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SmartFit (SMFT3): Pegando pesado; Parceria com Cariani cria nova avenida de crescimento

Nesse relatório, analisamos os níveis de retorno do novo formato de academia da SmartFit, lançado em parceria com Renato Cariani.

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Análise proprietária aponta para um ROIC atrativo

A SmartFit lançou um novo formato de academia sob a marca Nation, focado no nicho de bodybuilding, em uma parceria com o influencer Renato Cariani. De acordo com notícias, a mensalidade deve girar em torno de R$300-400 com 2-3 mil membros por academia e uma potencial base de lojas de até 50 unidades. Com isso, realizamos uma análise de sensibilidade para estimar os níveis de ROIC do formato e concluímos que devem ser em linha ou mais altos que os da bandeira SmartFit. Apesar de pequeno, vemos o anúncio como positivo, uma vez que adiciona uma avenida de crescimento incremental. Mantemos nossa recomendação de Compra.

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Entrando em um novo segmento. A SmartFit está lançando um novo formato de academia sob a marca Nation, focada em atletas e entusiastas do nicho de bodybuilding, com expectativa de abertura da primeira unidade em janeiro/24 em São Paulo. De acordo com notícias locais (link), a mensalidade deve ficar em torno de R$300-400, com 2-3 mil membros por academia, um CAPEX/loja de R$7 milhões (vs. R$5.5 milhões na Smart) e uma base de lojas potencial de 50 unidades.

Olhando para potenciais pares. No Brasil, vemos a IronBerg como o melhor comparável, com 5 unidades nas regiões Sul/Sudeste e tendo contado com o Cariani como sócio em uma das unidades. A mensalidade varia entre R$280-450, dependendo do plano mais uma taxa de matrícula de R$120. Também encontramos um par nos EUA com um posicionamento similar (Gold's Gym), com presença global em torno de 700 unidades e uma mensalidade de $50 na média.

Fazendo contas. Rodamos uma análise de sensibilidade para estimar quais poderiam ser os níveis de retorno, baseado nos dados acima mencionados, para diferentes: i) mensalidades, atingindo R$400 como mostram as notícias; ii) número de membros, atingindo 2.500 alunos uma vez que acreditamos que uma unidade madura da Nation não deve ter o mesmo número de membros da Smart, dado ticket médio mais alto; iii) despesas operacionais mensais, que acreditamos estar acima das da SmartFit (em R$150 mil), com custos mais altos de pessoal e aluguéis. A nossa conclusão é que o ROIC da Nation deve ser em linha ou mais alto que os ~20% da SmartFit.

Positivo apesar de pequeno. Vemos o lançamento da Nation como positivo, uma vez que adiciona um novo nicho com níveis atrativos de retorno. No entanto, assumindo 50 unidades como potencial de longo prazo, o segmento deve ser relativamente pequeno, representando menos de 5% das vendas consolidadas.

Veja o relatório completo abaixo (PDF em inglês)

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