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Varejo XP: Feedback do Mercado Livre Experience 2024

Nós participamos do Mercado Livre Experience 2024. Leia a nossa visão.

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Muita coisa sendo feita; Vestuário, Alimentos e Ads como foco

Esta semana, nós participamos do Mercado Livre Experience (fora da cobertura), a maior conferência do MELI na América Latina, com mais de 15 mil participantes, incluindo vendedores, fornecedores e executivos chave. Apesar de não termos participado de todos os painéis e apresentações, trazemos as principais conclusões que tiramos do evento:

Promoção e anúncio de novas funcionalidades. A empresa aproveitou a oportunidade para anunciar e promover oficialmente as principais iniciativas, incluindo: i) o lançamento de uma plataforma personalizada para vendas B2B, com descontos progressivos por volume; ii) Mercado Shops, um recurso para apoiar as PMEs a lançar suas próprias lojas, com taxas competitivas, juntamente com um serviço de assessoria gratuito; e iii) Clips, um recurso de vídeos curtos que suporta um aumento de tráfego de até 5x por oferta.

Ajuste da oferta MELI+. O MELI também atualizou seu programa de fidelidade, que agora conta com duas ofertas distintas: Essencial (R$9,9/mês) e Total (R$27,9/mês). Entre as principais diferenças entre os dois está o acesso/desconto nas principais plataformas de streaming (Disney+, Deezer e Max), disponível apenas no plano Total. Além disso, o cashback através do MELI Dolar, a criptomoeda da empresa, agora também é oferecido para ambos os planos.

O vestuário e a alimentação como as principais categorias alvo. A companhia reforçou o seu foco na categoria de vestuário, expandindo o programa para digitalizar os lojistas que ainda não vendem online em 4 novas cidades e atualizaram a política de devolução/troca de vestuário. Na frente de alimentos, a companhia tem agora 3 centros de distribuição que enviam encomendas da categoria e lançará uma campanha de marketing para reforçar a entrega rápida.

IA apoiando os níveis de serviço. Os executivos destacaram que a IA está sendo utilizada para apoiar os níveis de serviço/oferta através da i) otimização dos mecanismos de busca; ii) melhoria da descrição e das fotografias de cada oferta; e iii) ajudando os vendedores a responder os consumidores e a filtrar as opiniões sobre os produtos.

Ads cada vez mais no centro das atenções; a logística continua sendo fundamental. Por fim, notamos que os anúncios continuam ocupando um lugar central, com um maior número de apresentações e stands. Nesse sentido, os executivos reforçaram que o aumento de vendas pode chegar a +30%, dependendo da campanha utilizada. Quanto à logística, o MELI espera abrir 11 novos CDs até ao final de 2025, também expandindo a utilização de robôs, que permitem uma redução de 15% na necessidade de espaço, ao mesmo tempo que reduzem os tempos de processamento de encomendas em 20%.

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