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Ultrapar (UGPA3) | Novo programa para combater a pobreza energética: Gás do Povo lançado

Governo lançou o programa Gás do Povo. Confira nossas impressões e possíveis impactos

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Nesta quinta-feira (4), o governo brasileiro lançou oficialmente o programa Gás do Povo em um evento com a presença do presidente Lula. A iniciativa visa combater a pobreza energética, ampliando o alcance do programa Auxílio Gás existente de 5,1 milhões para 15,5 milhões de famílias. Acreditamos que o programa seja positivo para as empresas distribuidoras de GLP devido à criação de demanda, incluindo a Ultragaz, subsidiária da Ultrapar (UGPA3). Em um tom mais cauteloso, continuamos preocupados com o potencial impacto negativo sobre os preços e as margens de distribuição. Por fim, outro aspecto positivo é que o texto da medida provisória (MP) não inclui nenhuma das mudanças regulatórias que foram levantadas como riscos potenciais (por exemplo, enchimento parcial de botijões P13 ou fim da exclusividade da marca). Acreditamos que a discussão regulatória ficará restrita à audiência pública da ANP.

O novo escopo. O programa introduz uma mudança estrutural na forma como os subsídios ao GLP são concedidos às famílias de baixa renda. O modelo anterior (Auxílio Gás) baseava-se em transferências bimestrais em dinheiro equivalentes a 50% do preço médio do botijão de GLP, que não estavam vinculadas à compra efetiva de botijões de GLP. A nova estrutura (Gás do Povo) acrescenta um segundo mecanismo: o subsídio integral dos botijões de GLP (P13), distribuídos diretamente por meio de revendedores autorizados. A Medida Provisória (MP 1.313/2025) formaliza essa abordagem dupla e modifica o marco legal estabelecido pela lei original do Auxílio Gás. Ambos os mecanismos visam famílias registradas no cadastro social federal (CadUnico) com renda mensal per capita de até R$ 759 (metade do salário-mínimo), com prioridade para os beneficiários do Bolsa Família (renda inferior a R$ 218).

Orçamento e escala. O programa será financiado com R$ 3,6 bilhões em 2025 (orçados no âmbito do atual programa Auxílio Gás) e R$ 5,1 bilhões em 2026. O governo espera adquirir cerca de 65 milhões de botijões de GLP anualmente por meio do programa (equivalente a cerca de 17% da demanda nacional). Em 2026, o número de botijões distribuídos deverá chegar a 58 milhões, refletindo o crescimento do programa. A distribuição será dimensionada de acordo com o tamanho da família: (i) famílias com dois membros receberão até três botijões por ano; (ii) famílias com três membros receberão até quatro botijões; e (iii) famílias com quatro ou mais membros terão direito a até seis botijões por ano. A implementação deverá começar em novembro de 2025 e acelerar até março de 2026, quando o programa deverá atingir cobertura total.

Como funciona. Os beneficiários irão recolher os botijões de GPL diretamente nos revendedores autorizados. O pagamento será processado pela Caixa Econômica Federal diretamente aos revendedores. O benefício será validado eletronicamente através de um dos quatro mecanismos: um aplicativo (vale digital), um cartão específico do programa, um QR código (através do cartão Bolsa Família ou agências da Caixa) ou o próprio cartão Bolsa Família. O preço de referência será calculado pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Ministério da Fazenda, com base nos dados da ANP, e definido em nível estadual. Os custos de entrega não estão incluídos no subsídio. Notavelmente, os distribuidores autorizados pela ANP serão obrigados a assinar um termo de compromisso com o governo federal para garantir o acesso ao programa em municípios sem varejistas participantes — particularmente em cidades onde detêm pelo menos 10% de participação no mercado.

Implicações para o setor. Consideramos que o programa é potencialmente positivo para o setor de GLP, especialmente em termos de criação de demanda incremental. Embora parte do volume subsidiado provavelmente substitua a demanda já existente (por exemplo, famílias que já utilizam GLP), estimamos que a demanda adicional possa ser de cerca de 7% do volume atual do mercado, principalmente proveniente de famílias que atualmente dependem de combustíveis de biomassa, como madeira e carvão vegetal. No entanto, sinalizamos riscos potenciais de queda nos preços e margens no segmento de distribuição de GLP. A magnitude do impacto dependerá do preço de referência adotado pelo governo e dos detalhes operacionais ainda a serem divulgados.

Próximos passos. O regulamento operacional do programa ainda não foi publicado. Detalhes importantes da implementação, incluindo mecanismos de reembolso aos varejistas, metodologia de precificação e validação de elegibilidade, serão definidos em atos regulatórios subsequentes. O programa será regido por um comitê diretor permanente coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, com a participação da Caixa, ANP, Receita Federal e Dataprev. A Medida Provisória entra em vigor imediatamente, mas requer aprovação posterior do Congresso para ser convertida em lei permanente.

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