Esse ativo NÃO pode ser negociado por investidores não qualificados. A data de liberação está prevista para 28/03/23.
Em nossa atualização de junho de 2022, concluímos que a Vamos está aumentando seus yields de acordo com as taxas de juros mais altas no Brasil. Vemos essa conclusão como especialmente relevante visto que a Vamos continua a surpreender positivamente o mercado com crescimento de volume (R$1,6 bilhões em capex contratado no 1T22), enquanto o cenário macro impõe um desafio significativo (inflação alta e taxas de juros crescentes). No relatório em questão, nós: (i) apresentamos nossa análise de yield em detalhes; e (ii) revisamos nosso modelo para incorporar o maior nível de crescimento, assim como maior custo de capital (preço-alvo de R$19,00/ação mantido). Reiteramos nossa visão positiva de Vamos (nossa ação top-pick de Transportes).
Análise de yields indica disciplina de capital. Um dos principais pilares de nossa visão positiva em relação à tese de investimentos da Vamos é o poder de precificação da empresa (suportado, na nossa visão, por uma posição dominante em um mercado ainda inexplorado). Para fundamentar nossa tese, realizamos uma análise (detalhada a diante) e concluímos que a Vamos vem elevando seus yields de acordo com as taxas de juros crescentes, o que deve aliviar as preocupações dos investidores com a disciplina de capital em meio ao forte crescimento da empresa.
Revisando para cima nossas projeções de crescimento. Vemos na Vamos um forte potencial de crescimento decorrente de um mercado de aluguel de caminhões ainda inexplorado no Brasil (apenas ~1% de penetração). Embora permaneçamos relativamente conservadores em comparação com as indicações da administração (frota de ~69k no fim do ano de 2025e [caminhões e máquinas], vs. guidance de 100k), reconhecemos o forte crescimento contínuo e revisamos para cima nossas estimativas em ~20-30% para os próximos anos.
O cenário macro prejudica parcialmente o curto prazo. Após incluir os resultados do 1T22 em nosso modelo, estamos novamente elevando as estimativas para o médio-longo prazo. De 2021 a 2025, estimamos um CAGR² de EBITDA de 50% e um CAGR de lucro líquido de 37%. Embora a partir de 2024 elevemos as estimativas referentes à volume e crescimento do EBITDA, no curto prazo maiores despesas financeiras implicam em estimativas de lucro líquido menores (queda de 19% e 8% em 22-23, respectivamente).
O valuation continua atrativo, em nossa opinião. Vemos a VAMO3 sendo negociada em ~18x P/E para 2023e (23x para 2022e), o que vemos como uma oportunidade de valuation, considerando o forte crescimento e as perspectivas de retorno da empresa. Nosso preço-alvo baseado em um fluxo de caixa descontado implica em um potencial de valorização de 50% para o fim do ano de 2022 e um múltiplo P/E do preço-alvo de ~26x.
- Tem interesse em conhecer mais sobre outras empresas do setor? Acesse aqui outras análises e teses de investimentos da XP:
Nossos principais conteúdos sobre VAMO3
Acesse o nosso último relatório mais completo sobre as ações da Vamos aqui.
Quais os principais riscos de investir nas ações de VAMO3?
- Qualidade pior do que o esperado de serviços prestados por sua rede de motoristas terceirizados.
- Incapacidade de integrar adequadamente as aquisições recentes.
- Adoção mais rápida do que o esperado de outras alternativas de transporte vs. rodovias.
- Incapacidade de renovar contratos com clientes antigos.
- Alta nas taxas de juros.
- Competição mais acirrada do que o esperado contra competidores menores.
- Incertezas no cenário macroeconômico.
Últimos acontecimentos
Vamos Adquire a Empresa de Locação HM Empilhadeiras (Leia aqui)
- A Vamos anunciou a aquisição da HM Empilhadeiras (empresa que aluga e vende equipamentos intralogísticos novos). Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, vemos a aquisição positivamente devido: (i) à criação de uma nova unidade de negócios para a Vamos (a maior operação de aluguel de ativos intralogísticos do Brasil com 3.818 equipamentos); (ii) relacionamento reforçado com um grande stakeholder, a Toyota (referência mundial de qualidade no setor); e (iii) a um valuation aparentemente atrativo (~4,1x EV/EBITDA LTM, vs. ~14,4x da Vamos). Reiteramos nossa recomendação de Compra para a Vamos (nossa top-pick no setor de Transportes).
