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Vivara (VIVA3): COVID-19 pressiona resultados do 1T20, mas lucro surpreende positivamente

Conforme esperado, a Vivara reportou resultados fracos no 1T20, em função dos impactos da pandemia. Entretanto, o EBITDA ajustado de R$30 milhões surpreendeu positivamente as nossas estimativas em 19% (10% acima do consenso de mercado). Dessa forma, esperamos uma reação neutra do mercado e mantemos nossa recomendação de Compra e preço-alvo de R$30,00 para o final de 2020. Veja mais detalhes abaixo.

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Esperamos uma reação neutra. Conforme antecipado, os resultados da Vivara no primeiro trimestre de 2020 (1T20) foram pressionados pela crise desencadeada pelo COVID-19. No entanto, o EBITDA ajustado de R$30 milhões surpreendeu positivamente as nossas estimativas em 19% (10% acima do consenso de mercado). Mantemos nossa recomendação de Compra e preço-alvo de R$30,00 para o final de 2020. Veja mais detalhes abaixo.

Vivara (VIVA3): Resultados do 1T20

Resultados do 1T20 impactados pela crise

A receita líquida de R$ 206 milhões (-6,4% A/A) veio apenas 2% abaixo da nossa expectativa. O desempenho de vendas foi negativamente impactado pelo fechamento de 100% da base de lojas a partir do dia 20 de março (13 reabertas até o dia 14 de maio). Com isso, as vendas no conceito mesmas lojas caíram -7,4% A/A. Porém, vale ressaltar que até fevereiro a receita bruta apresentou crescimento de +10,7% A/A, com crescimento de vendas mesmas lojas de +6,8% A/A (apesar da sazonalidade desfavorável no período).

A margem bruta de mercadoria mostrou expansão de +0,6p.p A/A, apesar da forte alta do ouro no período. Entretanto, a margem bruta total (incluindo custos de fábrica) foi o destaque negativo do trimestre, com uma contração de -1,2 p.p A/A e -2,5 p.p abaixo das nossas estimativas. Na nossa visão, a perspectiva em relação à rentabilidade será um ponto chave a ser discutido com a companhia durante a teleconferência de resultados.

O EBITDA ajustado (ex-IFRS16) atingiu R$ 29,8 milhões, 19,3% acima da nossa estimativa. A margem EBITDA de 14,4% (XPIe 11,9%) apresentou uma contração de -3,3 p.p na comparação anual, decorrente do aumento de +9,5% A/A de despesas operacionais frente à queda brusca na receita após o fechamento temporário das lojas no final de março (estimamos que ~70% das despesas da companhia sejam fixas).

O lucro líquido ajustado de R$ 24,1 milhões ficou acima da nossa expectativa de R$ 13 milhões, apresentando uma sólida expansão de 45,6% na comparação anual, também suportado por uma alíquota de imposto reduzida.

Por fim, a geração de caixa de R$ 18,7 milhões foi um destaque positivo. A companhia terminou o 1T20 com uma posição de caixa líquido de R$ 174 milhões. Destacamos que a empresa tem a capacidade de honrar a totalidade dos seus passivos de curto prazo apenas com a posição de caixa atual de R$ 473 milhões.

Outros destaques operacionais

Aceleração do e-commerce no 2T20. As vendas da operação de e-commerce (8,4% da receita no 1T20) apresentaram uma aceleração importante a partir da primeira semana de abril, com iniciativas como (i) venda direta via funcionários das lojas (140 vendedoras ativas), (ii) aceleração do ship-from-store, e (iii) maior investimento em marketing. O canal encerrou o mês de abril com R$ 24,8 milhões em vendas (três vezes maior do que o resultado no mesmo período do ano anterior), com contínua aceleração em maio.

Reduzindo o plano de novas lojas para 2020. A companhia divulgou uma revisão no plano de investimentos em novas lojas, reduzindo o número de aberturas previstas em 2020 de 50 novas unidades para 21 (12 já inauguradas). Ressaltamos que a nova meta está em linha com a nossa estimativa de 25 novas lojas para o ano.

Nossa visão sobre o resultado

Esperamos uma reação neutra ao anúncio. Apesar dos números fracos, conforme esperado, o resultado veio acima das nossas expectativas e do consenso de mercado. Acreditamos, todavia, que a evolução da margem bruta no ano seja um ponto de atenção a ser explorado com a companhia.

Mantemos nossa recomendação de Compra para as ações de Vivara (VIVA3) e preço-alvo de R$30,00 para o final de 2020. Na nossa visão, a Vivara tem os recursos não só para atravessar os períodos mais críticos da crise, mas também para acelerar eventuais ganhos de participação de mercado com a retomada das atividades.

Para saber mais, acesse a nossa tese de investimento pelo LINK.

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