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Lojas Renner (LREN3): Feedback do Investor Day sob as lentes ESG

Ao longo deste relatório, destacamos as principais mensagens do Investor Day das Lojas Renner (LREN3) a partir da ótica ESG, com foco nas metas já alcançadas e nas estabelecidas para 2030

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Visão positiva; Atualização contínua das metas demonstra importância da agenda para empresa

Hoje a Lojas Renner realizou em sua sede o Investor Day, junto da teleconferência de resultados, dedicando um painel para apresentar sua estratégia ESG e atualizar sobre os compromissos na agenda, além de reforçar seu protagonismo crescente em seu terceiro pilar estratégico: ser referência em moda sustentável. As principais mensagens foram: (i) sólido cumprimento de objetivos ESG determinados para 2021; (ii) divulgação de novas (e mais ambiciosas) metas para 2030; e (iii) iniciativas que mantém um sólido pilar (G). De forma geral, saímos do painel com uma visão positiva, reforçando o papel de liderança da Lojas Renner na integração ESG e na transparência para o mercado. Temos uma recomendação de Compra para LREN3, embora observemos um curto prazo ainda pressionado pela frente.


Recorte de uma história maior: forte incorporação ESG alinhada à sustentabilidade financeira. Regina Durante, Diretora de Pessoas e Sustentabilidade, enfatizou como a agenda ESG tem contribuído para geração de valor da companhia na última década, com o lançamento de um comitê focado na temática já em 2013, apoiado pelo alcance de marcos importantes ao longo do caminho. No fim, a estratégia ESG da LREN3 se baseia em sustentabilidade financeira, visando garantir tanto escalabilidade quanto adoção generalizada.

Reconhecendo conquistas passadas... Em 2018, a LREN3 anunciou seus primeiros compromissos públicos a serem entregues até 2021, sendo todos plenamente atingidos, com destaque para: (i) 100% da cadeia de fornecimento do varejo com certificação socioambiental; (ii) 75% do consumo de energia originado de fontes renováveis; (iii) 20% de redução de emissões, usando como base 2017; e (iv) 80% dos produtos com 100% de algodão certificado. Por fim, vale mencionar a contínua consolidação de seu Instituto, que investiu mais de R$ 82 milhões em ~950 projetos em todo o país desde 2008, alcançando mais de ~250 mil pessoas.

...enquanto define novas metas para o futuro. Além das metas alcançadas no passado, destacamos positivamente que a LREN3 definiu, no ano passado, 12 novos objetivos mais ambiciosos, principalmente para 2030, divididos em três tópicos principais: (i) diversidade: aumentar o número de mulheres negras em cargos de liderança para alcançar 50% (vs. 38% atualmente), embora tenhamos sentido falta de mais detalhes sobre o que está sendo considerado como cargos de liderança; (ii) alcançar emissões líquidas zero (escopos 1, 2 e 3) até 2050, além de reduzir em 46,2% as emissões dos escopos 1 e 2 e 75% do escopo 3 até 2030, apoiando-se principalmente em estratégias de economia circular para desenvolver soluções de baixo carbono (a LREN3 foi a primeira empresa brasileira a lançar uma loja de design circular); e (iii) gestão da cadeia de suprimentos, especialmente avançando a rastreabilidade via blockchain, reduzindo riscos relacionados à políticas inadequadas dos fornecedores e melhorando a precisão da rastreabilidade, contando fortemente com a tecnologia em vez de auditorias manuais anteriormente utilizadas.

Pilar (G) continua forte. Com mais de 130 mil acionistas, a Lojas Renner foi a primeira empresa brasileira a se tornar uma Corporation em 2005, além de contar com remuneração executiva vinculada à critérios ESG desde 2017, conforme apresentado por Diva Freire, Gerente de Governança Corporativa. No Conselho de Administração, vemos com bons olhos a independência de 88%, apesar do espaço para melhoria na diversidade de gênero (25%).

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