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Petz (PETZ3): Resultados fracos, mas em linha no 1T24

A Petz (PETZ3) reportou seus resultados do 1T24. Veja nossa visão no relatório.

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Crescimento e margens pressionados

A Petz divulgou resultados fracos no primeiro trimestre, com crescimento e rentabilidade pressionados.

Analisando o resultado

As vendas brutas consolidadas aumentaram 2% A/A, já que o forte desempenho do canal digital (+17% A/A) foi compensado pela queda do canal físico (-6% A/A), resultante de (i) um SSS pressionado (-2%) devido à conjuntura macroeconômica difícil; (ii) desaceleração da inflação de produtos pet e (iii) receitas de serviços mais fracas (-21%) devido à otimização da base de lojas.

A rentabilidade foi o destaque negativo, com a margem bruta consolidada caindo 0,9 p.p, em função do recorde de penetração digital (42,2% das vendas) e dos efeitos tributários (aumento de PIS/Cofins e ICMS em alguns estados), enquanto a margem EBITDA ajustada caiu 0,7 p.p. por conta do aumento das despesas com vendas e da desalavancagem operacional, que foram parcialmente compensadas pelas eficiências de G&A e pela captura de sinergias de M&A. Nesse sentido, observamos que as empresas adquiridas apresentaram melhora na rentabilidade devido i) à desmobilização da fábrica da Zee.Kitchen e ii) aos ganhos de escala e redução de custos da Petix. Finalmente, o lucro líquido foi de R$7 milhões, 64% inferior ao registrado no ano anterior, devido à desalavancagem operacional e ao resultado financeiro mais negativo, apesar do impacto fiscal positivo do reconhecimento da Lei do Bem, enquanto que o consumo de caixa foi negativo em -R$8 milhões, principalmente devido em fornecedores.

Interessante notar que: i) A Petz poderá usar os benefícios fiscais do ágio da Zee (R$45 milhões) dentro de 60 meses a partir de maio; ii) Também em maio, o processo de diligência da fusão entre Petz e Cobasi será iniciado, com assinatura esperada para jun/jul e conclusão no 1S25; iii) 12 (de um total de 15) hubs da Zee.Now foram fechados, com as vendas endereçadas por lojas Petz próximas, o que permitiu que a marca expandisse sua presença em 30 novas cidades; e iv) Os alimentos representaram 60% das vendas de produtos no 1T24, refletindo a maior penetração do digital.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia irá fazer sua conferência de resultados amanhã às 11hlink

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