Carteira de dividendos: Excelente alternativa para quem quer aumentar a rentabilidade dos seus investimentos

Quer ter rentabilidade? Saiba como montar uma carteira de dividendos rentável e ter renda extra no seu orçamento financeiro. Confira como montar a carteira.


Compartilhar:


Ter uma renda extra com regularidade é algo que brilha os olhos de muitos investidores, principalmente aqueles que investem em renda variável, por isso montar uma carteira de dividendos pode ser uma boa alternativa.

Uma carteira bem montada que contenha ações e/ou fundos imobiliários tem o poder de acelerar o crescimento do patrimônio, além de criar uma renda passiva e proteger o poder de compra do investidor.

Mas há um porém importante: montar uma carteira de dividendos não é somente escolher empresas boas pagadoras de dividendos e agrupá-las.

Para entender como você deve evitar armadilhas e conseguir montar uma estratégia vencedora, continue a leitura e aprenda mais sobre:

O que é uma carteira de dividendos?

O próprio nome da carteira já diz tudo: é um agrupamento de investimentos em renda variável (ações e/ou fundos imobiliários) de empresas que são vistas como boas pagadoras de dividendos aos acionistas.

Além disso, outra característica importante desse tipo de investimento é que o conjunto de aplicações deve ser preferencialmente de empresas que oferecem risco baixo.

Isso sem contar que o investidor precisa focar no médio e longo prazo para conseguir retornos consistentes.

Ao investir em empresas que pagam dividendos, o investidor acaba mitigando o risco da carteira na medida em que evita a preocupação com as oscilações do mercado.

Quando se escolhe uma carteira de dividendos, o investidor precisa paciência para deixar o dinheiro investido e aguardar pelo recebimento dos valores pagos periodicamente pelas empresas.

Vale ressaltar que a escolha das aplicações requer conhecimento e dedicação por parte do investidor, que não pode olhar somente dados rasos na hora de escolher. Afinal, lembre-se sempre que rendimento passado não é garantia de rendimento futuro.

Valores variam

Como o mercado financeiro é sensível a uma série de fatores internos e globais, os valores de dividendos pagos pelas empresas tendem a variar bastante.

Para saber se a empresa que você está de olho paga bons dividendos, analise o histórico de pagamentos. Afinal, algumas empresas pagam ótimos dividendos em um ano, mas passam depois por alguns períodos sem pagar nada aos acionistas. Procure por constância nesses pagamentos.

Avalie também qual é a periodicidade dos pagamentos de dividendos, já que, em alguns casos, há o pagamento dessa ‘renda extra’ mais de uma vez ao ano. Empresas maiores e mais consolidadas geralmente pagam dividendos maiores por possuírem fluxo de caixa maior.

Outra dica muito importante é a diversificação. Jamais coloque todo o seu dinheiro somente em uma empresa. Aí que entra o poder da carteira de dividendos no aumento dos seus rendimentos.

Investir todo o dinheiro em uma única empresa é uma estratégia ruim, já que o investidor vira ‘refém’ da empresa.

Ao montar sua carteira de dividendos, procure diversificar empresas e setores para mitigar riscos e aumentar a segurança dos seus investimentos.

Tipos de carteiras de dividendos

O tipo mais comum de carteira de dividendos é aquele que agrupa ações de empresas que pagam dividendos.

São aquelas empresas listadas na bolsa que buscam agradar cada vez mais os acionistas que investem de olho nos dividendos, já que são eles que ajudam a conseguir recursos para crescer e ter lucro.

Além das ações, os fundos imobiliários também são alternativas para compor uma carteira de dividendos com segurança e bons retornos.

Dividendos de Ações

Ao investir em empresas consolidadas que estão na bolsa e pagam bons dividendos, você terá em mãos uma poderosa ferramenta para fazer seu patrimônio crescer.

Isso porque há uma alternativa muito rentável para quem recebe os dividendos: o reinvestimento. Isso porque ele trabalha com a lógica dos juros compostos, aumentando os seus ganhos de forma exponencial.

