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Varejo: Feedback do evento MELIXP do Mercado Livre; veja o que é relevante para a nossa cobertura de e-commerce

Participamos hoje do MELIXP, um evento promovido pelo Mercado Livre focado em apresentar e discutir as principais iniciativas e tendências do setor. Saiba os detalhes abaixo

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Participamos hoje do MELIXP, um evento promovido pelo Mercado Livre (não coberto) focado em apresentar e discutir as principais iniciativas e tendências do setor. Em nossa opinião, o evento corroborou nossa visão ainda cautelosa em relação aos players brasileiros de e-commerce, uma vez que a concorrência continua acirrada, visto que o MELI está acelerando seus investimentos em um momento em que as companhias brasileiras estão mais cautelosas e seletivas, priorizando a geração de caixa. Diante disso, mantemos nossa recomendação Neutra para todos o players de e-commerce em nossa cobertura

Durante o evento, foram promovidas diversas palestras em quatro etapas diferentes: i) #vctransforma, com foco em tendências futuras e inovação; ii) #vcvendeu, com foco em vendedores em estágio inicial que ainda estão acelerando suas vendas; iii) #vccresceu, focado em ajudar os vendedores a escalar seus negócios; e iv) #vcvenceu, focado em vendedores mais maduros. Apesar de não termos participado de todas as palestras, uma vez que aconteceram de forma simultânea, compartilhamos aqui alguns insights interessantes tirados ao longo do nosso dia:

  • MELI está acelerando o crescimento do GMV T/T. De acordo com Fernando Yunes, Country Lead da companhia no Brasil, a empresa pretende entregar um maior crescimento de GMV no 3T vs. 2T (+19% A/A), o que já está acontecendo, vs. tendências de desaceleração de crescimento para os players locais
  • Impulsionar os investimentos para entregar crescimento. O MELI destacou várias iniciativas e investimentos que está implementando para acelerar o crescimento, como o lançamento de vídeos de 10 segundos dentro de sua plataforma e oferta de cashback, Mercado Coin, aumento dos investimentos em marketing, com uma campanha de TV lançada nesse mês, uma forte estratégia de cupons e Marcos Mion como o novo embaixador da marca.
  • A estratégia da Black Friday (BF) é antecipar e espalhar as promoções. Embora os executivos tenham notado que a sobreposição da Copa do Mundo com a BF é um ponto de atenção, eles acreditam que isso pode ser de alguma forma mitigado pela antecipação das promoções desde o começo de novembro. Notamos que o MELI mencionou que esta deve ser a maior Black Friday em termos de investimentos comerciais e de marketing.
  • Otimistas com a copa do mundo. A Copa do Mundo foi um tópico discutido em diversas palestras, com os executivos destacando que podem haver oportunidades para diversas categorias. Neste sentido, a companhia lançou uma campanha com página dedicada, chamada Torcida MELI, no qual produtos associados à Copa do Mundo como alimentos, bebidas, roupas temáticas, TVs, etc. são anunciados.
  • Fashion ganhando representatividade na plataforma. Uma das apresentações focou nas iniciativas Fashion do Mercado Livre, com a companhia reformulando o layout de sua página de moda, implementando um tom mais promocional para incentivar a conversão e destacando marcas conhecidas para trazer credibilidade. A companhia destacou que já é o maior marketplace fashion do Brasil e da América Latina, com calçados sendo uma categoria relevante. Além disso, apresentou indicadores interessantes como a taxa de abandono de 2-2,5%, recorrência de compra da categoria (de 3,3x) e potencial de cross-selling entre as categorias, com Casa&Decoração e beleza tendo as maiores sobreposições com fashion.
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