- Radar ESG: Relatório que analisa as ações de empresas que fazem parte da cobertura da XP sob a perspectiva ESG (siga do termo em inglês Environmental, Social and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança).
- Para quem é este relatório? Para você que pretende desenvolver estratégias diversificadas e otimizar suas alocações, como um Expert.
- Como o conteúdo ajuda a tomar uma decisão? Ao longo do relatório, são destacados os tópicos ESG que vemos como os mais importantes para a empresa e seu respectivo setor, e analisamos como ela se posiciona dentro dessa agenda.
- Periodicidade: Este conteúdo não tem uma recorrência definida, e uma nova versão será publicada sempre que nossa equipe de analistas achar necessário.
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Como uma companhia focada em ESG, a Natura&Co. tem um longo histórico de iniciativas ligadas à sustentabilidade: desde sua fundação (1969), a empresa trabalha duro para integrar a sustentabilidade dentro de sua estratégia, com uma ampla divulgação de informações e metas ambiciosas, construindo uma forte reputação por tratar seus vários stakeholders de forma responsável. Com o objetivo de obter resultados sociais, ambientais e financeiros por meio do uso de ingredientes sustentáveis da Amazônia, vemos a empresa transformando desafios socioambientais em oportunidades de negócios, ao mesmo tempo em que desfrutando de um momento em que todos os olhos estão voltados para ESG. Destacando-se dentre o universo de cobertura da XP, vemos a NTCO como uma das empresas melhor posicionada sob a ótica ESG.
(E) Uma companhia carbono-neutra. Vemos a NTCO com uma forte responsabilidade ambiental, com destaque para (i) seu compromisso em apoiar a Floresta Amazônica; (ii) desempenho superior da NTCO na gestão de emissões de CO2 em toda sua cadeia produtiva; (iii) seus esforços para reduzir o desperdício de embalagens e promoção da reciclagem; e (iv) o posicionamento favorável para capturar oportunidades crescentes oriundas de produtos mais saudáveis e ecológicos.
(S) Esforços em relação à diversidade, somado ao modelo de venda direta, sustentam nossa visão positiva. A NTCO está bem posicionada neste pilar, frente ao: (i) compromisso com a diversidade; (ii) modelo de venda direta como forma de inclusão social; e (iii) sólida gestão da cadeia de fornecedores e alta qualidade do produto.
(G) Pilar com maior espaço para melhorias. Vemos com bons olhos (i) a maioria independente no Conselho (70%); e (ii) a presença de 31% e 33% de mulheres no Conselho e Diretoria, respectivamente, mas notamos que (i) o excesso de conselheiros que também estão presente em outros órgãos, somado à falta de um comitê independente de remuneração, podem ser potenciais fontes de preocupação para os investidores; e (ii) esperamos ver um aumento contínuo da presença feminina na liderança.
Metas ambiciosas adiante e objetivos ESG como parte da remuneração do C-Level. Dentre as várias metas, destacamos: (i) atingir emissões líquidas zero de geses de efeito estufa até 2030; (ii) ajudar a alcançar o desmatamento zero na Amazônia até 2025; (iii) garantir a paridade de gênero e igualdade de remuneração até 2023. Reforçando a posição de líder nessa agenda, a NTCO é uma das poucas participantes do Índice MSCI Brasil que incorpora metas ESG como parte da remuneração dos executivos. A postura da Natura tem um peso significativo. A empresa possui diversas e renomadas certificações e reconhecimentos, o que reforça seu longo compromisso com a sustentabilidade: (i) 1ª empresa de capital aberto a receber a certificação de Empresa B; (ii) integrante do Índice Dow Jones de Sustentabilidade e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) há 7 e 16 anos, respectivamente; (iii) parte do CDP (Carbon Disclosure Project) há 11 anos; e (iv) classificação ‘AA’ pela MSCI ESG ratings
Index
03. (E): Integrando a responsabilidade ambiental em sua estratégia central
04. (S): Excelente reputação por tratar seus diversos stakeholders com responsabilidade
05. (G): Todos os olhos nos próximos passos
06. Fortes reconhecimentos ESG: Uma ‘Empresa B’ com uma classificação ‘AA’ pela MSCI
(E)nvironmental
Integrando a responsabilidade ambiental em sua estratégia central
Uma companhia carbono-neutra… Vemos a NTCO com uma forte responsabilidade ambiental, com destaque para quatro tópicos principais:
(i) Fornecimento de matéria-prima: As empresas deste setor dependem de commodities cuja produção pode ter um impacto considerável no ecossistema por meio do desmatamento ou esgotamento de recursos (óleo de palma, madeira), o que leva essa a ser uma questão chave. Portanto, a promoção de práticas sustentáveis na cadeia produtiva é fundamental. Em se tratando da Natura, 16% das matérias-primas adquiridas pela empresa no Brasil vem da Amazônia; assim, vemos com satisfação o compromisso da NTCO em apoiar a Floresta Amazônica, com destaque para o “Programa Natura Amazônia”, que gerou +R$2,1bi em volume de negócios (Figura 01) com os esforços da Natura contribuindo para a preservação de 2 milhões de hectares na floresta.
