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Natura&Co. (NTCO3): 4T24 |Um trimestre conturbado e complexo

As vendas líquidas aumentaram 16% A/A em moeda constante (ou +11% excluindo a Argentina), com i) um desempenho sólido na Natura Brasil (+21%) e na Natura Hispânica da América Latina (+33,5% em moeda constante ou crescimento de dois dígitos excluindo a Argentina); ii) um desempenho mais ameno na Avon CFT, com o Brasil apresentando estabilidade […]

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As vendas líquidas aumentaram 16% A/A em moeda constante (ou +11% excluindo a Argentina), com i) um desempenho sólido na Natura Brasil (+21%) e na Natura Hispânica da América Latina (+33,5% em moeda constante ou crescimento de dois dígitos excluindo a Argentina); ii) um desempenho mais ameno na Avon CFT, com o Brasil apresentando estabilidade em comparação com bases de comparação mais difíceis e a América Latina Hispânica com queda de 16,5% devido ao início da Onda 2 no México e na Argentina; e iii) resultados ainda pressionados em Higiene e Beleza, com queda de 36% no Brasil e -17% na América Latina Hispânica, embora estáveis sequencialmente nos países onde a Onda 2 já foi implementada. Em termos de base de consultores, ela permaneceu estável em relação ao trimestre anterior, embora ainda esteja em declínio em relação ao ano anterior devido à implementação da Onda 2.

A lucratividade foi o ponto negativo. Após 7 trimestres de expansão de margem, a margem bruta caiu 20 pontos base devido a efeitos pontuais na Argentina (-0,5 p.p), enquanto a mistura de produtos (maior participação de presentes) e esforços comerciais táticos compensaram parcialmente uma melhor mistura de países e ganhos da Onda 2. A margem EBITDA ajustada caiu 2p.p devido à reclassificação de investimentos em TI de Capex para Opex (-1,6p.p), o que deve continuar até o primeiro semestre de 2025, e os royalties da Avon (-0,5p.p), enquanto a pressão sobre G&A resultou de investimentos contínuos em P&D e iniciativas omnichannel.

O prejuízo líquido foi impactado por efeitos pontuais relacionados ao Capítulo 11 da API. A empresa teve despesas de R$472 milhões relacionadas ao seu apoio ao Capítulo 11 da API, além de custos de transformação mais altos (R$260 milhões) devido à implementação da Onda 2 na Argentina e no México. Isso também restringiu a geração de fluxo de caixa livre das operações continuadas, que ficou negativa em cerca de R$210 milhões (excluindo vendas de ativos) ou positiva em R$260 milhões excluindo os efeitos da API.

Os resultados da Avon Internacional ainda estão pressionados, mas não são um fator negativo para o fluxo de caixa livre. A Avon Internacional permanece fraca, com vendas caindo 10% em moeda constante, embora as operações descontinuadas tenham contribuído positivamente para o fluxo de caixa livre no trimestre. A administração continua a buscar alternativas estratégicas para o ativo (desdobramento ou venda), enquanto também mencionou que implementará uma reestruturação acelerada para minimizar os desembolsos de caixa no curto prazo.

É interessante notar que: i) As despesas de holding caíram 36% A/A e devem continuar diminuindo em 2025; ii) A Avon está apresentando resultados promissores nas categorias de maquiagem e cuidados com a pele, embora apoiados por incentivos comerciais táticos; iii) A venda cruzada continua a evoluir no Brasil, enquanto mais ganhos de eficiência logística devem ser capturados em 2025; iv) O México e a Argentina já estão sendo impactados pela implementação da Onda 2; v) Os custos de transformação devem continuar em 2025 devido à implementação da Onda 2, migração de fábricas para Cajamar e investimentos em TI/sistemas; e vi) A administração continua a trabalhar para entregar melhores resultados em receita, margens e fluxo de caixa livre em 2025.

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