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Varejo XP: Feedback da Convenção de Franqueados da Panobianco

Preparando-se para um novo ciclo de crescimento

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Participamos da Convenção de Franqueados da Panobianco na última sexta-feira (21 de novembro). A Panobianco é a segunda maior rede de academias do Brasil, com 350 unidades atualmente. O evento contou com apresentações de executivos e stakeholders importantes e mostrou que a empresa está claramente preparando sua governança para um ciclo de crescimento mais agressivo, com a meta de alcançar 1.000 academias até 2028 e superar a Smart Fit no Brasil em médio prazo. Em nossa visão, há espaço para o crescimento tanto da Panobianco quanto da Smart Fit, já que a penetração de academias no Brasil ainda é baixa e o foco geográfico das empresas tem sido, em grande parte, complementar (Smart Fit nas grandes cidades e Panobianco nas regiões do interior). Ainda assim, continuaremos monitorando de perto a evolução do cenário competitivo para mapear potenciais riscos futuros.

A convenção pareceu ser um marco na governança da Panobianco. Os principais destaques incluíram:

  • O papel ativo de Chris Rondeau no Conselho, oferecendo mentoria semanal ao CEO da Panobianco e compartilhando as melhores práticas de sua gestão como CEO da Planet Fitness. Ele enfatizou que o marketing é estratégico e deve continuar sendo um investimento constante para apoiar um crescimento saudável no número de novos membros.
  • Um novo plano estratégico com metas claras de médio e longo prazo, acompanhado de ajustes na governança para suportar o crescimento futuro. Como exemplos principais, destacamos (i) a profissionalização da diretoria, com Andre Panobianco assumindo o Conselho e Felipe Barth como CEO; e (ii) a contratação da KPMG para auditar as demonstrações financeiras a partir de 2025.
  • Um ciclo de renovação para academias selecionadas, focado na substituição de equipamentos antigos e na padronização da rede. A empresa oferecerá opções de financiamento por meio de seu novo FIDC.
  • Maior foco no relacionamento com os franqueados, incluindo a recente criação de um Conselho de Franqueados e de um grupo G10, que devem ajudar no objetivo da Panobianco de construir multi-franqueados para profissionalizar o negócio. Além disso, a empresa está aproveitando seu poder de negociação para obter melhores condições para os franqueados (ex.: seguros) e centralizando decisões para garantir uma operação mais homogênea.
  • O Wellhub como parceira estratégica, apoiando o crescimento incremental de membros (ex.: Geração Z) e oferecendo alternativas de financiamento para as necessidades de capital de giro dos franqueados.
  • Esforços de digitalização, que ainda estão em estágio inicial, mas já apresentam resultados positivos iniciais. A empresa também lançou um projeto piloto de pré-vendas que está entregando indicadores promissores, enquanto implementa um novo ERP que deve ser utilizado em algumas franquias.
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