(ii) Pegada de carbono do produto: As varejistas desse setor vendem produtos com uma pegada de carbono considerável (todas as emissões associadas ao transporte de produtos até a prateleira). Nesse sentido, a NTCO está à frente de seus pares na gestão das emissões de carbono em toda a cadeia produtiva, principalmente por: (i) ser neutra em carbono desde 2007, com 86% de suas receitas geradas a partir de produtos não altamente intensivos em carbono (2,85 kgCO2/kg de produto faturado – Figura 02); e (ii) desde 2007, quando criou o Programa Natura Carbono Neutro, a companhia tem um plano para medir, reduzir e compensar as emissões geradas pela própria empresa e também pela cadeia produtiva, desde a extração da matéria-prima até o descarte do pós-consumo; com isso, no início de 2021, a NTCO mais uma vez recebeu o reconhecimento do CDP por estar entre os 7% das empresas globais que mais engajam seus fornecedores na ação climática.
(iii) Material de embalagem e resíduos: Considerando que as empresas deste setor contam com o plástico como um material de embalagem relevante, ele pode criar uma carga ambiental significativa quando mal gerenciado como resíduo, tornando-o outro fator importante a ser monitorado. Assim, destacamos positivamente os esforços da NTCO para reduzir o desperdício de embalagens e promover a reciclagem: a empresa tem uma recuperação de produto maior do que seus pares e, desde 2018, a companhia é signatária do compromisso global da New Plastics Economy da Fundação Ellen MacArthur.
(iv) Oportunidades em nutrição e saúde: Vemos a Natura bem posicionada para aproveitar as oportunidades de crescimento de produtos ecologicamente corretos e mais sustentáveis, já que mais de 80% de seus produtos possuem ingredientes orgânicos e vegetais e a Natura não faz testes em animais (desde 2018, a empresa possui a certificação Leaping Bunny, concedida pela Cruelty Free International).
…com metas ambiciosas à frente. A NTCO possui metas de sustentabilidade até 2030, incluindo: (i) atingir emissões líquidas zero de geses de efeito estufa; (ii) expandir a área de preservação da Amazônia para 3mi de hectares, além do comprometimento em ajudar a zerar o desmatamento no bioma até 2025; (iii) atingir 100% de suas embalagens sendo recicláveis ou biodegradáveis; (iv) reduzir em 20% a quantidade de materiais de embalagem, além de garantir que 50% do plástico utilizado tenha origem reciclada; e (v) alcançar a marca de 95% das fórmulas biodegradáveis e 95% de ingredientes naturais em todos os negócios.
Figura 1: Volume de negócio na Amazônia
Figura 2: Emissões de carbono
(S)ocial
Excelente reputação por tratar seus diversos stakeholders com responsabilidade
Sólidos esforços implementados… Em nossa opinião, a NTCO está bem posicionada neste pilar, principalmente por quatro tópicos principais:
(i) Diversidade e inclusão: A marca Natura possui mais de 6,8 mil colaboradores e está totalmente comprometida com a agenda de diversidade e inclusão, com diversas iniciativas endereçando a igualdade de gênero, inclusão racial, de deficientes e da comunidade LGBTQIA+ – a diversidade do quadro de funcionários da NTCO é acima da média do mercado: 62% são mulheres (48% em cargos de liderança), 32% são negros e 7,2% têm deficiência (Figura 03). Já na Natura & Co., são + 35 mil colaboradores, nas quatro marcas, e metas ambiciosas adiante para garantir a diversidade (veja o último parágrafo).
