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Varejo XP | Acompanhamento de preços de vestuário #8

Lojas Renner aumenta preços enquanto C&A eleva itens em promoção

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Nesta edição do nosso Tracker de Vestuário, destacamos: (i) a Renner aumentou os preços em cerca de 2% mês a mês M/M, impulsionada pelas categorias Jeans e Básicos, enquanto a C&A reduziu preços, principalmente em Infantil, Jeans e Básicos; (ii) nosso Índice de preço da moda XP indica que Renner e C&A aumentaram preços para itens de entrada da coleção, embora tenham reduzido levemente os preços dos itens mais caros; (iii) a C&A aumentou as promoções e o desconto médio oferecido, enquanto a Hering aumentou a porcentagem de itens em promoção, mantendo o preço médio estável, e a Zara lançou sua liquidação de inverno; e (iv) a C&A continua liderando as altas de preços no acumulado do ano (YTD), com +10%, seguida por Zara e Hering (ambas com +8%).

Um rápido lembrete sobre como a análise foi feita. Como acreditamos que a dinâmica de preços é uma métrica chave para o crescimento da receita dos varejistas, acompanhamos uma cesta selecionada de 25 a 35 SKUs no e-commerce das marcas: i) Índice de preços de lojas de departamentos XP, para Renner, C&A e Riachuelo em oito categorias (mais detalhes na página 3); ii) Índice de preços de vestuário XP, que inclui Hering, Zara, MELI, Shein e Shopee, mas com menos categorias, devido a menor base comum; e (iii) Índice de preços da moda XP, composto por 10 produtos comparáveis por marca, com preços de 2 SKUs por produto (por exemplo, a alternativa mais barata e a mais cara).

Começando a ver leves aumentos de preços na Renner. Após reduzir preços no mês passado, nosso tracker apontou para leves aumentos (+2% M/M), principalmente nas categorias Jeans (+15%) e Básicos (+3%), enquanto seus concorrentes mantiveram preços relativamente estáveis. No entanto, a C&A teve mais uma rodada de queda de preços, principalmente em Infantil (-8% M/M), Jeans (-4%) e Básicos (-3%), enquanto aumentou preços nas categorias beleza (+7%) e calçados (+2%). Observamos que: (i) nosso tracker continua indicando a C&A com um posicionamento de preço relativamente mais alto em comparação aos concorrentes (~12% de prêmio em média), principalmente em Básicos, Alfaiataria e Esportes; e (ii) este foi o segundo mês consecutivo que a C&A reduziu preços em Básicos, com queda de 11% em relação a abril, embora mantendo um alto prêmio sobre os concorrentes (mais de 20%).

Renner e C&A aumentam preços para produtos de entrada em itens de coleção. Segundo nosso índice de preços da moda, Renner e C&A adotaram estratégias muito alinhadas para itens de coleção, aumentando preços em média 5% entre as alternativas mais baratas, enquanto reduziram levemente (-3%) os preços dos itens mais caros. Quanto à Riachuelo, implementou um corte médio de 4% para ambos. Como resultado, a Renner permanece como a opção mais acessível para produtos de entrada, com preços cerca de 15% inferiores aos da C&A, embora esta última continue sendo a mais barata em produtos de maior valor.

C&A se destaca com aumento de promoções; Zara lança liquidação. A C&A se destacou entre seus pares, com aumento no número de SKUs com desconto, atingindo 54% dos SKUs mapeados (+14 pontos percentuais M/M), enquanto o desconto médio subiu para 38% (+15 pontos percentuais M/M). De forma semelhante, a Hering também aumentou o número de produtos em promoção, alcançando 30% (+13 pontos percentuais M/M) do total mapeado, embora com o desconto médio estável. Outros pontos interessantes a destacar: (i) a Zara lançou sua liquidação de inverno, evento tradicional para troca de coleção, com 74% dos itens monitorados em promoção e desconto médio de 40%; e (ii) os marketplaces asiáticos continuam sendo os players mais promoções, com 100% dos itens da Shein em promoção.

C&A continua liderando altas de preços no acumulado do ano. A C&A permanece líder em altas de preços no acumulado do ano, com aumento de 10%, possivelmente devido ao reposicionamento de preços da empresa, dado o aprimoramento da qualidade dos produtos e a percepção de moda da marca, seguida por Zara (+8%) e Hering (+8%). Vale destacar que Renner e Riachuelo são as que apresentam os menores aumentos.

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