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Transportes: Prévia de Resultados do 3T22; Rumo e Vamos são os destaques positivos

Confira as nossas estimativas para os resultados do 3T22 para as empresas de Transportes

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Em Transportes, destacamos: (i) um forte trimestre operacional para a Rumo conforme as exportações de grãos enfrentam fortes perspectivas de volume no 2S22, com dinâmica positiva de yield devido aos custos de logística relativos favoráveis (nossa estimativa de R$1,4 bilhões de EBITDA está 13% acima do consenso); (ii) resultados mistos para as empresas de aluguel de carros com (a) a Localiza provavelmente reportando resultados neutros (em grande parte poluídos pelo primeiro trimestre reportado após a fusão com a Unidas), e (b) esperamos que a Movida mostre resultados mais fracos à medida que o segmento de Seminovos normaliza seus resultados para margens mais baixas (lucro líquido -29% T/T); e (iii) resultados continuamente fortes no aluguel de caminhões com a Vamos (nossa top-pick) reportando resultados otimistas mais uma vez (forte crescimento com preços sustentados em níveis elevados).

  • Vamos (VAMO3 | Compra): Os resultados do 3T22 da Vamos devem reforçar seu forte momento, com base em: (i) forte crescimento da frota em operações de locação (frota de caminhões +79% A/A, +14% T/T); (ii) sólido desempenho de capex contratado (em linha com os ~R$ 1,5 bilhão reportados no 1T-2T), provavelmente atingindo o guidance de 2022 em 9M22; e (iii) precificação sustentada (yield marginal) em novos contratos, apesar dos fortes volumes (indicando forte poder de precificação em meio ao cenário desafiador de inflação elevada e altas taxas de juros). Como consequência, esperamos que o EBITDA cresça +82% A/A (+18% T/T) e o lucro líquido cresça 30% A/A (+2% T/T), apesar do forte aumento das despesas financeiras líquidas.
  • Rumo (RAIL3 | Compra): A Rumo deve apresentar resultados fortes para o 3T22 (EBITDA +18% T/T), confirmando expectativas de melhora na dinâmica dos resultados em relação ao 1S22, que viu as dificuldades de safra na Malha Sul, bem como os desafios de yield na Malha Norte. Além disso, esperamos que o momento operacional mais forte permita que a empresa entregue EBITDA acima da faixa superior do guidance para 2022 (’22 XPe de R$ 4,7 bilhões). Finalmente, esperamos que o momento mais forte de yield do segundo semestre mantenha as expectativas positivas do mercado para 2023.
  • Localiza (RENT3 | Compra): Espera-se que os resultados do 3T22 da Localiza sejam os primeiros a incluir números combinados, incluindo a recente fusão com a Unidas. Notamos, no entanto, que a venda de remédios exigida pelo CADE (principalmente ~50k veículos RaC) só será excluída dos resultados reportados a partir do 4T22 em diante. Apesar da incerteza causada pela combinação de negócios, esperamos que a Localiza registe resultados relativamente positivos em relação ao seu principal par Movida, já que (i) sua margem EBITDA da Seminovos se normaliza mais gradualmente, e (ii) a administração muda a estratégia para uma maior adição da frota líquida no trimestre. Previsão para o trimestre: (i) receita líquida de ~R$5,9 bilhões; (ii) EBITDA de ~R$2,1 bilhões; e (iii) lucro líquido de ~R$640 milhões.
  • Movida (MOVI3 | Compra): Esperamos resultados fracos para a Movida no 3T22 (lucro líquido -49% A/A e -29% T/T), impulsionado principalmente por: (i) margem EBITDA mais fraca em sua divisão Seminovos (atingindo 12,1%, -4,6p.p. T/T); e (ii) depreciação mais alta em R$263 milhões para responder por um mercado mais fraco do que o esperado para vendas de carros usados (+2,3x A/A e +11% T/T [R$5.600/carro e R$4.000/carro em RaC e GTF, respectivamente]); e (iii) despesas financeiras líquidas compensando o desempenho operacional, causando a queda mencionada no lucro líquido. Notamos que as operações de aluguel (RaC + GTF) continuam a apresentar sinais positivos com receita líquida e EBITDA crescendo 9% de T/T.
  • Santos Brasil (STBP3 | Compra): Esperamos que a Santos Brasil publique resultados sólidos do 3T22, com fortes volumes e alta utilização da capacidade à medida que a demanda se recupera refletindo a flexibilização das restrições de bloqueio na China. Esperamos: (i) contêineres movimentados +12% A/A e +6% T/T, e (ii) preços continuamente fortes em todos os serviços da empresa. No entanto, prevemos resultados operacionais consolidados em linha com o 2T22, apesar da alta temporada do 3T, principalmente devido a um mix mais fraco de volumes na divisão logística (EBITDA logístico -22% T/T a R$ 23 milhões). No geral, esperamos que a receita líquida aumente 32% A/A (+4% T/T), EBITDA de R$ 214 milhões (+38% A/A e +1% T/T) e lucro líquido de R$ 105 milhões (+57% A/A e +2% T/T).