(ii) Inclusão social: A Natura & Co. tem 8 milhões de representantes/consultores de vendas por meio de quatro marcas, e vemos o modelo de venda direta da empresa como uma forma eficaz de promover a inclusão social. A Natura agora tem o compromisso de medir e aumentar o lucro, a saúde e a educação de todos em sua rede, ao mesmo tempo em que promove a venda direta como um modelo de negócios confiável. Nesse sentido, destacamos o Índice de Desenvolvimento Humano¹, desenvolvido pela Natura para suas consultoras, que acompanha as condições das mesmas nas seguintes dimensões: conhecimento, saúde e trabalho – os resultados da avaliação de 2019 (última publicação) apontaram um aumento de +3,1% no IDH geral em relação a 2017, principalmente devido à estratégia de inclusão digital e educação financeira que a empresa vem implantando nos últimos anos.
(iii) Qualidade do produto: Esta indústria tem muitas oportunidades no desenvolvimento de produtos, visto que a crescente conscientização sobre o potencial impacto de produtos sintéticos na saúde está levando a um aumento do consumo visando o bem-estar, que se reflete em uma demanda por produtos naturais e orgânicos. No que diz respeito à Natura, a empresa investe em tecnologia para melhorar a qualidade dos produtos, com destaque para o Índice de Inovação², que passou de 58,4% em 2019 para 67,1% em 2020 (Figura 04). No mesmo ano, a Natura lançou seu novo Centro de Inovação, um empreendimento tecnológico voltado para ampliar sua capacidade científica e criar cosméticos sustentáveis com ingredientes naturais da biodiversidade brasileira, especialmente da região amazônica.
(iv) Gestão do trabalho na cadeia produtiva: Em 2020, a Natura deu um passo importante ao (i) lançar uma Declaração de Compromisso pelos Direitos Humanos, que formalizou a responsabilidade e o compromisso do negócio com a não tolerância à violação dos direitos humanos; e (ii) estabelecer o que esperar de todos os seus funcionários e parceiros comerciais em todos os países nos quais a NTCO opera. Atualmente, todos os novos fornecedores da empresa são obrigados a aderir ao Código de Conduta Global para Fornecedores do Grupo Natura&Co., que apreciamos, pois vemos as práticas e compromissos da NTCO dentro de sua cadeia de suprimentos como fundamentais.
…E ainda há mais por vir. Olhando para frente, as metas no pilar social da NTCO são: (i) preencher ao menos 30% dos cargos de liderança com minorias, até 2030; (ii) ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2023; (iii) garantir a igualdade de gênero até 2023; (iv) alcançar a rastreabilidade total de algumas cadeias de abastecimento críticas até 2030; e (v) aumentar investimentos em causas sociais em 20% para US$600mi (principalmente em ações com comunidades carentes, temáticas como conscientização sobre o câncer de mama, violência doméstica e educação) em 5-10 anos.
(G)overnance
Todos os olhos nos próximos passos
(G) O pilar com maior espaço para melhorias… A holding NTCO engloba as quatro marcas da empresa e possui ações (NTCO3) listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3, com os acionistas controladores¹ detendo uma participação de 38,7%, enquanto o mercado controla os 61,2% restantes. O conselho possui maioria independente (9 dos 13 membros – 70%), mas destacamos que o excesso de conselheiros que também estão presente em outros órgãos, somado à falta de um comitê independente de remuneração, podem ser potenciais fontes de preocupação para os investidores. Quanto à diversidade, reconhecemos positivamente que as mulheres representam 31% e 33% do Conselho e Diretoria, respectivamente; para o futuro, esperamos ver um aumento contínuo na presença de membros femininos em cargos de liderança (Figura 05).
