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Alibaba e JD.com reportam resultados – 🌎RADAR GLOBAL

Bill Gates investe em nuclear, Alibaba e JD.com reportam e parceria Amazon + Starbucks

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem sem movimentos expressivos (EUA -0,1% e Europa -0,1%) após o S&P 500 encerrar o pregão de ontem em máxima histórica pela 66ª vez neste ano, impulsionado pelos bons resultados das empresas varejistas na semana. No continente europeu, temores com a nova onda de casos de COVID-19 escalam ao passo que países anunciam novas medidas restritivas e até mesmo novos lockdowns. Na China, o índice Hang Seng (-1,1%) encerra em baixa, impactado pelo fraco desempenho das empresas de tecnologia neste trimestre, que por sua vez sinalizam problemas com a desaceleração no crescimento e impactos regulatórios no país. Enquanto isso, o índice chinês CSI 300, constituído por empresas locais, subiu +1,1% no período. O Bitcoin (-1,3%) continua sua sequência de perdas em consequência da nova emenda americana, anunciada nesta quinta-feira, que expande o conceito de corretoras de criptomoedas para fins de taxação. A nova provisão poderá levantar US$ 30bi em receitas com impostos na próxima década.

Coronavírus: A Alemanha anunciou nesta quinta-feira um conjunto de medidas restritivas para conter a 4ª onda da pandemia no país. O pacote inclui a necessidade de estar vacinado, ter testado negativo, ou ter se recuperado da doença para ir ao escritório ou usar o transporte público em todo o seu território. O anúncio ocorreu após a Alemanha registrar mais de 65 mil casos nesta terça-feira, estabelecendo um novo recorde desde o começo da crise.

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EMPRESAS

Alibaba desacelera e desaponta nos resultados: O Alibaba (BABA34) reportou nesta quinta-feira de manhã seus números do 3º trimestre e os resultados ficaram abaixo das expectativas do mercado. A gigante chinesa teve uma receita de 200bi yuans, o que equivale a cerca de US$ 31,4bi vs. uma expectativa de US$ 32,1bi, além disso o lucro por ação foi de 11,2 yuans , aquém dos 11,95 yuans do consenso. O lucro líquido foi de 5,37bi yuans (US$ 833mi), o que corresponde a uma queda de -81% quando se compara com o lucro obtido no mesmo período do ano passado. O resultado negativo ocorreu principalmente por conta do consumo desacelerado dentro do país, crise de fornecimento e repressões regulatórias do governo chinês.

A economia chinesa desacelerou no último trimestre e acabou atingindo o e-commerce, principal frente de negócio do Alibaba que representa cerca de 85% de sua receita. A empresa também sofreu com os movimentos regulatórios do governo chinês que atingiu a indústria de tecnologia e viu uma série de novas regulamentações com foco no antitruste e proteção de dados. A companhia chegou a ser multada em US$ 2,8 bilhões em abril deste ano por conta de uma investigação antimonopólio, além disso a empresa afirmou que a queda no lucro se deve às perdas decorrentes de mudanças em seus investimentos em ações em empresas de capital aberto. De olho no futuro, Daniel Zhang, atual CFO, afirmou que a empresa continuaria a investir em áreas que impulsionam o crescimento, como negócios internacionais e computação em nuvem, que avançou +33% a/a, seguindo os passos da Amazon (AMZO34). Em termos de projeções, o Alibaba revisou para 20% a 23% suas expectativas de expansão de faturamento em 2021; o consenso esperava 27%.

JD.com reporta receita e lucro acima do esperado no trimestre: A empresa chinesa de e-commerce JD.com divulgou nesta quinta-feira receita e lucro acima das estimativas de mercado. A empresa reportou uma receita de 218bi de yuans (US$ 34,3 bilhões), acima das estimativas do mercado que era da 216bi yuans (US$ 33,8 bilhões de dólares), o lucro por ação foi de 3,16 yuans, bem acima dos 1,98 do consenso.

