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O que os dados do varejo de Fevereiro/22 querem dizer para as ações do setor

Nossa visão sobre os dados da performance de vendas do varejo em Fev/22 e o que isso quer dizer para as ações do setor.

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O que saiu hoje?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) com os dados referentes à performance de vendas do comércio varejista brasileiro em fevereiro. O indicador apresentou uma alta de 1,1% em relação a janeiro. Na comparação A/A, a performance foi de +1,3% (vs. -1,5% no mês anterior). O desempenho do setor ficou acima do esperado pelo mercado (0,4% M/M e -1,3% A/A), potencialmente devido a retomada mais forte frente ao arrefecimento da pandemia.

Dentro dos segmentos da nossa cobertura, continuamos a ver uma resiliência da categoria de artigos farmacêuticos (-6% M/M e +9% A/A), diante da forte demanda por medicamentos antigripais e testes de Covid, e uma manutenção da categoria de vestuário e calçados (+2% M/M e +8% A/A), que ainda se mantém ~12% abaixo dos níveis de 2019. Por outro lado, as vendas dos segmentos de móveis e eletrodomésticos continua a cair (-13% A/A), o que na nossa visão é explicado pela deterioração macroeconômica, aumento de preços e base de comparação difícil, enquanto a categoria de supermercados e hipermercados apresentou leve aceleração nas comparações mensais e anuais (+1% e +1,5%, respectivamente), mesmo diante da retomada do consumo fora de casa.

Esperamos uma tendência mista do setor para frente. Pensando em um horizonte mais curto (1º semestre), esperamos que as vendas do varejo se beneficiem do início dos pagamentos do Auxílio Brasil e dos saques extraordinários do FGTS, que tendem a melhorar a renda disponível da população e impulsionar a venda de produtos de consumo imediato, como alimentos e bebidas. Entretanto, a maior incerteza do cenário macro/político e a escalada da inflação contribuem para uma dinâmica mais negativa para produtos de tickets médios mais elevados, como bens duráveis, e categorias mais discricionárias à frente.

Fonte: IBGE, XP.

Preferência por empresas com forte posicionamento, sólido histórico de execução e com fundamentos específicos bem estruturados

Nós preferimos exposição a empresas com forte posicionamento, sólido histórico de execução e com fundamentos específicos bem estruturados. Nesse sentido, dentro do segmento de varejo alimentar, enxergamos o atacarejo como uma combinação de uma proteção contra a inflação, resiliência e crescimento, sendo Assaí nossa preferência. Do lado discricionário, apesar de ser um segmento mais exposto à deterioração macro, nós gostamos de empresas focadas na alta renda, como o Grupo Soma e Arezzo, que oferecem uma maior resiliência e contam com um crescimento orgânico sólido. Finalmente, vemos farmácias como um setor resiliente para se ter e com alavancas positivas para frente, como a maior de manda por vacinação, testes de Covid e medicamentos, enquanto o e-commerce deve continuar a enfrentar maior volatilidade, especialmente frente à ao aumento da competição e deterioração macroeconômica.

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