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Natura (NATU3): Um 3º trimestre fraco dado um cenário macro desafiador e Onda 2

A Natura reportou os resultados do 3T25. Veja nossa opinião sobre o resultado.

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A Natura reportou resultados fracos no 3T, com a desaceleração do crescimento impactada por um ambiente macroeconômico desafiador e pelos ventos contrários da Onda 2, o que levou a uma desalavancagem operacional. De fato, a companhia enfrentou um trimestre complicado, com dificuldades em ambas as divisões e marcas. O cenário macro pesou sobre Brasil/Argentina, enquanto Wave 2 e câmbio pressionaram a operação hispânica. Olhando adiante, esperamos que a dinâmica desafiadora persista no 4T, ainda que com uma leve melhora sequencial, à medida que a Onda 2 mature no México e Argentina e a Natura implementa medidas táticas de eficiência que devem evoluir para iniciativas estruturais, impulsionando ganhos de produtividade. Vale destacar que a empresa reiterou seu compromisso em entregar expansão de margem EBITDA em 2025. Além disso, não foi necessário novo aporte de caixa para financiar a Avon Intl., o que pode aliviar preocupações de investidores com esse ativo; um capítulo que, em nossa visão, está essencialmente encerrado.

Receita sofre com desaceleração macro e Onda 2. As vendas líquidas caíram 13% a/a (-4% em moeda constante), com: (i) Natura Brasil estável a/a, em meio a uma dinâmica macro mais fraca desde junho; (ii) Avon Brasil ainda enfrenta dificuldades (-17%), sofrendo com a falta de inovação enquanto aguarda seu relançamento no 1S26; (iii) Natura Hispana recuando 12% a/a (+12% em moeda constante, ou alta de dígitos médios excluindo Argentina), impactada pela instabilidade operacional temporária e desaceleração macro na Argentina, ainda que com melhora sequencial no México; (iv) Avon Hispana sendo a mais afetada (-42% em BRL e -27% em moeda constante) pela implementação da Onda 2, ainda que também apresente melhora sequencial excluindo Argentina (-15% a/a); (v) Home & Fashion permanecendo pressionada na Hispana (-36% em moeda constante) devido aos ajustes do modelo comercial da Onda 2. A companhia passou a divulgar a divisão de canais por região, mostrando que a venda direta segue como o ponto fraco em ambas as regiões (embora com melhora na produtividade das consultoras), enquanto os canais digitais (DTC) apresentaram crescimento em ambas.

Desalavancagem operacional pressiona EBITDA. A margem bruta ficou praticamente estável a/a (-10bps), com a queda de 3p.pbps no Brasil (comparativos difíceis) compensada por efeitos positivos da hiperinflação na Argentina, que impulsionaram a margem da Hispana (+3p.p). Excluindo Argentina, a margem da Hispana também teria recuado a/a, devido aos ajustes da Wave 2, ainda que com melhora sequencial no México. O principal destaque negativo, porém, foi a queda de 3,5p.p na margem EBITDA consolidada, refletindo forte desalavancagem operacional nas duas regiões, embora o Brasil já tenha implementado reduções táticas de despesas que devem aparecer no 4T. O prejuízo líquido ajustado foi de -R$119 milhões, refletindo perdas financeiras com derivativos cambiais, enquanto a queima de caixa foi de R$101 milhões, devido ao fraco resultado operacional, elevando a alavancagem em 0,35x t/t, para 2,9x. Vale destacar que a Natura reconheceu um impairment não caixa de R$1,8 bilhão referente à venda da Avon Intl., já esperado (mais detalhes aqui).

Interessante notar que: (i) O Emana Pay atingiu 32% de penetração sobre o sell-in e quase 40% ao final do trimestre, alcançando 36% das consultoras; (ii) A desaceleração no Brasil foi puxada pelas consultoras menos produtivas, mais expostas a restrições de crédito; e (iii) A Natura ressaltou que, uma vez concluídos os investimentos estratégicos na marca, o G&A deve cair significativamente como % das vendas, refletindo o plano de eficiência estrutural em andamento.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia realizará sua reunião de resultados amanhã às 9h (link)

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