…enquanto o destaque vai para a remuneração dos executivos atrelada à metas ESG. Como parte dos esforços da NTCO para incorporar fatores ESG em sua cultura, a empresa se baseia nas metas estabelecidas em sua Visão de Sustentabilidade 2030, chamada de Compromisso com a Vida, com essas metas fazendo parte de seu processo de remuneração de executivos desde 2009. A NTCO é um dos poucos membros do Índice MSCI Brasil que incorpora métricas ambientais no cálculo da remuneração variável dos executivos e do Conselho de Administração, uma prática que incentiva a melhoria da gestão ESG.
A maior emissão de títulos atrelados a sustentabilidade da América Latina. O evento mais recente que comprova o comprometimento ESG da Natura foi a conclusão da emissão internacional de US$1bi de títulos atrelados à sustentabilidade (SLB)², a maior oferta já registrada na América Latina. A emissão teve forte demanda (4x), e possui dois principais indicadores como meta: (i) reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 13% até 2026 (considerando 2019 como base); e (ii) aumentar o percentual de plástico reciclado após o uso para 25%, de 16% no ano passado e 9% em 2019.
Fortes reconhecimentos ESG
Uma ‘Empresa B’ com uma classificação ‘AA’ pela MSCI
A postura da Natura tem um peso significativo. A empresa possui diversas e renomadas certificações e reconhecimentos (Figura 16), o que, a nosso ver, reforçam seu longo compromisso com a sustentabilidade e sua posição de liderança ESG. §Em 2014, a Natura tornou-se a 1ª empresa de capital aberto a receber a certificação de Empresa B, o que significa que ela atende aos mais elevados padrões de desempenho socioambiental que equilibram a geração de lucro e propósito; §A NTCO integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) para mercados emergentes há 7 anos consecutivos, sendo a única empresa do setor de cosméticos na América Latina. Além disso, a Natura também faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) há 16 anos e do Índice Carbono Eficiente (ICO2) desde 2010; §Presença da Natura no CDP (Carbon Disclosure Project) há 11 anos, com nota geral B e nota A no CDP SER (Supplier Engagement Rating) pelo 2º ano consecutivo. Além disso, em 2021, a NTCO mais uma vez recebeu o reconhecimento do CDP por estar entre os 7% das empresas globais que mais engajam seus fornecedores na ação climática; §Desde 2018, a Natura é signatária do compromisso global da New Plastics Economy da Fundação Ellen MacArthur; §A Natura possui uma classificação ‘AA’ pela MSCI, o que a coloca dentre os 30% das empresas no universo de produtos pessoais com esta classificação no Índice MSCI ACWI – veja as Figuras 07-09 abaixo para mais detalhes.
Confira aqui o relatório em PDF
Como uma companhia focada em ESG, a Natura&Co. tem um longo histórico de iniciativas ligadas à sustentabilidade: desde sua fundação (1969), a empresa trabalha duro para integrar a sustentabilidade dentro de sua estratégia, com uma ampla divulgação de informações e metas ambiciosas, construindo uma forte reputação por tratar seus vários stakeholders de forma responsável. Com o objetivo de obter resultados sociais, ambientais e financeiros por meio do uso de ingredientes sustentáveis da Amazônia, vemos a empresa transformando desafios socioambientais em oportunidades de negócios, ao mesmo tempo em que desfrutando de um momento em que todos os olhos estão voltados para ESG. Destacando-se dentre o universo de cobertura da XP, vemos a NTCO como uma das empresas melhor posicionada sob a ótica ESG.
(E) Uma companhia carbono-neutra. Vemos a NTCO com uma forte responsabilidade ambiental, com destaque para (i) seu compromisso em apoiar a Floresta Amazônica; (ii) desempenho superior da NTCO na gestão de emissões de CO2 em toda sua cadeia produtiva; (iii) seus esforços para reduzir o desperdício de embalagens e promoção da reciclagem; e (iv) o posicionamento favorável para capturar oportunidades crescentes oriundas de produtos mais saudáveis e ecológicos.
(S) Esforços em relação à diversidade, somado ao modelo de venda direta, sustentam nossa visão positiva. A NTCO está bem posicionada neste pilar, frente ao: (i) compromisso com a diversidade; (ii) modelo de venda direta como forma de inclusão social; e (iii) sólida gestão da cadeia de fornecedores e alta qualidade do produto.
