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Aegea: Destaques da nossa visita no Rio de Janeiro

Veja aqui os destaques da nossa visita à Aegea!

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Ampliando o acesso a água e saneamento no Brasil e promovendo impacto positivo na comunidade

Na semana passada, o Research ESG da XP, junto com o time de Utilities, promoveu uma visita para investidores institucionais à Aegea (não listada), uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil. Entre os participantes que nos acompanharam na visita, vale destacar a presença do André Pires (CFO da Aegea), do Anselmo Leal (CEO da Águas do Rio) e da Adriana Albanese (Head de Relações com Investidores). De modo geral, as discussões reforçaram os esforços da Aegea em ampliar o acesso a água e saneamento no país, e em integrar as sólidas iniciativas sociais da empresa como parte de seu modelo de negócio. Nesse sentido, saímos da visita com uma visão positiva do legado socioeconômico da companhia. Veja abaixo os principais destaques da agenda.

Conhecendo a Aegea. Fundada em 2010, a Aegea opera por meio de concessões públicas (totais ou parciais) e parcerias público privadas (PPPs) em 766 municípios, atendendo a mais de 15% da população do Brasil. De forma geral, sua atuação ocorre em duas áreas principais: (i) tratamento e distribuição de água; e (ii) coleta e tratamento de esgoto, adaptando sua estratégia as necessidades de cada região. Em termos de estrutura societária, a Equipav detém 52,77% da companhia, o GIC (fundo soberano de Cingapura) 34,34% e a Itaúsa 12,88%.

Promovendo uma abordagem inclusiva. Em 2024, a população do Brasil alcançou cerca de 212,6 milhões de pessoas, das quais apenas 51% têm acesso adequado ao tratamento de esgoto. Com o objetivo de ajudar a universalizar o acesso a água e saneamento de qualidade no país, os executivos da Aegea destacaram a abordagem inclusiva da empresa nas comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, exemplificadas pelas seguintes iniciativas: (i) programa 'Vem com a Gente', que busca identificar residências ainda não conectadas à rede de abastecimento de água e saneamento; (ii) engajamento com a comunidade, construindo um relacionamento de confiança, priorizando a contratação de talentos locais (64% da força de trabalho do Rio de Janeiro) e apoiando microempresários da região; e (iii) expansão da tarifa social, um mecanismo de concessão que oferece descontos nas tarifas de água e esgoto para populações de baixa renda (de R$ 27,45 cada no Rio), com destaque para a meta da Aegea de estender esse benefício além do exigido por lei.

Impacto mais amplo na comunidade. Ao operar em áreas economicamente desfavorecidas e carentes de investimentos públicos, a atuação da Aegea acaba por promover um desenvolvimento social mais amplo por meio de: (i) melhoria da infraestrutura pública adjacente (como a instalação ou melhorias nos sistemas de drenagem eficientes) e promoção de instalações adicionais dentro das residências - não exigidas por contrato - para garantir um serviço melhor; (ii) aumento do bem-estar e da dignidade, permitindo também que os membros da comunidade com acesso limitado a instituições financeiras e documentação formal usem sua conta de água como comprovante de residência; e (iii) redução da transmissão de doenças e das hospitalizações relacionadas à baixa qualidade da água, auxiliando a saúde pública no longo prazo.

Tecnologia como aliada: O Centro de Operações Integradas. Além da visita nas operações da companhia, também conhecemos o Centro de Operações Integradas (COI) da Aegea, um sistema de monitoramento 24 horas projetado para: (i) centralizar o processo operacional; (ii) ajudar a identificar áreas com baixos índices de eficiência; e (iii) gerenciar perdas e eventuais vazamentos de água. Além disso, os executivos também destacaram o uso de tecnologia avançada, incluindo a utilização de imagens de um satélite israelense para monitorar sistemas de água em larga escala¹, com uma taxa de assertividade de 80%.

Finanças sustentáveis como uma abordagem central. A Aegea se destaca como pioneira em finanças sustentáveis, sendo a primeira empresa de saneamento da América Latina a emitir um título de dívida vinculado à sustentabilidade (SLB, na sigla em inglês), levantando US$500 milhões em 2022. Desde então, a empresa avançou com outras captações, levantando US$ 800 milhões no mercado internacional (incluindo SLBs e títulos sustentáveis), servindo como referência para outras companhias que buscam explorar o mercado de finanças verdes.

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