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Natura (NATU3): Data Expert: Monitor de preços de beleza #23

O Boticário lança seu próprio plano de crescimento para venda direta

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Nesta edição do Monitor de Preços de Beleza, nossos principais achados foram: i) Sem mudanças nos preços, com a Natura liderando no acumulado do ano (YTD); ii) Avon e O Boticário estão um pouco mais promocionais; iii) A estratégia omnichannel ainda está sendo ajustada, com a NATU agora mais agressiva no Mercado Livre, enquanto O Boticário aumentou os preços nesse canal; e iv) O Boticário acaba de lançar seu próprio plano de crescimento para consultoras, com formato semelhante ao da Natura, mas com benefícios principalmente ligados a parcelas mais longas e kits de amostras, em vez de diferentes margens de lucratividade. Acreditamos que essa movimentação pode refletir o sucesso do modelo de plano de crescimento da Natura no canal, embora, ao mesmo tempo, aumente os riscos de competição na venda direta, já que o BOTI continua evoluindo seu modelo.

Um mês sem alterações de preço

Após Eudora e O Boticário (BOTI) terem implementado aumentos para se aproximar da NATU (veja nosso último monitor aqui), não observamos mudanças nos preços neste mês. Como resultado, a Natura continua liderando no acumulado do ano (+8%), seguida por Eudora (+7% YTD), Avon (+6%) e BOTI (+5%). Olhando para o próximo ciclo, BOTI e Eudora estão reduzindo preços de dois SKUs específicos (em média cerca de 18%), enquanto não são esperados outros ajustes.

Avon e O Boticário mais promocionais

Nosso monitor mostrou uma abordagem um pouco mais promocional para BOTI e Avon, sendo a primeira impulsionada principalmente pelo e-commerce e venda direta, e a segunda pelos canais digitais (e-commerce / Mercado Livre). Na venda direta, BOTI lidera, com cerca de 30% dos SKUs monitorados com desconto médio de 30%, seguida pela Avon (20% dos SKUs com cerca de 30% de desconto). No e-commerce, BOTI e Avon novamente lideram, com a primeira promovendo cerca de 60% dos SKUs monitorados com desconto médio de 30%, provavelmente explicado pela campanha do mês do consumidor. Por fim, no Mercado Livre, a Avon se destacou, promovendo cerca de 70% dos SKUs monitorados com desconto médio de 35%.

Estratégia omnichannel variável

Diferentemente do nosso último monitor, Avon e Natura reduziram preços no Mercado Livre, tornando o canal a opção mais barata. Enquanto isso, BOTI e Eudora aumentaram preços na plataforma, tornando-a o canal mais caro para essas marcas.

O Boticário implementa seu próprio plano de crescimento

O BOTI lançou seu próprio plano de crescimento (MeuClube Multi) neste ciclo, que oferece prêmios e benefícios baseados nos gastos das consultoras ao longo dos ciclos. O programa é muito semelhante ao da Natura, embora tenha sete níveis (Diamante, Esmeralda, Rubi, Platina, Ouro, Prata e Bronze) contra cinco da Natura. Uma diferença importante é que, no plano do BOTI, as margens das consultoras não mudam entre os níveis, mas elas podem ter parcelas mais longas, kits de amostras, cursos, kits de pré-lançamento, etc. Além disso, observamos que o BOTI também está promovendo diferentes ‘Missões’, com foco na Eudora neste ciclo.

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