🌎 RADAR GLOBAL: Restaurantes na pandemia

Panorama diário, análises de cenário internacional e ações globais


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MACRO

Mercados globais amanhecem em leve alta (EUA +0,4% e Europa +0,3%) puxados por perspectivas de novos estímulos. Na China (+2%), bolsas têm reabertura forte, refletindo quinto mês consecutivo de expansão na atividade econômica.

Coronavírus: A União Europeia fechou um acordo com a Johnson & Johnson para o fornecimento de 400 milhões de doses de sua potencial vacina.

Indicadores: EUA – Ontem: Pedidos de auxílio desemprego em 840 mil (exp. 825 mil).

EMPRESAS

McDonald’s: As vendas no 3T da rede de fast-food superaram os níveis pré-pandemia nos EUA, com vendas em mesmas lojas (SSS) crescendo ~5% a/a (vs. -9% no 2T). Mudanças operacionais (cardápio reduzido e drive-thrus mais rápidos) e de marketing (produtos em parceria com cantores) impulsionaram as vendas. Porém, o momento ainda é desafiador para as operações internacionais da rede, com SSS caindo na Europa (-4%), China e Brasil (-10%).

Domino’s: A rede de “pizzarias tech” reportou receitas de US$ 968 milhões no trimestre, 2% acima do esperado e +18% a/a, impulsionadas pelo crescimento de 18% nas vendas em mesmas lojas nos EUA (SSS). Contudo, maiores despesas adicionais ligadas à pandemia impactaram o lucro operacional. A empresa adicionou 83 novas lojas no trimestre, e menos de 300 unidades (2% do total) permanecem fechadas. Para os próximos trimestres, o lançamento de produtos com maiores margens é o principal catalisador.

Starbuck’s: Dados preliminares do 3T indicam um momento ainda desafiador para a rede de coffee shops. Nos EUA, as vendas permanecem -11% a/a, apesar da melhora marginal m/m. A empresa agora foca em se adaptar ao consumidor, através da otimização do drive-thrus, retiradas de compras online na loja e expansão do programa de fidelidade. Pós-pandemia, espera-se que a rede ganhe mercado de pequenas cafeterias, mais impactadas pelas restrições de funcionamento.

ANÁLISES

Medo e ganância: A menos de um mês das eleições nos EUA, o índice de sentimento da CNN permanece com moderado apetite a risco (57 pontos), mesmo após queda de 4% do S&P 500 em setembro. De fato, caminhamos para meses historicamente positivos – em anos de eleição, o S&P 500 retorna, em média, 0,5% e 0,8% em outubro e novembro, respectivamente.

Fonte: CNN

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