(G) Pilar com maior espaço para melhorias. Vemos com bons olhos (i) a maioria independente no Conselho (70%); e (ii) a presença de 31% e 33% de mulheres no Conselho e Diretoria, respectivamente, mas notamos que (i) o excesso de conselheiros que também estão presente em outros órgãos, somado à falta de um comitê independente de remuneração, podem ser potenciais fontes de preocupação para os investidores; e (ii) esperamos ver um aumento contínuo da presença feminina na liderança.
Metas ambiciosas adiante e objetivos ESG como parte da remuneração do C-Level. Dentre as várias metas, destacamos: (i) atingir emissões líquidas zero de geses de efeito estufa até 2030; (ii) ajudar a alcançar o desmatamento zero na Amazônia até 2025; (iii) garantir a paridade de gênero e igualdade de remuneração até 2023. Reforçando a posição de líder nessa agenda, a NTCO é uma das poucas participantes do Índice MSCI Brasil que incorpora metas ESG como parte da remuneração dos executivos. A postura da Natura tem um peso significativo. A empresa possui diversas e renomadas certificações e reconhecimentos, o que reforça seu longo compromisso com a sustentabilidade: (i) 1ª empresa de capital aberto a receber a certificação de Empresa B; (ii) integrante do Índice Dow Jones de Sustentabilidade e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) há 7 e 16 anos, respectivamente; (iii) parte do CDP (Carbon Disclosure Project) há 11 anos; e (iv) classificação ‘AA’ pela MSCI ESG ratings
Index
03. (E): Integrando a responsabilidade ambiental em sua estratégia central
04. (S): Excelente reputação por tratar seus diversos stakeholders com responsabilidade
05. (G): Todos os olhos nos próximos passos
06. Fortes reconhecimentos ESG: Uma ‘Empresa B’ com uma classificação ‘AA’ pela MSCI
(E)nvironmental
Integrando a responsabilidade ambiental em sua estratégia central
Uma companhia carbono-neutra… Vemos a NTCO com uma forte responsabilidade ambiental, com destaque para quatro tópicos principais:
(i) Fornecimento de matéria-prima: As empresas deste setor dependem de commodities cuja produção pode ter um impacto considerável no ecossistema por meio do desmatamento ou esgotamento de recursos (óleo de palma, madeira), o que leva essa a ser uma questão chave. Portanto, a promoção de práticas sustentáveis na cadeia produtiva é fundamental. Em se tratando da Natura, 16% das matérias-primas adquiridas pela empresa no Brasil vem da Amazônia; assim, vemos com satisfação o compromisso da NTCO em apoiar a Floresta Amazônica, com destaque para o “Programa Natura Amazônia”, que gerou +R$2,1bi em volume de negócios (Figura 01) com os esforços da Natura contribuindo para a preservação de 2 milhões de hectares na floresta.
(ii) Pegada de carbono do produto: As varejistas desse setor vendem produtos com uma pegada de carbono considerável (todas as emissões associadas ao transporte de produtos até a prateleira). Nesse sentido, a NTCO está à frente de seus pares na gestão das emissões de carbono em toda a cadeia produtiva, principalmente por: (i) ser neutra em carbono desde 2007, com 86% de suas receitas geradas a partir de produtos não altamente intensivos em carbono (2,85 kgCO2/kg de produto faturado – Figura 02); e (ii) desde 2007, quando criou o Programa Natura Carbono Neutro, a companhia tem um plano para medir, reduzir e compensar as emissões geradas pela própria empresa e também pela cadeia produtiva, desde a extração da matéria-prima até o descarte do pós-consumo; com isso, no início de 2021, a NTCO mais uma vez recebeu o reconhecimento do CDP por estar entre os 7% das empresas globais que mais engajam seus fornecedores na ação climática.
(iii) Material de embalagem e resíduos: Considerando que as empresas deste setor contam com o plástico como um material de embalagem relevante, ele pode criar uma carga ambiental significativa quando mal gerenciado como resíduo, tornando-o outro fator importante a ser monitorado. Assim, destacamos positivamente os esforços da NTCO para reduzir o desperdício de embalagens e promover a reciclagem: a empresa tem uma recuperação de produto maior do que seus pares e, desde 2018, a companhia é signatária do compromisso global da New Plastics Economy da Fundação Ellen MacArthur.
