quais estão familiarizados e confiam.

Gasto "zero" com publicidade

A maioria dos varejistas costuma gastar uma boa quantidade de dinheiro com marketing e publicidade, com o objetivo de atrair clientes para suas lojas. Em 2021, a Target gastou cerca de 2% de sua receita em marketing, enquanto o Walmart desembolsou uma quantia de cerca de US$ 3,2 bilhões em publicidade - equivalente a 0,6% da receita da companhia.

Por outro lado, a Costco praticamente não possui esse gasto, não tendo um orçamento com publicidade. As razões para isso são simples: com o serviço de membership, que é de onde vem grande parte do lucro da empresa, os produtos são vendidos a preços muito mais baixos. Através disso, a associação oferece um grande valor para aqueles que compram regularmente na Costco, e os varejistas tradicionais simplesmente não conseguem igualar a empresa em termos de preço.

Além disso, levar os membros existentes à loja com mais frequência por meio do marketing não ajudaria muito os resultados financeiros da empresa, já que as taxas de associação são o verdadeiro impulsionador dos lucros.

Baixo número de funcionários

O Walmart emprega cerca de 2,2 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que 1,7 milhão delas estão empregadas nos Estados Unidos, em dezembro de 2021. As coisas são um pouco diferentes na Costco, que emprega cerca de 288.000 pessoas em todo o mundo, em dezembro de 2021.

Como a proposta da empresa é manter os preços de suas mercadorias baixas, o controle de custos é de extrema importância. Com isso, o número de funcionários nos armazéns da companhia também costumam ser menores. Parte disso se deve ao modelo de negócios da Costco, já que suas lojas exigem muito menos funcionários do que a típica loja grande. Diante desse cenário, o funcionário médio da Costco gera quase o triplo da receita produzida pelo funcionário médio do Walmart e da Target.

Os salários variam de acordo com a função de cada funcionário e a maioria dos trabalhadores é coberta pelo plano de benefícios da empresa, que inclui um seguro saúde, odontológico e plano de medicamentos. O salário mínimo inicial para um funcionário da Costco é de US$ 17 por hora, segundo dados de outubro de 2021. A empresa é conhecida por pagar US$ 25 por hora para determinados cargos em seus locais de varejo.

Fonte: Bloomberg, RI da companhia, XP Research.

Expansão do e-commerce

Com a pandemia, as vendas online passaram a ser um importante driver de crescimento para muitas empresas de varejo, com a Costco o cenário não foi diferente. O foco da empresa foi no modelo pickup, em que os usuários podem realizar suas compras online e então irem em algum dos armazéns da companhia para retirarem seus produtos.

Atualmente, 112 armazéns da Costco possuem esse tipo de benefício, de acordo com o CFO Richard Galanti. A intenção da empresa é realizar uma expansão, para cerca de 200 lojas, embora Galanti não tenha fornecido uma meta exata.

A Costco também aproveitará seu impulso de e-commerce com a expansão do Costco Next, uma seleção com curadoria de itens de oferta limitada que os compradores podem comprar diretamente dos “fornecedores mais confiáveis” do varejista. O mercado é organizado por fornecedor para permitir que os compradores escolham as marcas específicas que lhes interessam, embora os compradores ainda possam optar por comprar por categoria de produto, se preferirem.

O que pode beneficiar a Costco

  • Penetração do e-commerce;
  • Preços competitivos em um cenário que a alta da inflação pesa sobre a escolha do consumidor, que tem buscado alternativas mais acessíveis;
  • Posição dominante no varejo.

Os riscos que podem impactar a Costco

  • Problemas na cadeia de suprimentos;
  • Escassez de mão de obra;
  • Aumento de custos e despesas.

O que os analistas de mercado pensam da Costco?

Como apresentado, a Costco é um dos grandes nomes de varejo e figura entre as líderes nos segmentos que atua. Investidores que planejam investir na ação precisam se preparar quanto à possível volatilidade e riscos. Abaixo seguem as recomendações dos analistas de mercado para o ativo:

Fonte: Bloomberg, XP Research. Recomendações e preço-alvo de acordo com estimativas do consenso do Bloomberg. Dados de 05/09/2022



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