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Santander (SANB11): Melhorias recentes, boas perspectivas, mas preço importa | Atualizando estimativas e reiterando recomendação neutra

Apesar do Banco mostrar sinais de recuperação, ainda acreditamos que há desafios pela frente

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Na manhã de hoje (08) o Santander realizou uma reunião com seu CEO, Mario Leão. Durante a reunião, os analistas tiveram a oportunidade de discutir os desenvolvimentos recentes na estratégia do banco. Os principais destaques foram: foco em principalidade e engajamento de clientes, estratégias de crescimento alinhadas a sustentabilidade e diversificação. Após a reunião, aproveitamos a oportunidade para incorporar em nosso modelo os últimos resultados e as últimas premissas macroeconômicas de nossa equipe econômica, atualizando nossas estimativas para o banco. Como resultado, nosso preço-alvo para o ano de 2024 aumentou para R$ 36,0/unit (de R$ 34,0/unit), mas mantivemos nossa recomendação Neutra. Embora os números do 1T24 apresentem sinais de uma melhoria mais consistente nos resultados do banco, incluindo uma melhoria do ROE que já está muito próximo do custo de capital, acreditamos que o Santander precisaria entregar indicadores ainda melhores para justificar o seu atual nível de valuation.

No caminho certo. Passados quase dois anos, é muito clara a contribuição de Mario Leão como CEO do Santander. Reconhecemos que a tarefa foi difícil, uma vez que sucedeu a Sérgio Rial, que foi um líder marcante para o banco. Além disso, Leão assumiu o cargo num período desafiador do ciclo de crédito. No entanto, os últimos resultados mostram que já parece controlar as alavancas do banco, o que deve permitir continuar melhorando os indicadores financeiros do banco.

Os diferenciais do Santander. Apesar dos resultados desanimadores dos últimos dois anos, ainda consideramos a franquia do banco como forte. Esse diferencial tem permitido ao Santander ocupar posição de liderança em segmentos como Banco de Atacado e Alta Renda. Paralelamente à divulgação dos resultados do 1T24, o banco divulgou sua nova estratégia de crescimento do varejo, “Santander Free”. Embora ainda não esteja claro para nós o potencial da iniciativa, especialmente em um cenário onde algumas fintechs já são dominantes no mercado brasileiro, vemos o eventual sucesso da iniciativa como um risco positivo para a nossa tese. Nossas estimativas , no entanto, dependem mais da manutenção do bom ritmo em mercados onde o banco já obteve sucesso.

Melhoria recente, boas perspectivas, mas o preço importa. Embora o Santander tenha sido negociado em vários momentos com prêmio em relação aos seus pares, consideramos o atual prêmio múltiplo como difícil de justificar. Com um P/L 2024 de 8x, vemos outros bancos incumbentes no caminho certo para continuar apresentando melhores resultados com riscos mais baixos. Dito isto, embora as units SANB11 devam proporcionar um rendimento de dividendos de pelo menos 4% nos próximos anos e não o consideremos excessivamente caro, consideramos que tem um preço justo. Além disso, não vemos nenhum gatilho de curto prazo para que as ações do banco revertam o desempenho inferior no acumulado do ano em comparação ao Ibovespa.

A principal exigência da sede na Espanha é um crescimento mais sustentável e diversificado. A carteira de crédito do banco está evoluindo neste sentido e tornando-se mais diversificada e menos dependente de fatores macroeconômicos. A rentabilidade está se recuperando, sempre com uma clara aposta na estabilidade e no crédito. O objetivo é tornar o balanço mais sustentável. A dinâmica competitiva no Brasil é desafiadora, e o banco se destaca como um importante laboratório para o Grupo, levando a experiência e referência de transformação digital para outros países onde o Santander está presente.

O CEO discutiu as novas iniciativas no segmento popular, incluindo o lançamento de um produto chamado “Free”, que oferece uma proposta 100% gratuita. Isso foi visto como um movimento inovador pela administração. A oferta anterior para esse segmento de clientes estava desatualizada, mas após realizar diversos ajustes e migrar para a nuvem, o banco conseguiu se atualizar em termos de sistemas e jornada digital para melhor atender esses clientes. A ativação de clientes tem sido positiva nas fases iniciais, resultando numa oferta melhorada para aqueles que anteriormente tinham acesso limitado. Isso levou ao aumento da ativação do cliente e à redução da rotatividade. O banco também fez melhorias nas suas capacidades de CRM e nas políticas de risco.

O banco acredita que a oferta inicial por meio do cartão de crédito impulsionará o engajamento do cliente e aumentará a frequência de utilização, tornando o banco uma prioridade para os clientes. Esta estratégia é semelhante à dos neobanks. Além disso, o banco está concentrado em reengajar a sua base de clientes inativos.

Enquanto aguardamos por sinais claros de que a estratégia de crescimento está a se materializar, reconhecemos que o banco poderá beneficiar-se de uma base comparativa mais fácil. Como seus pares (Itaú e Banco do Brasil) assumiram o controle da inadimplência mais cedo e apresentaram desempenhos sólidos em 2023, acreditamos que há espaço para surpresas nos resultados do Santander no exercício de 2024. Uma aceleração na concessão de crédito combinada com uma maior redução no custo do crédito poderá ter um efeito assimétrico no banco em relação aos seus pares. Dito isto, no entanto, acreditamos que é cedo para mudar de opinião e reiteramos a nossa recomendação Neutra.

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