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Varejo XP: Endereçando as 4 principais preocupações dos investidores sobre o Varejo Alimentar

Neste relatório, abordamos o que consideramos ser as quatro principais preocupações dos investidores em relação ao varejo alimentar.

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Não é um setor óbvio, mas as tendências parecem já estar precificadas

Neste relatório, abordamos o que consideramos ser as quatro principais preocupações dos investidores em relação ao varejo alimentar: i) dinâmica pressionada das vendas mesmas lojas; ii) alternativas de pagamento mais agressivas; iii) alavancagem vs. taxas de juros mais altas por mais tempo; e iv) revisão de lucros para baixo à frente. No geral, não esperamos uma deterioração estrutural do formato, uma vez que os pares do Atacadão não estão seguindo sua estratégia, possivelmente devido a um ROIC pouco atrativo (XPe em um dígito alto), enquanto esperamos que as tendências de vendas mesmas lojas sejam ligeiramente melhores no segundo semestre de 2024, com base de comparações mais fáceis e inflação de alimentos marginalmente mais alta. No entanto, esperamos uma recuperação mais lenta do volume, enquanto o aumento das taxas de juros deve levar a outra revisão dos lucros para baixo. Por fim, atualizamos nossas estimativas e destacamos a GMAT como nossa preferida.

Abordando as quatro principais preocupações dos investidores. O varejo alimentar foi um dos segmentos mais discutidos no setor, com investidores muito preocupados com as tendências estruturais do formato do atacarejo. Assim, abordamos o que consideramos ser os quatro principais tópicos em destaque:

  • Dinâmica de vendas mesmas lojas pressionada: Embora tenhamos observado um cenário macro marginalmente melhor, as vendas mesmas lojas do atacarejo não tem respondido na mesma medida. Em nossa opinião, essa desconexão é explicada pelo aumento da concorrência, com quase 500 aberturas nos últimos 3 anos, e pela pressão sobre os volumes, com a reduflação como ofensora. Embora acreditemos que os volumes devam se recuperar em algum momento, esperamos que as tendências de vendas mesmas lojas sejam ligeiramente melhores em comparação com o 1S24, principalmente em função de bases mais fáceis e da aceleração marginal da inflação de alimentos.
  • Alternativas de pagamento mais agressivas: Mapeamos as estratégias de pagamento dos players em alguns estados do Brasil e observamos que nenhum seguiu o Atacadão, enquanto alguns já o ofereciam antes (principalmente nos estados do Norte). Além disso, realizamos uma análise de sensibilidade do ROIC marginal dessa estratégia e estimamos que ele seja de aproximadamente 9% (pág. 7).
  • Alavancagem: Um dos ventos favoráveis esperados pelos varejistas alimentares para 2024-25e era o alívio do ônus da taxa de juros dado seu declínio. Como agora voltamos a um ciclo de alta à frente, a desalavancagem deve ser mais lenta, enquanto os varejistas podem precisar usar outras estratégias para ajudar a lidar com o nível de alavancagem atual.
  • Revisão dos lucros para baixo: Com base em nossas estimativas atualizadas, devemos ver mais revisões de lucros para baixo para ASAI e CRFB, já que nosso lucro líquido está ~10-15% abaixo do consenso, respectivamente, principalmente em resultados financeiros mais pesados. No entanto, GMAT se destaca de seus pares, com nosso número ligeiramente acima do consenso.

Recomendações inalteradas; GMAT como a favorita. Rolamos nosso preço-alvo para o final de 2025, com ASAI e GMAT em Compra e CRFB em Neutro. O GMAT é nossa preferida, com base em uma dinâmica sólido de resultados à frente, aliado a um valuation atrativo, enquanto continuamos construtivos com ASAI, devido ao seu sólido histórico de execução e à narrativa de desalavancagem. Por fim, continuamos cautelosos com o CRFB devido à recente estratégia de parcelamento de 3x da empresa e às perspectivas do formato hiper.

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