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Abercrombie despenca, e Nordstrom acelera; entenda os resultados das varejistas – 🌎Radar Global

Stellantis e Samsung formam parceria, ações da Abercrombie & Fitch despencam depois de resultado e números da Nordstrom reforçam a resiliência do varejo de alto padrão.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem mistas (EUA -0,2% e Europa +0,4%), enquanto investidores aguardam a divulgação da ata do FOMC, que poderá fornecer detalhes sobre o ritmo do aperto monetário americano. Ainda nos EUA, hoje terá a divulgação dos pedidos de bens duráveis, os dados podem servir de termômetro para a atividade econômica no país. Na Europa, a prévia do PMI da zona do euro, em maio, registrou 55,8 pontos, levemente acima das expectativas, sugerindo que o crescimento dos negócios locais segue resiliente, apesar da desaceleração recente. Na China, o índice de Hang Seng (+0,3%) encerra em leve alta, após o Banco Central chinês pedir aos credores que acelerem as aprovações de empréstimos e mantenham a oferta estável de financiamento para o setor imobiliário. O movimento estimulativo da autoridade monetária chinesa foi levemente compensado pelas preocupações com novas medidas restritivas contra a Covid-19.

Coronavírus: A Comissão Federal de Comércio, nos Estados Unidos, lançou na terça-feira uma investigação sobre os fabricantes de fórmulas infantis para descobrir se as fusões corporativas contribuíram para uma escassez nacional ao concentrar a indústria.

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EMPRESAS

Ações da Abercrombie & Fitch despencam depois de resultado: A varejista de roupas Abercrombie & Fitch (NYSE: ANF) reportou seus números com uma receita de US$ 812,8 mi vs. US$ 793,9 mi esperados pelo consenso, enquanto o resultado por ação foi um prejuízo de US$ 0,27, contra a expectativa de lucro US$ 0,06 dos analistas. A Abercrombie também reduziu suas perspectivas de vendas para o ano fiscal de 2022, antecipando que os ventos contrários econômicos permanecerão pelo menos até o final do ano. A varejista vê agora a receita crescendo até 2%, em comparação com sua previsão anterior de crescimento entre 2% e 4%. A perspectiva de margem operacional também foi atualizada para uma faixa de 5% a 6%, abaixo da previsão anterior de 7% a 8%. A Abercrombie disse que o reajuste leva em conta maiores custos de frete e matéria-prima, moeda estrangeira e menores vendas devido ao impacto inflacionário sobre os consumidores.

A perda inesperada e a perspectiva negativa fez com que as ações da companhia caíssem 29% na terça-feira e contaminou o setor. As varejistas de roupas American Eagle Outfitters e Urban Outfitters caíram 6% e 8% respectivamente. O CEO Fran Horowitz disse em comunicado que a empresa administrará suas despesas “com firmeza” e buscará oportunidades para compensar os custos mais altos de logística no curto prazo. A Abercrombie se junta a uma lista crescente de varejistas – incluindo Walmart (NYSE: WMT, BDR: WALM34), Target (NYSE: TGT, BDR: TGTB34)  e Kohl’s (NYSE: KSS, BDR: K1SS34) – que estão vendo os lucros serem atingidos à medida que a inflação paira em sua máxima de 40 anos. Também há preocupações de que os estoques estejam começando a se acumular, após meses de atrasos na cadeia de suprimentos, enquanto a demanda do consumidor por certos produtos está diminuindo. Isso pode forçar empresas como a Abercrombie a dar descontos em itens para tirá-los das prateleiras.

Resultado da Nordstrom reforça a resiliência das varejistas focadas em alto padrão: A Nordstrom (NYSE: JWN, BDR: J1WN34), varejista norte-americana focada no público de alta renda, reportou os números com receita de US$ 3,5 bi vs. US$ 3,3 bi esperados pelo consenso, enquanto o resultado por ação foi um prejuízo de US$ 0,06 contra a expectativa de US$ 0,05 de prejuízo dos analistas. Além de superar a expectativa de receita, a Nordstrom elevou sua previsão de lucros e receitas para o próximo ano, o mais recente sinal de que os varejistas norte-americanos de alto nível estão otimistas de que os compradores com poder aquisitivo continuarão gastando mesmo em uma era de inflação alta. A marca de moda elevou sua previsão de lucro por ação para a faixa de US$ 3,38 a US$ 3,68, excluindo o impacto da atividade de recompra de ações. As ações responderam com uma variação positiva ao final do pregão.

Os resultados mostram a divergência entre os varejistas que atendem clientes de alto padrão e aqueles que vendem para consumidores de massa. Nas últimas semanas, um número crescente de empresas reduziu suas expectativas para o ano, à medida que os custos mais altos consomem os lucros e a inflação corrói o poder de compra dos compradores de baixa renda. “Neste momento, não vimos pressões de custos inflacionárias impactando negativamente os gastos dos clientes, o que acreditamos ser devido ao maior perfil de renda e resiliência de nossa base de consumidores”, disse a diretora financeira Anne Bramman. Marcas de roupas caras devem se beneficiar da volta de festivais de música, formaturas e casamentos, eventos que tendem a envolver a demanda por roupas novas.

Stellantis e Samsung formam parceria para construção de fábrica de bateria nos Estados Unidos: A Stellantis (NYSE: STLA), grupo responsável por marcas como Fiat, Jeep, Citröen e Chrysler, e a Samsung anunciaram nessa terça-feira que vão se unir para investir mais de US$ 2,5bi na construção de uma nova fábrica de baterias em Kokomo, Indiana, nos Estados Unidos. Prevista para iniciar em 2025, a fábrica pretende ter uma capacidade de produção anual inicial de 23 gigawatts-hora (GWh), com o objetivo de aumentar para 33 GWh nos próximos anos. Além disso, a joint venture criará 1.400 novos empregos e o investimento poderá aumentar gradualmente para até US$ 3,1bi.

A Stellantis está aumentando a produção de híbridos plug-in, mas ficou atrás de alguns concorrentes no lançamento de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos. No entanto, no ano passado, a Stellantis disse que planejava injetar US$ 35bi na produção e software de veículos elétricos globalmente até 2025. Além disso, vale lembrar que em março, a Stellantis e a LG disseram que investiriam juntas US$ 4,1bi em uma fábrica de baterias no Canadá com capacidade de produção anual superior a 45 gigawatts-hora. Por fim, para a Samsung, a parceria garante uma posição sólida da empresa em um mercado de EVs nos Estados Unidos.

ANÁLISE

Fonte: Bloomberg

Estímulo do governo chinês ultrapassa US$ 5 trilhões: O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que os estímulos chineses visando impulsionar o crescimento da economia deverá passar de US$ 5,3 trilhões, o que equivale a cerca de um terço da economia de US$ 17tri da China, mas ainda é menor do que o estímulo em 2020, no início da pandemia. Contudo, o primeiro-ministro Li Keqiang, anunciou na semana passada que esse gasto pode aumentar caso a economia ainda precise de estímulos para crescer diante do atual cenário dos casos de COVID-19 e lockdowns. A segunda maior economia do mundo está sob imensa pressão para cumprir a meta de crescimento do governo de cerca de +5,5% para o ano. Como Xangai e outras cidades e regiões fecharam nesta primavera para conter surtos de COVID-19, a produção industrial e os gastos do consumidor caíram para os níveis mais baixos desde o início de 2020. Embora as autoridades tenham prometido atingir sua meta econômica, as mesmas também deixaram claro que devem continuar com a adesão da política de “zero-COVID”, provocando questionamento por parte do mercado se Pequim pode alcançar os dois objetivos ao mesmo tempo.

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