(iv) Oportunidades em nutrição e saúde: Vemos a Natura bem posicionada para aproveitar as oportunidades de crescimento de produtos ecologicamente corretos e mais sustentáveis, já que mais de 80% de seus produtos possuem ingredientes orgânicos e vegetais e a Natura não faz testes em animais (desde 2018, a empresa possui a certificação Leaping Bunny, concedida pela Cruelty Free International).
…com metas ambiciosas à frente. A NTCO possui metas de sustentabilidade até 2030, incluindo: (i) atingir emissões líquidas zero de geses de efeito estufa; (ii) expandir a área de preservação da Amazônia para 3mi de hectares, além do comprometimento em ajudar a zerar o desmatamento no bioma até 2025; (iii) atingir 100% de suas embalagens sendo recicláveis ou biodegradáveis; (iv) reduzir em 20% a quantidade de materiais de embalagem, além de garantir que 50% do plástico utilizado tenha origem reciclada; e (v) alcançar a marca de 95% das fórmulas biodegradáveis e 95% de ingredientes naturais em todos os negócios.
Figura 1: Volume de negócio na Amazônia
Figura 2: Emissões de carbono
(S)ocial
Excelente reputação por tratar seus diversos stakeholders com responsabilidade
Sólidos esforços implementados… Em nossa opinião, a NTCO está bem posicionada neste pilar, principalmente por quatro tópicos principais:
(i) Diversidade e inclusão: A marca Natura possui mais de 6,8 mil colaboradores e está totalmente comprometida com a agenda de diversidade e inclusão, com diversas iniciativas endereçando a igualdade de gênero, inclusão racial, de deficientes e da comunidade LGBTQIA+ – a diversidade do quadro de funcionários da NTCO é acima da média do mercado: 62% são mulheres (48% em cargos de liderança), 32% são negros e 7,2% têm deficiência (Figura 03). Já na Natura & Co., são + 35 mil colaboradores, nas quatro marcas, e metas ambiciosas adiante para garantir a diversidade (veja o último parágrafo).
(ii) Inclusão social: A Natura & Co. tem 8 milhões de representantes/consultores de vendas por meio de quatro marcas, e vemos o modelo de venda direta da empresa como uma forma eficaz de promover a inclusão social. A Natura agora tem o compromisso de medir e aumentar o lucro, a saúde e a educação de todos em sua rede, ao mesmo tempo em que promove a venda direta como um modelo de negócios confiável. Nesse sentido, destacamos o Índice de Desenvolvimento Humano¹, desenvolvido pela Natura para suas consultoras, que acompanha as condições das mesmas nas seguintes dimensões: conhecimento, saúde e trabalho – os resultados da avaliação de 2019 (última publicação) apontaram um aumento de +3,1% no IDH geral em relação a 2017, principalmente devido à estratégia de inclusão digital e educação financeira que a empresa vem implantando nos últimos anos.
(iii) Qualidade do produto: Esta indústria tem muitas oportunidades no desenvolvimento de produtos, visto que a crescente conscientização sobre o potencial impacto de produtos sintéticos na saúde está levando a um aumento do consumo visando o bem-estar, que se reflete em uma demanda por produtos naturais e orgânicos. No que diz respeito à Natura, a empresa investe em tecnologia para melhorar a qualidade dos produtos, com destaque para o Índice de Inovação², que passou de 58,4% em 2019 para 67,1% em 2020 (Figura 04). No mesmo ano, a Natura lançou seu novo Centro de Inovação, um empreendimento tecnológico voltado para ampliar sua capacidade científica e criar cosméticos sustentáveis com ingredientes naturais da biodiversidade brasileira, especialmente da região amazônica.
(iv) Gestão do trabalho na cadeia produtiva: Em 2020, a Natura deu um passo importante ao (i) lançar uma Declaração de Compromisso pelos Direitos Humanos, que formalizou a responsabilidade e o compromisso do negócio com a não tolerância à violação dos direitos humanos; e (ii) estabelecer o que esperar de todos os seus funcionários e parceiros comerciais em todos os países nos quais a NTCO opera. Atualmente, todos os novos fornecedores da empresa são obrigados a aderir ao Código de Conduta Global para Fornecedores do Grupo Natura&Co., que apreciamos, pois vemos as práticas e compromissos da NTCO dentro de sua cadeia de suprimentos como fundamentais.
