XP Expert

XP Short Scout: Monitor de short selling no Brasil – 06/04/2026

Estamos atualizando nosso panorama quantitativo de short selling (venda a descoberto) no mercado brasileiro.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
YA_2026_Banner_Intratexto_-_download[1]Onde Investir 2026 mobile

Como utilizar esse relatório: Neste relatório, acompanhamos a atividade de venda a descoberto (short selling) das ações negociadas na B3 que são líquidas e envolvidas em operações vendidas. Analisamos três das principais métricas de venda a descoberto: short interestdays to cover e taxa de aluguel. Além disso, calculamos a mediana de short interest para cada setor e para os índices Ibovespa e Small Caps.

No geral, os dados de vendas a descoberto podem fornecer informações valiosas sobre o mercado e podem conter informações sobre o sentimento institucional em relação a uma ação. Em geral, quando essas métricas são altas, tende a ser um sinal de baixa, pois podem indicar que os investidores institucionais estão esperando que as ações caiam ou que estão aumentando suas apostas contra as ações.

Embora os dados de vendas a descoberto possam ser uma ferramenta útil, não devem ser o único determinante de uma decisão de investimento. Recomendamos usar este relatório como parte do processo de pesquisa, avaliando possíveis riscos em relação a uma ação, setor ou mercado em geral.

Este relatório é atualizado quinzenalmente às segundas pela equipe de Estratégia Quantitativa.


Conteúdo exclusivo para clientes XP
A conta XP é gratuita. Abra a sua agora!

Cadastrar

Já é cliente XP? Faça seu login

 

Assessor ou parceiro? Clique no botão abaixo

 

Invista melhor com as recomendações
e análises exclusivas dos nossos especialistas.

No relatório de hoje, atualizamos os dados de short selling dos ativos brasileiros com os dados de fechamento de 02 de abril de 2026. Os principais destaques das últimas duas semanas são:

  • O short interest (SI) mediano do Ibovespa subiu para 6,4%, enquanto as posições em aberto diminuíram para R$ 148,3 bilhões desde nosso último relatório.
  • A MBRF (MBRF3) teve sua taxa de aluguel elevada a 30,3%, um aumento de 30,0 p.p. em relação a 20 de março. Ainda assim, o short interest recuou 2,6 p.p. para 18,8% do free float, enquanto os days to cover situam-se em 10,4 dias de ADTV, uma queda de 20,0% frente a duas semanas atrás. Quanto à Cyrela (CYRE3), a taxa de aluguel alcançou 26,3%, alta de 26,0 p.p. em relação à atualização anterior, porém os days to cover caíram 27,1% para 5,0 dias de ADTV, e o short interest encontra-se em 13,8% do free float, recuo de 0,4 p.p. frente a 20 de março.
  • Destacamos também o aumento da taxa de aluguel de Ecorodovias (ECOR3) para 31,1%, alta de 31,1 p.p. nas últimas duas semanas. Seus days to cover estão em 1,6 dias de ADTV (-14,6%), enquanto seu short interest representa atualmente 3,8% do free float (+0,7 p.p.).
  • Outras ações para ficar de olho: ALPA4, BEEF3, BRAP3, CSMG3, GMAT3, ONCO3, ORVR3, VTRU3

XP Expert

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.