Transportes: Prévia de Resultados do 3T21

Aumento de Preços no Aluguel de Carros; Unidas / Movida Alcançando a Localiza


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Destacamos: (i) evolução positiva no setor de Locação de Carros, com a Unidas e a Movida atualizando os preços do Rent-a-Car (RaC), seguindo o movimento anterior da Localiza em trimestres anteriores (tarifa RaC + 14% no 3T21 vs. nível pré-pandêmico em 2019). Acreditamos que isso ajuda a aliviar as preocupações do mercado em torno dos níveis de retorno da indústria, devido ao forte aumento nos preços dos carros novos. No final das contas, vemos resultados ainda sustentados pelo forte momento de Seminovos; e (ii) um trimestre fraco para ferrovias/hidrovias, com os resultados da Rumo e da Hidrovias do Brasil prejudicados pelas fracas exportações de milho (EBITDA -20% e -28% T/T, respectivamente). Observamos que esse momento negativo deve durar até o 4T21, embora os resultados de 2022 em diante devam se normalizar diante de uma perspectiva forte para as exportações de grãos.

  • Localiza (RENT3 | Compra): Esperamos que a Localiza registre bons resultados no 3T21 (projetamos que o lucro líquido cresça 40% A/A atingindo R$453 milhões). Os resultados devem mostrar alguma melhora em relação ao 2T21 quando o Brasil foi atingido por uma “segunda onda” de COVID-19 e sigam a tendência contínua de: (i) volumes ainda prejudicados em Rent-a-Car (RAC) e Seminovos no contexto da atual crise de escassez de oferta automotiva; compensado por (ii) tendências de preço positivas no RAC; e (iii) forte [e crescente] margem EBITDA de Seminovos, visto que a alta nos preços dos carros novos continua a impulsionar os preços dos carros usados (e menores níveis de depreciação efetiva).
  • Unidas (LCAM3 | Compra): Esperamos que a Unidas registre bons resultados no 3T21 (lucro líquido recorde de R$263 milhões), com destaque para o RAC (versus melhor desempenho do segmento de GTF nos últimos trimestres). Projetamos um alinhamento positivo de: (i) uma melhor perspectiva de preços para RAC, aparentemente bem recebida pela demanda, com volumes aumentando em relação aos trimestres anteriores (+22% A/A e +11% T/T); (ii) continuidade da força dos volumes de GTF (+23% A/A e +5% T/T); e (iii) perspectiva positiva para Seminovos, com margens em altas históricas, uma vez que a alta nos preços de carros novos continua impulsionando as vendas de carros usados (margem EBITDA de ~22%, vs. ~19% no 2T21).
  • Movida (MOVI3 | Compra): Esperamos que a Movida registre bons resultados no 3T21, com um importante passo positivo nos resultados em relação ao 2T21. Do lado do aluguel (RAC e GTF), esperamos melhorias tanto em volumes (embora ainda prejudicados pela atual crise de escassez de oferta automotiva) quanto em preços (conforme as locadoras reprecificam seus produtos para a nova realidade de preços mais elevados dos carros). Com relação ao Seminovos, esperamos que a margem EBITDA continue melhorando, uma vez que a alta nos preços dos carros novos continua levando ao aumento dos preços dos carros usados (e menores níveis de depreciação efetiva). Projetamos lucro líquido de R$254 milhões, +46% T/T).
  • Rumo (RAIL3 | Compra): Esperamos que os resultados da Rumo no 3T21 comecem a mostrar o impacto negativo da quebra da safra de milho no Brasil neste ano. Os volumes divulgados anteriormente fornecem uma indicação desse impacto (-7% A/A), enquanto esperamos que os preços também tenham caído (-2% A/A). Embora os resultados operacionais da empresa devam ser parcialmente compensados por cláusulas take-or-pay em alguns de seus contratos, esperamos um impacto significativo nos resultados trimestrais (EBITDA -17% A/A). Apesar de esperarmos que os resultados do 4T também sejam impactados negativamente pela mesma dinâmica, observamos que os resultados devem se normalizar a partir de 2022.
  • Hidrovias do Brasil (HBSA3 | Compra): Esperamos resultados fracos no 3T21 para a Hidrovias, refletindo uma combinação negativa de (i) quebra de safra de milho impactando os volumes transportados de grãos no Corredor Norte (-42% A/A), embora parcialmente compensado por contratos take-or-pay, e (ii) níveis de calado ainda excepcionalmente baixos ao longo do Corredor Sul, impactando as perspectivas de eficiência do segmento durante o 3T21. Prevemos um EBITDA ajustado de ~R$154 milhões, -23% A/A e -28% T/T, com redução das margens em ~8,6p.p. vs. 3T20, principalmente como resultado das dificuldades mencionadas acima ao longo do Rio Paraguai (margem EBITDA do Corredor Sul de ~29% caindo ~27p.p. A/A).
  • CCR (CCRO3 | Compra): Esperamos fortes resultados da CCR no 3T21, uma vez que o desempenho do tráfego em todos os segmentos da empresa (rodovias, mobilidade urbana e aeroportos) continua se recuperando dos impactos relacionados à pandemia, gerando receita líquida de ~R$2,7 bilhões (excluindo receita de construção) +15% e +9% A/A e T/T, respectivamente. Além disso, notamos uma melhora sequencial nos números de rentabilidade da CCR (expansão da margem EBITDA de ~360pb e ~ 250pb A/A e T/T, respectivamente), impulsionando o EBITDA do 3T21 em +22% e +14% A/A e T/T, respectivamente.
  • Ecorodovias (ECOR3 | Neutro): Esperamos bons resultados da Ecorodovias no 3T21, uma vez que o desempenho do tráfego continua a se recuperar da crise do COVID-19 (tráfego comparável +3,5% vs. 3T19). Destacamos a melhora do tráfego de veículos leves como a surpresa positiva deste trimestre, enquanto os veículos pesados continuam apresentando forte desempenho, o que atribuímos em parte ao forte desempenho do segmento do agronegócio Brasil. Esperamos que a receita líquida e o EBITDA cresçam 8% e 10% A/A, respectivamente).
  • Santos Brasil (STBP3 | Neutro): Esperamos que a Santos Brasil registre resultados operacionais neutros no 3T21, com gargalos na cadeia de suprimentos no setor de transporte marítimo impedindo a empresa de reportar números mais fortes. Esperamos (i) desaceleração dos volumes no 3T21 vs 2T21 (-6%), embora em níveis fortes de ~320 mil contêineres movimentados (+ 25% A/A); e (ii) cenário de preços positivo após suas recentes renegociações de preços com a Maersk, o maior cliente da empresa (receita unitária média + 47% A/A). Como consequência, esperamos que a receita líquida aumente 70% A/A (-1% T/T), com EBITDA de R$147 milhões no 3T21 em linha com o 2T21 (+217% A/A).
  • JSL (JSLG3 | Neutro): Esperamos que a JSL registre resultados sólidos, com indicações de aumento de preços impulsionando a recuperação das margens em relação aos níveis pressionados reportados no 2T21. No faturamento, esperamos (i) a consolidação das recentes aquisições da Rodomeu, TPC e Marvel (esta última consolidada ao longo do 3T21), e (ii) uma melhor perspectiva de crescimento orgânico para impulsionar o aumento da receita durante o trimestre (+57% A/A e +25% T/T). Além disso, esperamos que as negociações de preços com os clientes (para acomodar preços mais elevados de insumos) conduzam à recuperação da rentabilidade ao longo do 3T21 (margem EBITDA de 17%, +1p.p. A/A e + 3,7p.p. T/T).

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