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PagBank (PAGS): Dinâmica positiva deve continuar; Revisão 1T24

Análise do resultado do PagBank do 1T24.

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O PagBank (PAGS) reportou números sólidos no 1T24, ligeiramente acima dos nossos números e do consenso. O lucro líquido atingiu R$ 483 milhões, um aumento de 31% A/A e 2% acima de nós e do consenso. Olhando para as Receitas, TPV e Lucro Líquido em relação ao consenso, o PagBank superou em todas as métricas (4,8%, 7,0%, 5,5%, respectivamente). Vale a pena destacar o sólido TPV com um forte crescimento de 27% A/A. Apesar da fraqueza sazonal no 1T, a receita permaneceu estável T/T e teve um sólido crescimento de 15% A/A. Relativamente à carteira de crédito, apesar do maior conservadorismo da empresa, é de salientar o crescimento de 8% T/T. O NPL>90 continua a diminuir, impulsionado principalmente pela estratégia da PAGS de crescer em produtos com garantia. A PAGS está no bom caminho para cumprir o seu objetivo para o ano. Gostamos do posicionamento da empresa no segmento MSMB e, neste cenário de concorrência menos intensa e de redução gradual das taxas de juro, acreditamos que a PAGS é o player do setor de pagamentos que mais se beneficiará. Reiteramos nossa recomendação de Compra.

O PagBank reportou uma Receita Total de R$ 4,3 bi no 1T24, uma queda de -0,9% T/T, mas um aumento de 14,8% A/A (+3% vs XPe). Esse crescimento reflete o crescimento em Pagamentos (+17,5% A/A), principalmente impulsionado pelo crescimento do TPV, que foi parcialmente compensado pela queda de 7,7% A/A em Banking, em grande parte devido à mudança regulatória que entrou em vigor em 1º de abril de 2023, reduzindo os limites aplicáveis aos cartões pré-pagos e de débito. Numa base trimestral, o produto bancário registrou um crescimento de +11,8%, impulsionado principalmente pelos ganhos em investimentos financeiros no período, que se beneficiam do aumento dos depósitos, das receitas de juros provenientes do crescimento da carteira de crédito e das tarifas de serviços de conta, associadas a um maior engajamento e a um maior número de recebimentos no período.

O total de Clientes atingiu 31,4 milhões, 9,5% acima do que no 1T23, sendo composto por 17,3 milhões de Clientes Ativos. Esse aumento está relacionado, principalmente, ao crescimento dos Clientes Bancários.

O Volume Total de Pagamentos (TPV) atingiu R$ 111,7 bilhões, um salto de 26,8% em relação ao 1T23, impulsionado por todos os segmentos de estabelecimentos comerciais. Adicionalmente, o TPV dos MSMBs aumentou 23,6%, principalmente devido à forte atividade de vendas nos POS durante o trimestre, ao maior share of wallet por cliente, ao aumento do uso do PIX QR Code nos POS, à maior produtividade nos HUBs e à expansão geográfica. No segmento de Grandes Comerciantes, e-Commerce e Cross-Border (LMEC), o TPV cresceu +34,9% A/A, principalmente devido à maior demanda por serviços de comerciantes que processam mais de R$1 milhão em TPV por mês, ao crescimento dos Pagamentos Online, ao aumento da aceitação do método de pagamento PIX QR Code, e à expansão do PagSeguro Internacional na América Latina.

Os Estabelecimentos Ativos, que consistem em Clientes Bancários+Pagamentos e Clientes só de Pagamentos, encerraram o trimestre com um total de 6,5 milhões, 6,2% inferior ao 1T23, principalmente devido à diminuição do número de nano-merchants (menos de R$ 1k/mês de TPV), de acordo com a estratégia da empresa.

