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Petz (PETZ3): 3º trimestre dentro do esperado; Fusão com Cobasi prevista para meados de dezembro

A Petz (PETZ3) reportou seus resultados do 3T25. Veja abaixo nossa opinião.

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A Petz reportou resultados melhores no 3º trimestre, com receita em linha com nossas estimativas, mas com tendências de margem bruta mais fortes, apoiadas por um mix de vendas mais saudável e eficiências operacionais. Embora não tenham ocorrido grandes surpresas na dinâmica da receita, valorizamos as iniciativas da empresa em eficiência de custos e foco na rentabilidade. No entanto, o cenário competitivo ainda desafiador e o desfecho incerto da fusão com a Cobasi nos levam a manter nossa recomendação Neutra.

Desempenho sólido em ambos os canais. As vendas brutas consolidadas atingiram R$ 1,1 bilhão (+7% ano a ano), sustentadas pelo crescimento do same-store sales (SSS) de +5% (-0,2 pontos percentuais trimestre a trimestre) e 9 inaugurações nos últimos 12 meses (+3 no 3T). O desempenho entre os canais foi relativamente equilibrado, com o físico crescendo +8% ano a ano e o digital +7% ano a ano. Observamos que o primeiro foi beneficiado por iniciativas de precificação mais assertivas e pelo programa de gamificação nas lojas, enquanto o segundo apresentou crescimento resiliente apesar de comparações difíceis, resultando em uma leve queda de -0,10 pontos percentuais ano a ano na penetração digital. Enquanto isso, os serviços aceleraram para +13% ano a ano (contra +10% no 1T), refletindo esforços contínuos para revitalizar o front com foco na rentabilidade. O ponto negativo foi o canal B2B, que caiu -8% ano a ano, devido ao desempenho mais fraco nas operações globais da Zee, que continuam enfrentando altos níveis de estoque entre parceiros internacionais.

Rentabilidade como surpresa positiva. A margem bruta melhorou +0,70 pontos percentuais ano a ano (+0,50 pontos percentuais acima da nossa estimativa), principalmente apoiada pelo forte desempenho da marca própria (+36% ano a ano) e pelo aumento da penetração do físico, mesmo com as categorias de alimentos e higiene ainda sendo as mais fortes. Além disso, a empresa mencionou alavancas adicionais para essa melhora, como: i) gestão de sortimento; ii) negociações com fornecedores; e iii) otimizações fiscais. Enquanto isso, inaugurações menos intensas, somadas ao controle rigoroso das despesas administrativas, foram mais do que compensadas pelo aumento das despesas de venda relacionadas a pessoal e custos de ocupação. Como resultado, a margem EBITDA ajustada (ex-IFRS), excluindo despesas relacionadas à proposta de fusão com a Cobasi e SOP, subiu apenas +0,40 pontos percentuais, levando a um EBITDA aproximadamente em linha com a nossa estimativa. No entanto, o lucro líquido ajustado foi de R$ 31 milhões (excluindo o efeito positivo não caixa do swap de R$ 1,4 milhão), superando nossa estimativa devido a menores impostos sobre a renda. Por fim, o fluxo de caixa livre foi positivo em R$ 140 milhões, apoiado por melhores resultados operacionais e dinâmicas de capital de giro, principalmente com fornecedores.

Interessante notar que: i) O plano de saúde da empresa, Seres Saúde, foi implementado em mais de 50 lojas (contra 43 no 1T) e lançado nos canais digitais em agosto, enquanto a empresa planeja uma estratégia de expansão regional para 2026; ii) O programa de fidelidade da Petz, Clubz, dobrou o número de membros desde o 2T e está impulsionando maior frequência de compra e aumento da participação na carteira; iii) Após resultados positivos no projeto piloto de franquias para Seres e Bath & Grooming, o novo modelo deve ser implementado a partir do 1T26; e iv) A Petz alcançou posição líquida de caixa de R$ 81 milhões (0,3x o EBITDA dos últimos 12 meses).

Fusão com a Cobasi prevista para meados de dezembro. Segundo a diretoria, a aprovação do CADE para a fusão com a Cobasi tem prazo final até 2 de janeiro. No entanto, a empresa espera uma decisão até meados de dezembro, já que o recesso começa em 20 de dezembro. De modo geral, a Petz permanece confiante em um desfecho positivo, pois estudos indicam que a transação não representa riscos competitivos para o mercado pet, enquanto 90% dos fornecedores confirmaram que não se opõem à fusão. Além disso, a Petz estima que a empresa combinada deve deter cerca de 11% de participação de mercado.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia irá fazer sua conferência de resultados amanhã às 11h – link aqui.

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