As vendas no segmento de varejo online, aumentaram +22,9% no trimestre que foi encerrado em 30 de setembro. Contudo, mesmo com a empresa de e-commerce divulgando resultados trimestrais que superaram as expectativas do mercado a companhia alertou que a desaceleração do consumo em meio a maiores custos de insumos poderia prejudicar seu crescimento nos próximos trimestres do ano fiscal.

Empresa de energia nuclear de Bill Gates escolhe local para seu primeiro reator: TerraPower, uma startup co-fundada por Bill Gates para revolucionar projetos de reatores nucleares, escolheu Kemmerer, Wyoming, como o local para seu primeiro reator de demonstração. O objetivo é construir a usina na cidade, que hoje é produtora de energia via carvão, até 2028. O anúncio foi feito nesta quinta-feira e o local exato é o mesmo em que funciona a Usina Naughton, movida à carvão que será fechada definitivamente.

A startup conseguiu auxílio de US$ 2bi proveniente do Departamento de Energia dos Estados Unidos, contudo, esse valor pode aumentar nos próximos anos, além disso a empresa também proporcionará novos empregos de energia limpa para uma região dominada pela indústria de carvão e gás. A planta da Kemmerer será a primeira a usar um projeto nuclear avançado chamado Natrium, desenvolvido pela TerraPower com a GE, esse tipo de tecnologia pode reduzir o risco de uma explosão no reator.

Amazon e Starbucks inauguram sua primeira loja em parceria: O Starbucks (SBUB34) inaugurou nesta quinta-feira em Nova Iorque, em conjunto com a Amazon (AMZO34), sua 1ª loja de conveniência sem caixas. A parceria é o passo mais recente no plano do Starbucks para adaptar seus locais aos novos hábitos dos consumidores. A nova aposta das duas empresas promete facilitar a vida dos clientes através de uma experiência de compra mais rápida.

No ano passado, a empresa anunciou que estava acelerando um plano para fechar 400 lojas de baixo desempenho e substituí-las por locais de coleta menores ou lojas enxutas, voltadas para o drive-thru. Mesmo antes da pandemia, o Starbucks disse que 80% de suas transações com clientes nos EUA eram pedidos em trânsito. Na nova loja em Manhattan os clientes podem pedir bebidas e comida usando o aplicativo Starbucks ou comprar na seção Amazon Go, que registra automaticamente os itens adicionados ao carrinho para que os clientes não tenham que esperar na fila para finalizar a compra. De acordo com Kathryn Young, vice-presidente sénior de crescimento e desenvolvimento global do Starbucks, as duas empresas planejam abrir pelo menos mais dois locais em conjunto em 2022.

ANÁLISE

Fonte: CB Insights

Inovação do mercado digital: A renomeação da marca do Facebook (FBOK34) para Meta tem gerado um crescimento acentuado no interesse sobre o tema de metaverso, saindo de 130 para mais de 3.000 menções pela mídia em 2021, de acordo com o CB Insights. O CEO e fundador Mark Zuckerberg pretende criar uma realidade digital, visando uma maior interação virtual.  A empresa anunciou que pretende gastar US$ 10 bilhões na criação do seu projeto e abrir mais de 10 mil vagas na Europa para profissionais altamente qualificados que tenham o objetivo de desenvolver o ambiente virtual.

Além disso, a Meta tem buscado realizar novas parcerias e aquisições para os anos seguintes. Apenas em 2021, a empresa já realizou a aquisição de 5 novas empresas, como a Within, que possui um aplicativo de realidade virtual para exercícios físicos. Outro exemplo de parceria existente é com a marca Ray-Ban, que busca lançar óculos inteligentes.

Outras big techs como a Microsoft (MSFT34) também anunciaram, em novembro, que estão atentas à nova tecnologia: a próxima novidade para a empresa é a chegada de avatares 3D ao Teams em 2022. Dessa forma, a internet caminha para um ambiente mais realista, interativo e imersivo.

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