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Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar

Trazemos uma visão sobre as iniciativas ESG das empresas brasileiras de autopeças (RAPT4, TUPY3, MYPK3, FRAS3 e POMO4) . Confira quais se destacam

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Nossa visão sobre as iniciativas ESG da Randon, Tupy, Iochpe-Maxion, Fras-le e Marcopolo

  • Radar ESG: Relatório que analisa as ações de empresas que fazem parte da cobertura da XP sob a perspectiva ESG (siga do termo em inglês Environmental, Social and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança).
  • Para quem é este relatório? Para você que pretende desenvolver estratégias diversificadas e otimizar suas alocações, como um Expert.
  • Como o conteúdo ajuda a tomar uma decisão? Ao longo do relatório, são destacados os tópicos ESG que vemos como os mais importantes para a empresa e seu respectivo setor, e analisamos como ela se posiciona dentro dessa agenda.
  • Periodicidade: Este conteúdo não tem uma recorrência definida, e uma nova versão será publicada sempre que nossa equipe de analistas achar necessário.
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Neste relatório, destacamos os principais tópicos ESG para as empresas de autopeças brasileiras Randon (RAPT4), Tupy (TUPY3), Iochpe-Maxion (MYPK3), Fras-le (FRAS3) e Marcopolo (POMO4) e analisamos como essas empresas se posicionam quando o tema é ESG.

Para o setor de autopeças, vemos o pilar G como o mais importante dos três, seguido pelo S e E, respectivamente. Em nossa visão, a TUPY3 é a melhor posicionada dentre as empresas da indústria sob a cobertura da XP - principalmente por possuir boas práticas de governança e um compromisso de longa data com o pilar ambiental -, seguida pela RAPT4. Por outro lado, vemos a POMO4 ainda preparando o caminho de volta à rota ESG, dada a falta de divulgação de dados relacionados à essa agenda por alguns anos, enquanto as outras empresas (FRAS3 e MYPK3) estão andando mais rápido.

(E) Environmental. Os riscos neste pilar se concentram na capacidade das companhias desenvolverem inovação em tecnologia limpa, bem como em aproveitar as oportunidades da tendência mundial de descarbonização. Portanto, buscamos analisar (i) as iniciativas de P&D em tecnologia verde; (ii) os esforços para produzir veículos elétricos/híbridos; (iii) os programas de redução do consumo de energia; e (iv) as emissões de gases e gestão de resíduos.

(S) Social. Nesta frente consideramos o papel fundamental que as empresas de autopeças desempenham na segurança dos veículos e as possibilidades de rastreamento de falhas em cada um de seus componentes. Neste sentido, destacamos os seguintes tópicos: (i) gestão dos colaboradores, uma vez que a fabricação de autopeças costuma ser intensiva em mão de obra; e (ii) saúde e segurança, principalmente relacionadas à segurança dos produtos, considerando as preocupações das companhias do setor com episódios de recalls e devido à importância da cadeia de fornecedores.

(G) Governance. Este é o pilar mais importante para o setor de autopeças, estando relacionado com a elevada proporção de participações “cruzadas” apresentadas pelas companhias, bem como a avaliação no que diz respeito às questões de ética e composição do conselho, que são relevantes para qualquer setor.

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