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SmartFit (SMFT3): Resultados sólidos e em linha com o esperado no 2T24

Expansão a toda velocidade com sólida dinâmica de rentabilidade A SmartFit divulgou resultados em linha no segundo trimestre, com um sólido desempenho de receita e rentabilidade, apoiado por adições líquidas de membros e preço/mix. Analisando o resultado A SmartFit divulgou resultados em linha no segundo trimestre, com um sólido desempenho de receita e rentabilidade, apoiado […]

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Expansão a toda velocidade com sólida dinâmica de rentabilidade

A SmartFit divulgou resultados em linha no segundo trimestre, com um sólido desempenho de receita e rentabilidade, apoiado por adições líquidas de membros e preço/mix.

Analisando o resultado

A SmartFit divulgou resultados em linha no segundo trimestre, com um sólido desempenho de receita e rentabilidade, apoiado por adições líquidas de membros e preço/mix. As vendas líquidas consolidadas aumentaram 30% em relação ao ano anterior, apoiadas pela forte expansão da empresa (+270 novas lojas nos últimos 12 meses), maior média de membros por academia própria (+19% em relação ao ano anterior) e preço/mix (+11%). Analisando por país, o crescimento da receita do Brasil (+19%) foi impulsionado principalmente pelo crescimento de membros (+18%), o do México (44%) foi apoiado tanto pelo crescimento de membros (+17%) quanto pelo preço/mix (+23%), e o de outros países da América Latina (+37%) também foi impulsionado tanto pelo crescimento de membros (+21%) quanto pelo preço/mix (+14%). O número médio de membros/academia diminuiu no México em -6%, ficando estável no trimestre, apesar da sazonalidade mais forte do verão, o que pode ser explicado pelos recentes aumentos de preços no país. No Brasil, a tendência do número médio de membros/academia seguiu a sazonalidade, ficando estável em relação ao ano anterior e caindo 3% em relação ao trimestre anterior, enquanto em outros países da América Latina houve queda tanto em relação ao ano anterior quanto ao trimestre anterior (-6,5% e -2%, respectivamente).

A rentabilidade continua sólida, apesar da expansão acelerada. A margem bruta consolidada diminuiu 0,3 p.p devido às aberturas da empresa, embora a margem bruta das lojas maduras tenha se mantido estável em 52%, enquanto a da safra de 2022 está em 53%. Enquanto isso, a margem EBITDA ajustada (ex-IFRS) ficou em 32,2%, 0,3 p.p acima das nossas estimativas, devido à redução das despesas gerais e administrativas, mas com queda de 0,40 p.p. em relação ao ano anterior, devido aos investimentos em expansão e marketing da companhia. Em termos regionais, o México e Outros países da América Latina foram os destaques, com a margem EBITDA crescendo 0,32-,20p.p em relação ao ano anterior, respectivamente, devido à alavancagem operacional, enquanto a do Brasil caiu 1,6 p.p devido aos investimentos em expansão e marketing. Finalmente, o lucro líquido ajustado foi de R$143 milhões, com resultados financeiros mais pesados, enquanto o consumo de caixa foi praticamente neutro (-R$7 milhões), uma vez que os resultados operacionais da empresa e a dinâmica positiva do capital de giro, principalmente em fornecedores, praticamente compensaram as necessidades de Capex.

Interessante notar que: i) A empresa reiterou seu guidance de expansão (240-260 lojas em 2024), com 102 aberturas no acumulado do ano, 99 em construção e 95 contratos assinados até julho; e ii) A empresa emitiu R$1.32 bilhões em debêntures ao longo do trimestre, reduzindo o custo da dívida e alongando seu prazo, o que teve efeitos pontuais nos resultados financeiros do trimestre; iii) A empresa divulgou dados selecionados do TotalPass, com a plataforma contando com 18 mil parceiros cadastrados (+90% a/a); e iv) A empresa abriu sua primeira unidade focada em Bodybuilding nesse trimestre (veja sobre esse formato aqui).

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