Mosaico (MOSI3): Resultados fracos do 2T21; Cashback e mais inovações ainda estão por vir

A Mosaico reportou resultados fraco do 2T21, porém em linha com o esperado. Além disso, a companhia detalhou iniciativas interessantes que já estão implementadas e que devem contribuir para a melhora de resultados à frente. Veja nossa visão completa no relatório.


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A Mosaico reportou resultados em linha referentes ao segundo trimestre de 2021 (2T21). Como esperado, a companhia enfrentou dinâmicas desafiadoras no trimestre em meio a uma forte base de comparação, maior custo de aquisição de clientes devido à competição por tráfego com empresas de e-commerce e fintechs e um ambiente com maiores atividades promocionais através de cashback e cupons. Como resultado, a receita líquida caiu 20% A/A, enquanto o EBITDA ajustado veio em R$2,6mi (excluindo o efeito não recorrente de +R$2,5mi oriundo da aquisição do Vigia de PReço) vs. R$22,7mi no 2T20.

Esperamos uma reação mista do mercado. Apesar dos fracos resultados, eles já eram esperados (como mencionado em nossa prévia do 2T21). Além disso, a companhia detalhou iniciativas interessantes que já estão implementadas e que devem contribuir para a melhora de resultados à frente.

Mas e daqui para frente?

Como mencionado, a companhia detalhou diversas iniciativas que devem gerar resultados e melhorar seu posicionamento nos próximos trimestres, como (i) o lançamento do cashback, com mais de 30% do GMV e quase 400 vendedores já integrados; (ii) implementação de conteúdos no Buscapé; (iii) serviços financeiros (Bcash) já disponível e previsão do lançamento de um cartão de crédito com funcionalidades como cashback e garantia de menor preço; e (iv) iniciativas de live-commerce já disponíveis este mês. Mantemos nossa recomendação de compra e preço-alvo de R$38,0 por ação.

Mudança de CEO

Além do resultado, a Mosaico também anunciou que vai substituir o atual CEO, Thiago Flores, por Mauricio Cascão, um executivo com vasta experiência no segmento de tecnologia, tendo ocupado cargos de liderança em companhias como a AT&T, HP Labs e Mandic Cloud Solutions.

Destaques positivos

  • Tráfego não pago se manteve em 40%, dado o gerenciamento de custos da Mosaico frente às dinâmicas desafiadoras do trimestre;
  • Crescimento do número de ofertas, que alcançaram 80,1mi (+137% A/A) vs. 74,8mi (+100% A/A) no 1T21;
  • Efeito não recorrente positivo de R$2,4mi, referentes aos ganhos com a aquisição do Vigia de Preço.

Destaques negativos

  • Queda do GMV (valor bruto de mercadorias) e da receita líquida de 17-20% A/A, respectivamente;
  • Queda do lucro bruto de 23% A/A, devido aos maiores custos com servidores (despesas em dólar);
  • EBITDA ajustado de R$2,6mi (vs. R$22,7 no 2T20) devido a maiores custos de aquisição de clientes (+126% A/A) e despesas com pessoal.

Os principais números do trimestre

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados na terça-feira (17/08) às 10h (clique aqui para acessar).

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