XP Expert

Startup Unicórnio: entenda tudo sobre o tema!

Veja o que caracteriza as empresas que valem 1 bilhão de dólares!

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Startup Unicórnio: entenda tudo sobre o tema!

Startup é uma palavra que cada vez mais faz parte do vocabulário de empresários. É difícil não se deparar com ela na hora de pesquisar conteúdos sobre tecnologia, empreendimentos, inovação e gestão. 

Hoje em dia, diante das rápidas mudanças do mercado, o conceito de Startup vem sendo acompanhado por um termo muito curioso no ambiente corporativo: unicórnio. 

O conceito de Startup Unicórnio surgiu em 2013. Ele foi criado pela empresária Aileen Lee, uma das fundadoras do Cowboy Ventures. Mas afinal, o que é uma Startup Unicórnio? Qual é a diferença entre esse tipo de Startup e as outras? 

A começar, é pertinente que você saiba o que são – e onde estão – essas Startups. Desse modo, torna- se muito mais fácil aprender o que é necessário para se tornar uma, como é processo de criação e como encontrar quais organizações fazem parte dessa categoria. 

O que é uma Startup unicórnio? 

Uma Startup Unicórnio consiste em uma empresa de tecnologia. O que a diferencia das outras e a faz merecer o nome de unicórnio é o fato dela ser avaliada em mais de um bilhão de dólares. Isso ainda antes de abrir o seu capital em bolsas de valores e se tornar uma Sociedade Anônima

O valor de uma Startup é determinado por um conceito conhecido como Valoração de Empresas, também chamado de Valuation

De uma forma geral, os unicórnios atingem o valor de mercado ideal por meio da expectativa de ganhos que eles resultarão em um futuro próximo, pois se tratam de tecnologias disruptivas e escaláveis

Além disso, a inovação deve ser uma das principais características de uma Startup Unicórnio. Ela é uma das engrenagens fundamentais para esse tipo de Startup. 

Na prática, podemos usar como um exemplo de Startup Unicórnio, a Uber. Essa empresa revolucionou o transporte, permitindo que os usuários solicitem um veículo com alguns cliques em qualquer lugar e a qualquer momento. 

Hoje em dia, já existem em todo mundo, uma infinidade de empresas que podem ser consideradas Startup Unicórnio. 

O que é uma startup?  

Startup, de um modo geral, consiste em um modelo de negócio que deve apresentar duas características fundamentais:  

  • Escalável 
  • Repetível 

Em outras palavras, a empresa deve angariar um número elevado de clientes para obter lucro sem necessitar efetuar gastos altos diante do crescimento e da expansão do negócio. 

Também é importante ser repetível, ou seja, com capacidade de proporcionar aos clientes produtos iguais e com demanda constante. 

O que é uma aceleradora de Startups?

Uma Aceleradora de Startup consiste em empresas que desenvolvem programas de aceleração com o intuito de construir e estimular as atividades de uma empresa que ainda está conquistando espaço ou necessita de ajuda para “dar o pontapé inicial”.  

Diante disso, as aceleradoras ajudam as startups a otimizar os seus processos. Isso pode ser feito por meio de ajuda financeira, realizando cursos ou por meio de apoio científico, tecnológico e de pessoal, trazendo advogados e técnicos em diferentes áreas. 

Em troca disso, as startups podem disponibilizar participação nos negócios da empresa aceleradora. De um modo geral, isso pode ser feito na forma de Private Equity. 

Nesse aspecto, as Aceleradoras de Startup podem ajudar as startups desde o início até ela atingir o ponto em que já pode andar com as próprias pernas.  

Sendo assim, é por essa razão que as aceleradoras são tão importantes para que uma Startup se transforme em unicórnio. 

Não há uma fórmula mágica para que uma startup se torne unicórnio. No entanto, é possível seguir um padrão de técnicas, atitudes e estratégias que as startups que conquistaram essa categoria adotaram. 

Quais as diretrizes de uma Startup Unicórnio?

Duas pessoas em uma reunião conversando sobre as diretrizes de uma startup unicórnio.

Uma Startup pode ser considerada Unicórnio quando apresenta algumas características bem definidas.  

Diante do crescimento e desenvolvimento elevado, esse tipo de Startup precisa ter recursos que possibilitam tornar os processos escaláveis e estabeleçam diretrizes bem definidas.  

De um modo geral, a empresa unicórnio deve estar atenta para as novidades, seja no âmbito da economia, da tecnologia e outras áreas. 

Nesse caso, vamos entender algumas das principais diretrizes que as empresas unicórnio devem apresentar.  

Inovação

Inovação é um elemento importante para as empresas. E inovar consiste em encontrar novas oportunidades, trilhar novos caminhos e adotar maneiras diferenciadas para gerenciar um negócio. 

