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4 práticas essenciais para salvar empresas na crise

Há salvação para micro, pequenas e médias empresas mesmo em uma crise sem precedentes e com diversos impactos, basta seguir algumas destas recomendações

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4 práticas essenciais para salvar empresas na crise

“Gripezinha” ou uma das maiores crises da História? Não é preciso entrar nesse debate para reconhecer a realidade aos nossos olhos. Ruas vazias, portas do comércio fechadas, hospitais lotados e muitas mortes. A situação imposta pela pandemia do coronavírus chegou a proporções inimagináveis, culminando em um amontoado de choques em uma só crise.

O mundo vive um colapso de saúde, econômico e humanitário: já são mais de 1 milhão de pessoas infectadas, grandes potências mundiais estão esgotando seus recursos para minimizar os impactos na economia e há uma iminente crise de desemprego.

Diante desse cenário, como os negócios podem continuar? As empresas, de forma geral, veem sua operação diminuir muito de ritmo e, em alguns setores, se paralisar completamente.

As grandes companhias, em sua maioria, sofrem um baque terrível mas não a ponto de uma falência ou recuperação judicial — situação completamente oposta para as micro e pequenas empresas.

Mas há salvação, segundo o Head da XP Empresas, Rodrigo Moreira. O especialista elenca quatro práticas essenciais para os micro e pequenos empresários passarem pela crise do coronavírus.

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Priorize a saúde

Apesar de haver uma discussão de pesos nos impactos entre saúde e economia, Moreira é enfático: a saúde deve ser a prioridade, principalmente dos funcionários.

“Cuide dos seus colaboradores porque é fundamental preservar a saúde de todos. Se for possível, funcione como um polo de disseminação de informações. Procure mantê-los informados porque informação é uma arma fundamental no combate à pandemia. Procure tomar medidas simples e exequíveis, adaptadas à realidade de sua operação.”, recomenda o especialista.

É recomendável não economizar neste momento para manter a operação funcionando, segundo o Head de Empresas. “Criatividade, quando possível, também é um remédio importante. Sem dúvida, soluções encontradas em momentos de crise serão utilizadas no futuro”.

Mais do que nunca, informe-se e busque conexões

O seu negócio depende muito de fatores externos, sobretudo no Brasil e mais ainda durante uma crise que paralisa e deixa as pessoas em casa. É fundamental estar de olho no que o governo brasileiro oferta aos empreendedores.

A máquina pública do Brasil e das principais economias do mundo têm comprometido os seus orçamentos para estancar os danos do coronavírus. Várias medidas já foram anunciadas para conter os impactos, inclusive para ajudar empreendedores, comerciantes e empresas em geral.

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“Procure se informar incessantemente. Procure rodas de empresários e conecte-se. É importante consumir o máximo de benefícios que se enquadre à sua realidade. Esses pacotes serão de suma importância para que as empresas atravessem a turbulência pela qual estamos passando”, afirma Moreira.

Liquidez é importante, mas não é tudo

A questão operacional também é muito importante nessas horas. A busca por liquidez costuma ser a primeira reação quando se tem uma previsão de que o fluxo de caixa da empresa não vai se movimentar normalmente por um bom tempo.

O Head do XP Empresas salienta que essa corrida pelo dinheiro pode causar um colapso no mercado de crédito, o que acaba não sendo a melhor opção para resolver o problema da geração de caixa.

“Minha recomendação é que as empresas busquem uma relação equilibrada com seus clientes, parceiros financeiros e fornecedores. Na prática, é preciso buscar os credores e oferecer mais garantias, aceitar pagar um pouco mais caro e mostrar mais comprometimento do que nunca com o futuro do negócio”, diz Rodrigo Moreira.

Relação equilibrada nos negócios

Para ele, uma relação boa entre clientes e fornecedores é fundamental principalmente em época de crise. Ter empatia e buscar um ponto de equilíbrio entre as partes é bom para todos ,claro que não como gostariam mas a balança não pesa excessivamente para nenhum lado.

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“Não adianta aplicar a máxima ‘farinha pouca, meu feijão primeiro’ nesse momento. Desarticular a cadeia de suprimentos gerará uma destruição de valor em massa. Estamos em um momento de cooperação. A corrente é tão forte quanto os seus elos mais fracos. Parece e é clichê. Mas tende a ser verdade para muitas cadeias de valor, especialmente no pós-crise”, finaliza o especialista.

Mantenha a calma e tente se adaptar

Em uma das Lives que fizemos, o CEO global da Kraft Heinz, Miguel Patrício, disse que só há dois tipos de pessoas ou empresas em crises desse tamanho: as que sentam num canto para chorar ou reclamar e as que olham para a situação e tentam se reinventar para ultrapassar o sufoco. O segundo grupo, segundo ele, é que tem mais chances de sair vivo dessa guerra de saúde que se instalou no mundo.

Portanto, ficar recluso durante o baque não é opção para quem quer manter o negócio. “Este é o momento de ser disruptivo. Em muitos setores, vai ser preciso se reinventar. Mudar a forma de fazer negócios e mobilizar a força de vendas para se relacionar com seus clientes. Adapte-se. Talvez você não consiga reinventar completamente o seu negócio, mas pode ser que encontre novas fontes de receita, novos canais comerciais ou mais produtividade”, recomenda Rodrigo Moreira, Head da XP Empresas.

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