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Marcopolo (POMO4): Discussões em torno de eletrificação e operações internacionais

Feedback da reunião com a Marcopolo

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Hoje realizamos uma reunião com o Diretor Presidente da Marcopolo, Sr. André Armaganijan, e o Gerente de RI, Sr. Eduardo Willrich. Destacamos: (i) a crescente exposição da Marcopolo ao mercado de veículos elétricos como uma importante avenida de crescimento, atuando por meio de parcerias tanto com montadoras tradicionais quanto com novas, bem como por meio de seu próprio ônibus Attivi; (ii) um tom diferente em relação às estratégias de internacionalização, com a Marcopolo agora focando na sua estrutura atual para atender à demanda de mercados próximos; e (iii) embora o 2T23 deva ser pressionado (especialmente por conta da transição para o Euro 6), vemos os potenciais impactos como limitados, com uma tendência de melhora de volumes a partir do 2S23, com um melhor patamar de margem. Reiteramos nossa recomendação de Compra na Marcopolo.

Ganhando espaço na cadeia de valor dos veículos elétricos. Vemos a crescente exposição da Marcopolo ao mercado de veículos elétricos como o destaque do evento de hoje. A empresa se beneficia de dois modelos de negócios: (i) parcerias com montadoras asiáticas e europeias, vendendo a carroceria dos ônibus, e (ii) uma solução completa (incluindo chassi) por meio do Attivi. Nesse sentido, esperamos que a Marcopolo expanda sua receita com produtos relacionados à eletrificação, ao (i) aumentar suas receitas unitárias (carroceria de ônibus elétrico deve ser +40% mais cara, enquanto o ônibus elétrico total pode custar até 5,5x mais do que um de diesel comparável), enquanto (ii) ganha participação na cadeia de veículos elétricos, com soluções de maior valor agregado.

Um racional diferente para a internacionalização olhando para frente. A abordagem da Marcopolo para operações externas está mudando em relação ao passado, como ilustrado por seus desinvestimentos na Índia, Egito e outros países na última década. A empresa busca uma estrutura mais enxuta, usando sua estrutura atual para atender à demanda em mercados próximos por meio de exportações, usando instalações como as localizadas no México, Colômbia e China como ‘hubs centralizados’. Quanto às finanças das operações externas (que foram o destaque negativo dos resultados recentes), a Marcopolo afirma melhora nos níveis de eficiência nas fábricas, agora sem escassez de componentes e com uma precificação mais equalizada após o repasse dos aumentos de custos (ao mesmo tempo em que se beneficia da recente redução de custos no curto prazo).

Melhor dinâmica de resultados no 2S23. Como já antecipado pela Marcopolo, os efeitos da transição para a Euro 6 devem se concentrar no 2T23 (além do arrefecimento de volumes  do programa Caminho da Escola do ano passado  e das altas taxas de financiamento). A empresa espera uma recuperação gradual de volumes a partir do 2S23, especialmente em 2024, alinhada a uma melhor perspectiva de rentabilidade, o que vemos como estrutural neste momento. A Marcopolo apresentou uma melhora significativa nas margens no último trimestre (especialmente após ajustes de preços e ganhos de escala) e deve continuar se beneficiando da alavancagem operacional à medida que os volumes se recuperam, com a recente redução de custos beneficiando a empresa no curto prazo.

Alguns destaques de cada categoria. Em relação aos ônibus rodoviários, notamos a aceitação do modelo G8 entre os clientes – o modelo representa 70% das vendas de ônibus rodoviários pesados da Marcopolo e é acretivo em termos de receitas unitárias e margens. Quanto aos ônibus urbanos e micro, a discussão continua em torno dos volumes expressivos esperados para o Caminho da Escola2023, que devem aparecer nas entregas da Marcopolo no 4T23 e 2024.

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