Follow-On: Tanque Cheio Para Mais Crescimento (Leia aqui)
- Vamos concluiu com sucesso seu follow-on de R$1,1 bilhão e reportou bons resultados no 3T21. Neste relatório, nós: (i) aumentamos nossas estimativas mais uma vez após incluir um balanço patrimonial mais robusto e resultados fortes do 3T21 (EBITDA +10% para ’22-23e, versus estimativas anteriores); e (ii) incorporar um cenário macro mais desafiador (revisando Preço-Alvo para R$19,00/ação, versus R$21,75/ação anteriormente).
Vamos Adquire a BMB, Companhia de Customização de Caminhões; Positivo (Leia aqui)
- A Vamos anunciou a aquisição da BMB (empresa latino-americana focada na customização de caminhões e ônibus para a Volkswagen/MAN), por meio de sua subsidiária Vamos Seminovos. Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, vemos a aquisição positivamente devido: (i) ao seu perfil estratégico de verticalização; (ii) a ser um potencial primeiro passo para a internacionalização da Vamos; e (iii) a reforçar o relacionamento com um grande stakeholder, a Volkswagen/MAN. Reiteramos nossa visão positiva e recomendação de compra para Vamos (nossa top-pick no setor de Transportes no Brasil).
Investor Day – Crescimento em Destaque (Leia aqui)
- A Simpar fez o seu primeiro Investor Day, com a presença de Fernando Simões (CEO e acionista controlador) e Denys Ferrez (CFO), bem como das equipes de gestão das subsidiárias. O principal destaque foi a apresentação de fortes expectativas financeiras para todas as subsidiárias listadas. Embora as projeções excedam amplamente nossas estimativas (consulte a Figura 2), elas corroboram nossa forte perspectiva de crescimento para o grupo (notavelmente nos segmentos de aluguel). Reiteramos nossa visão positiva sobre a Simpar (Vamos sendo a top pick) e nossa recomendação de Compra (preço-alvo de R$59,00, 23% de upside).
Opinião sobre os resultados divulgados
- Opinião sobre os resultados divulgados
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e avaliação no fim da página para nos ajudar a melhorar sua experiência.
Como a Vamos está posicionada no tema ESG?
Além da visão fundamentalista das ações por parte dos nossos analistas fundamentalistas, temos um time dedicado ao tema ESG que analisa diversas empresas com a visão sobre o tema. Embora vejamos um longo caminho ESG pela frente, reconhecemos positivamente as iniciativas da Fras-le dentro dessa agenda e esperamos que mais está por vir.
Clique aqui para acessar o relatório completo sobre a visão ESG da Vamos
Quem é a Vamos?
A Vamos opera sob um modelo de negócio integrado (semelhante às locadoras de veículos, apenas sem a divisão Rent-a-Car), oferecendo serviços que vão desde seu negócio principal de aluguel de caminhões e equipamentos até a atividade secundária de venda de ativos usados através de sua própria rede de lojas, e o negócio adicional de concessionárias para novos caminhões e equipamentos.
- Serviços de aluguel: portfolio composto por ~15.000 ativos (caminhões e equipamentos) terceirizados para empresas. Como parte de seus contratos de longo prazo, a Vamos também oferece serviços de manutenção, somando receita ao mesmo capital investido, aumentando assim o retorno implícito daquele contrato;
- Venda de caminhões usados: No final do ciclo de aluguel, a Vamos vende seus ativos através de uma rede de 10 lojas próprias (a única rede de vendas de caminhões usados com presença nacional);
- Concessionárias: A Vamos opera (i) 14 concessionárias de caminhões novos (sendo a TransRio a maior concessionária Volkswagen/MAN do Brasil), (ii) 15 concessionárias de máquinas e equipamentos agrícolas (a maior varejista de produtos Valtra) e (iii) 1 recentemente adicionada concessionária de equipamentos agrícolas da reconhecida marca Fendt. Vemos sinergias importantes das concessionárias da Vamos com sua operação de aluguel, pois adiciona escala e construção de relacionamento com montadoras e fornecedores de peças de reposição.
Para mais detalhes institucionais sobre a companhia, acesse o site de relação com investidores da empresa aqui.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!