Não por acaso, hoje em dia já se fala muito em Gestão da Inovação, que basicamente é gerenciar novas ideias e conceitos, desde a origem das ideias até a sua execução na prática. 

A plataforma Spotify é um exemplo de inovação, pois ela alterou de forma significativa o modo como as pessoas ouvem música e conhecem novos artistas. Ou seja, ela entregou um modo diferenciado para algo que já é conhecido. 

Com inovação, as Startups já saem na frente com pioneirismo. Isso destaca tais empresas e as tornam diferenciadas. 

Investimentos em tecnologia

A maioria das Startups Unicórnios estão envolvidas com o segmento da tecnologia, uma área que sempre está em destaque em um mundo cada vez mais digital.  

O investimento em tecnologia não é uma obrigação, mas é um detalhe fundamental para viabilizar a inovação que esse tipo de startup precisa para crescer. 

Foco no cliente 

Os clientes devem ser a prioridade de qualquer Startup. Eles são o propósito da existência da empresa. 

Devido a isso, os produtos, os serviços e as soluções oferecidas devem ser planejados e desenvolvidos para proporcionar uma experiência satisfatória, resolvendo os problemas e as necessidades desses clientes. 

Invista com quem acredita no potencial do seu negócio. Sonhe grande e transforme o seu negócio com a XP Empresas! 

O que muda em uma startup ao tornar-se unicórnio?

Quando uma startup torna-se uma startup unicórnio, atinge um novo patamar devido ao crescimento, ela precisa se adaptar à nova realidade, muito diferente da fase inicial, em que a empresa ainda estava abrindo caminhos no mercado. 

Na prática, a empresa deve contar com recursos que reforcem a sua escalabilidade e a mantenham sempre nos rumos certos. 

Além disso, é necessário também que a empresa se mantenha atenta aos processos tecnológicos e as novidades, permitindo que ela tenha condições de manter um nível sempre alto de competitividade e entregar boas experiências para os clientes.   

Exemplos de startups unicórnios

Você já sabe o que é uma Startup Unicórnio. Mas você já viu alguma? Sabe identificar uma Startup desse tipo? 

Elas podem até ser raras, mas com certeza você já conhece uma Startup Unicórnio. Na lista a seguir, você vai se deparar até mesmo com empresas brasileiras que já são consideradas unicórnios.  

Gympass

Fundada em 2012, essa Startup atua no segmento dos exercícios físicos. Ela permite que empresas viabilizem a prática de atividades físicas para os seus colaboradores, possibilitando o acesso a diversas academias. 

Hoje em dia a empresa atua em várias cidades do Brasil e mais de mil empresas. Ela recebeu um aporte de 300 milhões de dólares. 

99

Ela atua no segmento de transporte e foi a primeira empresa brasileira a se tornar uma Unicórnio. Para isso, em 2018, ela recebeu um investimento de 100 milhões de dólares. 

Vtex

Startup que faz parte do segmento de e-commerce, ela foi fundada em 1999 e atua disponibilizando um sistema capaz de proporcionar que as empresas possam criar as suas lojas virtuais. 

NuvemShop

E falando em e-commerce, não dá para esquecer da unicórnio NuvemShop que foi fundada em 2011 e recebeu um aporte de 2 bilhões de reais.  

Daki 

Recém-nascida, ainda engatinhando no mercado de delivery, essa Startup, em 2021, recebeu um aporte de mais de duzentos milhões de dólares. 

Hotmart

Essa é uma empresa bastante conhecida por proporcionar e facilitar a venda de infoprodutos e cursos online. Em 2021 ela recebeu um aporte financeiro de mais de 700 milhões de reais, a colocando no grupo das Unicórnios. 

iFood

A conhecida empresa de delivery foi fundada em 2011 e conheceu um nítido crescimento em 2014, ao ser comprada pela Movile. A partir daí o caminho para se tornar uma Unicórnio foi aberto. 

XP Empresas: como transformar o seu negócio?

Fazer a transformação de um negócio exige expertise. É preciso ter profissionais dedicados a entender o mercado onde a empresa está situada e quais são os rumos que o negócio vai tomar para ir além.  

A XP empresas é uma divisão da XP Inc. que busca ajudar empresas pequenas, médias e grandes a fazerem a correta gestão financeira do seu negócio para encontrar as melhores oportunidades no mercado, com menos burocracia e soluções inteligentes para potencializar resultados. 

Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe. 

O time da XP é preparado para orientar a empresa a encontrar as melhores soluções para cada negócio de acordo com as possibilidades disponíveis no mercado e ajudar a traçar um plano de crescimento e saúde financeira. 

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

Você está na trilha:

Sua Empresa

Total relatórios

Aprenda Investir - Leitura recomendada

11 relatórios

Duração total

Aprenda Investir - Duração total

101 minutos de leitura

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.