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Varejo XP – Pesquisa de Posicionamento: Fevereiro de 2024

Nesse relatório, trazemos as principais conclusões da nossa pesquisa de posicionamento no setor de varejo com investidores institucionais.

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Melhora no sentimento ainda foi não refletida completamente no posicionamento

Conduzimos uma pesquisa de posicionamento com investidores institucionais, na qual mapeamos o posicionamento, os riscos e potenciais gatilhos pro setor de varejo. As nossas principais conclusões foram: i) o sentimento em relação ao setor vem melhorando e começando a ser refletido em um posicionamento mais positivo; ii) resultados trimestrais melhores continuam sendo o principal fator para levar os investidores a aumentarem exposição no setor; iii) Macro, novas revisões de lucro e impostos são as principais preocupações; e iv) Alta-renda continua a maior convicção, com VIVA se destacando e ainda sendo o nome mais acompanhado para um possível ponto de entrada, enquanto a exposição a varejistas alimentares aumentou significativamente desde Outubro/23, provavelmente em cima da recuperação da inflação alimentar. Mantemos VIVA, ASAI e GMAT como nossas preferências do setor.

Mapeando o posicionamento dos investidores. Realizamos uma pesquisa sobre o atual posicionamento e percepção dos investidores em relação ao setor de varejo. Tivemos cerca de 50 respondentes, sendo a maioria (68%) de fundos long only.

A melhora do sentimento ainda não se reflete totalmente no posicionamento. De acordo com nossa pesquisa, o sentimento em relação ao setor está mais construtivo, com 91% dos investidores neutros ou otimistas, em comparação com 63% na última pesquisa. Como resultado, o posicionamento tem melhorado, com 33% dos entrevistados aumentando sua exposição ao setor recentemente, embora apenas 50% estejam acima do Índice (contra 44% em nossa última pesquisa).

A dinâmica de resultados continua soberana. Quando perguntados sobre o que os levaria a aumentar a exposição a esse setor, a recuperação dos resultados das companhias (50%) foi novamente a mais votada, seguida por fatores macroeconômicos (30%, vs. 8% anteriormente), que ganharam relevância em cima das discussões tributárias (7%, vs. 20%) após a aprovação da MP 1.185 (leia mais aqui). Além disso, a dinâmica de resultados ainda é o principal critério considerado para adicionar um papel de varejo à carteira, seguido por valuation (#2) e risco de execução (#3), superando estratégias de longo prazo (#4).

Macro, impostos e revisão de lucros como os principais riscos. O cenário macroeconômico continua sendo o principal risco a ser monitorado, enquanto os temores sobre as implicações das recentes discussões tributárias foram mencionados por 30% dos investidores (veja nossa última publicação sobre impostos aqui), ocupando o segundo lugar, seguido pelo risco de revisões para baixo de lucros.

A alta renda continua sendo a jogada mais consensual. As varejistas de alta renda continuam a ser, de longe, a ação mais consensual, com 74% dos investidores possuindo-a, seguida por um posicionamento mais pesado nas varejistas alimentares, com 50% dos entrevistados possuindo-a, em comparação com 25% anteriormente.

VIVA, MELI e ARZZ continuam sendo as favoritas. Em termos das maiores convicções, VIVA (41%), MELI (39%) e ARZZ (28%) se destacam, enquanto NTCO (24%, vs. 4% anteriormente) ultrapassou LREN (22%), e agora ocupa a 4ª posição. Observamos que a VIVA (28%) e a ARZZ (26%) são os nomes mais monitorados, seguidos pela SMFT (24%), enquanto o interesse pela SOMA e pela RADL diminuiu fortemente (-20p.p e -24p.p, respectivamente).

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