No setor bancário, o PagBank apresentou um sólido desempenho com aumento em diversos indicadores, tais como: 16,9 milhões de Clientes Bancários Ativos (+3,7% A/A e +0,9% T/T); R$ 2,7 bilhões em Carteira de Crédito (+0,2% A/A e +7,7% T/T); e R$ 30,6 bilhões em Depósitos Totais (+64,3% A/A e +10,8% T/T). Do lado da carteira de crédito, o crescimento deveu-se em grande parte aos produtos com garantia, que já representam 73% da carteira e têm ajudado a reduzir a inadimplência (NPL>90 terminou o trimestre em 4,5% vs 7,5% no trimestre anterior). Em relação aos depósitos, a empresa tem conseguido manter o ritmo de crescimento, mantendo o Average Percentage Yield (APY), o custo de financiamento, abaixo de 100% do CDI.

O Lucro Bruto totalizou R$ 1,75 bi, representando um aumento de +23,1% A/A. Como percentual do Volume Total de Pagamentos (TPV), a taxa de Lucro Bruto manteve-se praticamente estável em relação ao 1T23 e superior ao 4T23, atingindo 1,57% no trimestre, impulsionada principalmente pelo desempenho de Pagamentos e menores perdas, além da estratégia de captação lastreada em depósitos, reduzindo o custo médio de captação. Em Pagamentos, que somou R$ 1,53 milhões (+29,8% A/A), o salto foi impulsionado principalmente pelo crescimento do TPV, apesar da estabilidade das taxas de recebimento. Já o segmento bancário apresentou queda de 9,4%, mais uma vez afetado pela mudança regulatória que entrou em vigor em 1º de abril de 2023, reduzindo os limites máximos aplicáveis aos cartões pré-pagos e de débito.

Os Custos e Despesas Totais (GAAP) atingiram R$ 3,674 bi no 1T, +12,0% em relação ao 1T23, em grande parte devido a: i) Custo de Vendas e Serviços crescendo 12,5% em relação ao 1T23, principalmente devido ao crescimento do TPV, levando a um aumento nominal das taxas de intercâmbio e do esquema de cartões, além de uma maior depreciação de POS e amortização de ativos intangíveis; ii) Despesas Comerciais crescendo 37,6%, devido ao aumento da equipa comercial para expansão geográfica e despesas de marketing, parcialmente compensado por menores perdas (chargebacks e provisões); iii) Custos Administrativos com um aumento de 34,6%, devido a serviços de tecnologia e maiores provisões para bonus; e iv) Custos Financeiros +1,6%, devido a um menor custo médio de financiamento, impulsionado pelo crescimento dos depósitos.

Os efeitos mencionados acima combinados com uma taxa efetiva de imposto de 15,7% (16,4% no 4T23 e 15,2% no 1T23) levaram o Lucro Líquido (GAAP) a atingir R$ 483 milhões (-1,1% T/T, mas +30,5% A/A).

O saldo de Caixa e Equivalentes de Caixa no final do trimestre foi de R$ 4,366 bi, com aumento de R$2,55 bi (+140%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Este aumento pode ser atribuído ao aumento de Caixa Líquido das Atividades Operacionais e Caixa Líquido das Atividades de Financiamento. Estes foram parcialmente compensados pela aquisição de aplicações financeiras para cumprimento de exigibilidades de acordo com o nível de depósitos, o que aumentou o Caixa Líquido das Atividades de Investimento. No lado dos Financiamentos, vale mencionar que houve uma emissão de dívida de R$ 898 milhões no trimestre. Além disso, a empresa anunciou a emissão da primeira Letra Financeira pública no valor de R$ 633 milhões em abril, com vencimento em 10 de maio de 2026. O valor nocional e os juros incidentes serão pagos na data de vencimento (bullet payment). O custo será de CDI + 0,80% a.a., e o rating atribuído pela S&P Global Ratings foi brAAA.

Por último, a empresa apresentou uma comparação dos seus KPIs com o guidance para 2024. O TPV está ligeiramente acima do limite superior do intervalo, assim como a margem de lucro bruto (40,6% vs 40%). Na nossa opinião, a empresa está nos trilhos para cumprir os objetivos para 2024.

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