…E ainda há mais por vir. Olhando para frente, as metas no pilar social da NTCO são: (i) preencher ao menos 30% dos cargos de liderança com minorias, até 2030; (ii) ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2023; (iii) garantir a igualdade de gênero até 2023; (iv) alcançar a rastreabilidade total de algumas cadeias de abastecimento críticas até 2030; e (v) aumentar investimentos em causas sociais em 20% para US$600mi (principalmente em ações com comunidades carentes, temáticas como conscientização sobre o câncer de mama, violência doméstica e educação) em 5-10 anos.
(G)overnance
Todos os olhos nos próximos passos
(G) O pilar com maior espaço para melhorias… A holding NTCO engloba as quatro marcas da empresa e possui ações (NTCO3) listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3, com os acionistas controladores¹ detendo uma participação de 38,7%, enquanto o mercado controla os 61,2% restantes. O conselho possui maioria independente (9 dos 13 membros – 70%), mas destacamos que o excesso de conselheiros que também estão presente em outros órgãos, somado à falta de um comitê independente de remuneração, podem ser potenciais fontes de preocupação para os investidores. Quanto à diversidade, reconhecemos positivamente que as mulheres representam 31% e 33% do Conselho e Diretoria, respectivamente; para o futuro, esperamos ver um aumento contínuo na presença de membros femininos em cargos de liderança (Figura 05).
…enquanto o destaque vai para a remuneração dos executivos atrelada à metas ESG. Como parte dos esforços da NTCO para incorporar fatores ESG em sua cultura, a empresa se baseia nas metas estabelecidas em sua Visão de Sustentabilidade 2030, chamada de Compromisso com a Vida, com essas metas fazendo parte de seu processo de remuneração de executivos desde 2009. A NTCO é um dos poucos membros do Índice MSCI Brasil que incorpora métricas ambientais no cálculo da remuneração variável dos executivos e do Conselho de Administração, uma prática que incentiva a melhoria da gestão ESG.
A maior emissão de títulos atrelados a sustentabilidade da América Latina. O evento mais recente que comprova o comprometimento ESG da Natura foi a conclusão da emissão internacional de US$1bi de títulos atrelados à sustentabilidade (SLB)², a maior oferta já registrada na América Latina. A emissão teve forte demanda (4x), e possui dois principais indicadores como meta: (i) reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 13% até 2026 (considerando 2019 como base); e (ii) aumentar o percentual de plástico reciclado após o uso para 25%, de 16% no ano passado e 9% em 2019.
Fortes reconhecimentos ESG
Uma ‘Empresa B’ com uma classificação ‘AA’ pela MSCI
A postura da Natura tem um peso significativo. A empresa possui diversas e renomadas certificações e reconhecimentos (Figura 16), o que, a nosso ver, reforçam seu longo compromisso com a sustentabilidade e sua posição de liderança ESG. §Em 2014, a Natura tornou-se a 1ª empresa de capital aberto a receber a certificação de Empresa B, o que significa que ela atende aos mais elevados padrões de desempenho socioambiental que equilibram a geração de lucro e propósito; §A NTCO integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) para mercados emergentes há 7 anos consecutivos, sendo a única empresa do setor de cosméticos na América Latina. Além disso, a Natura também faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) há 16 anos e do Índice Carbono Eficiente (ICO2) desde 2010; §Presença da Natura no CDP (Carbon Disclosure Project) há 11 anos, com nota geral B e nota A no CDP SER (Supplier Engagement Rating) pelo 2º ano consecutivo. Além disso, em 2021, a NTCO mais uma vez recebeu o reconhecimento do CDP por estar entre os 7% das empresas globais que mais engajam seus fornecedores na ação climática; §Desde 2018, a Natura é signatária do compromisso global da New Plastics Economy da Fundação Ellen MacArthur; §A Natura possui uma classificação ‘AA’ pela MSCI, o que a coloca dentre os 30% das empresas no universo de produtos pessoais com esta classificação no Índice MSCI ACWI – veja as Figuras 07-09 abaixo para mais detalhes.