  • Hidrovias do Brasil (HBSA3 | Compra): Esperamos que os resultados do 3T22 da Hidrovias mostrem melhorias operacionais no Corredor Norte, com volumes melhorando significativamente (+103% A/A) em uma base comparativa fraca devido a quebra da safra de milho de 2021 e o EBITDA crescendo 27% A/A (base mais forte devido às taxas de take-or-pay pagas pelos clientes no ano passado). Quanto ao Corredor Sul, embora os resultados operacionais permaneçam significativamente melhores do que no ano passado (EBITDA +25% A/A), setembro marca o início da temporada de “água baixa” e prevemos que o EBITDA da divisão caia 31% no T/T (notamos que o 4T22 permanece incerto em termos de condições de navegabilidade e, portanto, resultados para o corredor). No geral, prevemos EBITDA em R$ 220 milhões (+25% A/A, queda de 13% no T/T).
  • CCR (CCRO3 | Compra): Esperamos que a CCR publique resultados neutros do 3T22. O tráfego relatado de -2,2% A/A reflete o (i) fim de duas concessões (RodoNorte e NovaDutra), e (ii) início das tarifas de pedágio da RioSP. Em uma base comparável, o tráfego rodoviário de pedágio cresceu 6,5% A/A (vs. +4,3% A/A para Ecorodovias). Prevemos resultados recorrentes de: (i) receita líquida de R$ 3,5 bilhões (+15% A/A); (ii) EBITDA de R$2,0 bilhões (+18% A/A); e (iii) lucro líquido de R$486 milhões (2,6x A/A).
  • Ecorodovias (ECOR3 | Neutro): Esperamos resultados neutros para a Ecorodovias no 3T22. O tráfego relatado de -7% A/A reflete o (i) vencimento de duas concessões (Ecovia Caminho do Mar e Ecocataratas), e (ii) tarifas de pedágio em estágio inicial da EcoRioMinas (~35% de suas praças de pedágio iniciadas em setembro). Em uma base comparável, o tráfego cresceu 4,3% no trimestre (isso se compara ao desempenho rodoviário de pedágio da CCR de +6,5% A/A). Prevemos receita líquida global de R$ 874 milhões (-5% A/A). No nível EBITDA esperamos uma queda de 13% para R$ 553 milhões. Finalmente, enquanto nossa estimativa de lucro líquido de R$ 105 milhões cai 27% A/A, ela é parcialmente compensada pela dívida vinculada à inflação que ajudou a reduzir as despesas financeiras líquidas.
  • JSL (JSLG3 | Compra): Esperamos que a JSL publique resultados surpreendentemente positivos no 3T22 considerando o cenário de custos desafiador para o setor, com forte receita (volume e preços) compensando os impactos negativos das despesas financeiras líquidas mais altas. Esperamos: (i) desempenho de receita positivamente impactado por crescimento orgânico e inorgânico (receita líquida +28% A/A e +5% T/T); (ii) melhorias na gestão de custos e na precificação permitindo um desempenho operacional relativamente positivo, em meio a um cenário inflacionário desafiador (EBITDA +41% A/A e +12% T/T, com melhorias de margem de 1,7p.p. A/A e 1.1p.p. T/ para 18,5%); e (iii) que o lucro líquido continue pressionado por taxas de juros mais altas, mas ainda crescendo sequencialmente (R$ 35 milhões, +17% T/T).
  • Simpar (SIMH3 | Compra): Esperamos resultados sólidos de maneira geral para a Simpar no 3T22. No entanto, o lucro líquido deve continuar pressionado por despesas financeiras mais altas. Esperamos que o EBITDA cresça 62% A/A e 11% T/T (ou +9% excluindo o crescimento inorgânico da Automob), refletindo principalmente: (i) o forte momento operacional da Vamos (EBITDA +82% A/A e +18% T/T); (ii) os melhores resultados operacionais da Movida (EBITDA +51% A/A e +3% de T/T), embora mais fracos do que o esperado devido às margens de Seminovos mais baixas; e (iii) o crescimento inorgânico da Automob, com UAB e Autostar (aquisições recentes) incorporadas durante o trimestre (EBITDA +4,2x A/A e +2,2x T/T). No lado negativo, esperamos que um pior resultado financeiro líquido continue pressionando o resultado (lucro líquido -72% A/A e -47% T/T).
  • Azul (AZUL4 | Neutro): Esperamos que a Azul publique resultados de 3T22 em recuperação, com uma receita líquida sólida como uma combinação de bons indicadores de demanda (RPKs já reportados melhorando +22% A/A e +10% T/T), além de preços unitários continuamente mais altos (yields +37% A/A). Vemos um CASK de Combustível estável vs 2T21 à medida que a inflação de custos começa a diminuir – nesse sentido, prevemos uma margem EBITDA em 20% (+2p.p. A/A e +4p.p. Dito isso, o lucro líquido deve ser pressionada mais uma vez pelos resultados financeiros líquidos
  • GOL (GOLL4 | Neutro): Prevemos melhores resultados no 3T22 para a Gol (em linha com a prévia operacional da empresa), com melhora da demanda e da rentabilidade. Esperamos receita líquida de R$ 3,8 bilhões (+99% A/A e +18% T/T) como combinação de demanda sólida acima mencionada (RPKs já reportados implicam em um crescimento de +42% A/A e +21% T/T) e preços unitários estáveis versus 2T22. Em relação à rentabilidade, esperamos uma margem EBITDA de 15% (+40p.p. A/A e +9p.p. T/T) seguindo a normalização contínua dos preços dos combustíveis. Por fim, as despesas financeiras ainda devem pressionar o resultado líquido da empresa.
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