Ao reinvestir os dividendos recebidos na bolsa, é possível ganhar com a queda do preço médio pago por ação. Além de ver um aumento no valor da sua carteira. Dessa forma, o investidor aumenta a quantidade de ações sem precisar colocar mais dinheiro.

Aqui, aproveitamos para dar mais uma dica importante. Aumentar a rentabilidade da sua carteira de ações que pagam dividendos nem sempre significa investir em empresas menores que estejam fora do radar da maioria dos investidores.

Se quiser adotar uma postura mais simples e segura, tente focar em empresas excelentes passam por circunstâncias incomuns.

Ou seja: compre empresas boas que estejam com preço baixo.

Quando o investidor compra ações de uma boa empresa por um preço baixo, a quantidade acaba sendo maior, aumentando também o dividendo recebido a cada nova distribuição.

Quanto mais dividendos, mais ações, e quanto mais ações, menor o preço médio e maior o seu patrimônio.

Dividendos de Fundos Imobiliários

Assim como as ações, os fundos imobiliários também são negociados em bolsa de valores. Os lucros dependem de uma série de fatores como o setor, a composição e o valor das cotas.

FIIs com imóveis mais bem localizados tendem a gerar retornos mais atrativos, geralmente. É o mesmo que acontece com os imóveis físicos, já que a valorização tende a ser maior.

Além do próprio rendimento das cotas, os fundos imobiliários também pagam aluguéis mensais, que também estão sujeitos às oscilações.

O principal fator que faz esse valor variar é a vacância (se as unidades disponíveis estão preenchidas ou não). Quanto maior o número de unidades alugadas, maiores serão os rendimentos.

No caso dos fundos de papeis, os aluguéis estão relacionados diretamente a alguns indexadores, como CDI, IGP-M e a própria taxa Selic. Conforme esses indexadores sobem, os dividendos dos FIIs também aumentam.

Carteiras Dividendos da XP – Outubro 2019

Carteira Dividendos

Conheça a carteira Top Dividendos XP,  a equipe de analistas da XP, comandada por Karel Luketic ajuda os leitores ao sugerir mensalmente investimentos em todas as classes de ativos.

As principais características dos papéis que compõem a carteira de dividendos são:

  1. Perspectiva de pagamento contínuo de dividendos;
  2. Dividend Yield atrativo, ou seja, que paguem um dividendo em % ao preço da ação atrativo;
  3. Gestão de qualidade e modelo de negócios sólido;
  4. Natureza mais defensiva.

Confira as opções de carteiras separadas por perfil de risco, além daquelas voltadas para ações, previdência, fundos imobiliários e de análise técnica.

Assessoria virtual

Além das análises dos especialistas da XP, você também poderá contar com um serviço gratuito de simulação de investimentos.

No site da assessoria virtual, você poderá montar carteiras de investimentos de acordo com o seu perfil e objetivos.

A ferramenta faz buscas na plataforma de investimentos da XP e sugere alternativas de acordo com os dados preenchidos no questionário, como limite disponível para investir, perfil de risco e horizonte de tempo.

Abertura de conta na XP

Depois de analisar os relatórios do site de Conteúdos da XP e checar na assessoria virtual qual é a carteira recomendada para você, o próximo passo é abrir sua conta na XP para começar a investir de fato.

Se não sabe como abrir a conta, leia esse passo a passo que preparamos com todos os detalhes e documentos necessários para o preenchimento do cadastro.

Além disso, reduzimos nossas taxas de corretagem para você investir em ações com a gente. É um motivo a mais para você abrir sua conta na XP e investir com a melhor corretora. Confira as taxas aqui.

Conclusão

Montar uma carteira de dividendos é uma excelente alternativa para quem quer aumentar a rentabilidade e diversificar com segurança.

E além de investir em ações que pagam dividendos, você também poderá investir em fundos imobiliários.

Lembre-se de reinvestir os dividendos sempre para poder potencializar o crescimento do seu patrimônio.

Além disso, é preciso analisar os fundamentos da empresa, e não somente quanto de dividendos ela paga.

Para finalizar, procure investir em empresas boas que estejam com um preço barato. Desta forma você poderá ter um ganho maior com a sua carteira de dividendos.

+ Quer viver de mercado? Conheça esse curso da Xpeed

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.