As ações de OI e OGX viraram penny stock. O que significa?

Já ouviu falar que as ações da OI e da OGX viraram penny stock, mas não sabe o que significa? Quer aprender mais sobre o mercado de ações e os seus termos? Preparamos esse conteúdo, para você entender: – O que são ações penny stocks? – Como saber se uma ação é considerada uma penny […]


Compartilhar:


Já ouviu falar que as ações da OI e da OGX viraram penny stock, mas não sabe o que significa? Quer aprender mais sobre o mercado de ações e os seus termos?

Preparamos esse conteúdo, para você entender:

– O que são ações penny stocks?

– Como saber se uma ação é considerada uma penny stock?

– Ações penny stocks: como funcionam?

– Como encontrar uma ação penny stock?

– Riscos das ações penny stock

– Agrupamento de Ações na Bovespa

Pump and dump e o Lobo de Wall Street

O que são ações penny stocks?

Penny stock em tradução livre do inglês significa “tostões”. São ativos negociadas na bolsa de valores por preços na casa de centavos (no caso do Brasil, em real, a moeda atual no Brasil).

Na grande maioria, os ativos chegam a esse valor por causa das dificuldades que a empresa enfrenta, podendo ser uma dificuldade de gestão, recuperação judicial com um valor muito baixo de capitalização ou até mesmo a falência.

Como saber se uma ação é considerada uma penny stocks?

Nos EUA, atualmente todas as ações que possuem um valor de mercado inferior a 5 dólares podem ser consideradas penny stocks.

Já no Brasil, as ações que possuem um valor menor que 1 real no período de 1 ano, podem ser consideradas penny stocks.

Como funcionam as ações penny stocks?

As ações penny stocks representam o momento atual da empresa, que sofreu diversas oscilações devido ao cenário crítico. Por isso, a queda de apenas 1 centavo no valor pode significar muito, dado que os valores iniciais ficam em menos de R$ 1.

Pode ser uma grande oportunidade para investidores de alto risco que buscam rentabilidade com especulações de mercado.

Não podemos esquecer que o ativo corre o risco de cada vez mais se desvalorizar e sofrer riscos de liquidez, podendo até mesmo não ser possível a recuperação do valor investido.

Como encontrar uma ação penny stock?

Através de estudos e análises é possível identificar picos para o investidor se beneficiar. Mas vale lembrar que operar com esse tipo de ativo requer um bom conhecimento de mercado, além de saber interpretar sinais e reconhecer alguns padrões de comportamento de ações e do mercado.

Não se trata de uma estratégia trivial, já que requer muito estudo e controle de risco. Por isso, tenha sempre em mente qual é o seu perfil de investidor para não fugir dele.

Riscos das ações penny stocks

Esse tipo de ativo é aconselhável para investidores com maior tolerância ao risco, por ser um ativo de alta volatilidade.

Principais Riscos:

– Baixa liquidez

– Volatilidade

– Possibilidade de grandes perdas

Agrupamento de ações na Bovespa

No Brasil, ativos considerados penny stocks devem seguir uma regra que foi criada em 2015. Quando um ativo atinge um valor menor que 1 real no pregão por 30 pregões consecutivos, a B3 envia uma notificação para que a empresa apresente um plano de ação para reverter a situação em no máximo 15 dias.

Após esse período, o mercado precisa ser informado sobre o plano de ação apresentado e os valores dos ativos.

Em muitos casos, as empresas optam pelo agrupamento das ações, o que permite reduzir o número de ativos disponíveis no mercado, aumentando o valor do mesmo.

Pump and dump e o Lobo de Wall Street

Uma das principais referências sobre penny stocks é a do investidor Jordan Belfort. Para saber mais sobre quem é ele, recomendamos que você assista o filme do “O Lobo de Wall Street”, com Leonardo Di Caprio.

O filme mostra a manipulação de mercado no final dos anos 80 com uma estratégia conhecida como pump and dump, que seria um esquema de manipulação através de declarações falsas para supervalorizção dos ativos, fato que resultou em um golpe de milhões de dólares.

Conclusão

Quando uma empresa anuncia que optou por uma estratégia de agrupamento de ações, estamos falando de penny stocks.

Esse tipo de ação penny stock é indicado para perfil agressivo com alto conhecimento do mercado de ações por ter alta volatilidade e risco de liquidez.

LEIA MAIS:

– Saiba como investir em ações

Entenda o que é IPO e como ele funciona

Entenda o significado dos códigos de ações

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.