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Varejo: Feedback da XP Fashion Conference 2022

Nós realizamos a 1ª edição da XP Fashion Conference, com 14 empresas presentes no evento: Alpargatas, Arezzo&Co., C&A, Chilli Beans, Grendene, Grupo SBF, Grupo Soma, Guararapes, Live!, Lojas Renner, Marisa, Track&Field, Vivara e Vulcabras.

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Varejo de alta renda continua performando bem; Visão para o 4T mista entre as varejistas

Nós realizamos a 1ª edição da XP Fashion Conference, com 14 empresas presentes no evento: Alpargatas, Arezzo&Co., C&A, Chilli Beans, Grendene, Grupo SBF, Grupo Soma, Guararapes, Live!, Lojas Renner, Marisa, Track&Field, Vivara e Vulcabras. No geral, as principais mensagens que tiramos da conferência são: i) o clima frio do terceiro trimestre tem sido um desafio para a demanda de curto prazo; ii) A Copa do Mundo é um risco, mas as empresas estão se preparando para tentar mitigar os potenciais impactos em fluxo durante os jogos; e iii) Marcas voltadas para classes sociais mais altas continuam apresentando desempenho superior às demais. Reiteramos o Grupo Soma (SOMA3) como nossa preferência no setor.

Nós realizamos a 1ª edição da XP Fashion Conference com 14 empresas presentes no evento e um painel da WGSN, líder mundial em previsão de tendências de consumo. Os principais insights que tiramos das reuniões foram:

O clima frio do terceiro trimestre é um ofensor de demanda no curto prazo

As companhias tem observado que o inverno mais cedo do que o esperado favoreceu a demanda e as margens do segundo trimestre, enquanto o clima ainda frio do 3T está impedindo que as varejistas vendam suas coleções de primavera.

Copa do Mundo é um risco, mas as empresas estão se preparando para mitigar os impactos

Todas as empresas destacaram que os jogos da Copa do Mundo devem atrapalhar o fluxo de clientes em loja, o que deve se traduzir em menor demanda, embora já estejam se preparando estrategicamente para mitigar os impactos do evento, como i) antecipação da Black Friday; ii) estratégia de cashback para provocar recompras dentro do próprio trimestre; iii) pagamentos pelo telefone diretamente com vendedores em loja e um reforço de estoques para a demanda do Natal; e iv) uma sólida estratégia multicanal, trabalhando a conveniência.

Marcas voltadas para classes sociais mais altas continuam apresentando desempenho superior às demais

Com resultados sólidos no terceiro trimestre e uma perspectiva otimista para o quarto trimestre, embora com alguma desaceleração na base anual dada a base de comparação mais normalizada.

Recessões trazem um novo olhar para a moda

De acordo com a WGSN, as recessões historicamente desencadearam mudanças no consumo, com os Millennials se voltando para o fast fashion após a crise de 2008 e a Geração Z olhando mais de parto para a economia circular no pós pandemia.

As varejistas precisam prestar atenção no Metaverso

As gerações futuras provavelmente serão muito ativas no Metaverso, com estimativas de que 25% da população esteja engajada durante pelo menos 1h até 2026.

Aprendizados da Shein

A WGSN destacou como principais pontos da Shein: i) sua expertise em trabalhar com “Big Data” para apoiar seus lançamentos de produtos; ii) estratégia de mídia social, principalmente no TikTok; iii) grade de produtos ampla; iv) preços competitivos; v) estratégia de social commerce para fomentar avaliações dos produtos; e vi) seu programa de estilistas, com 50 novas contratações a cada 6 meses, o que acaba trazendo uma nova forma de olhar para a moda, que é constantemente renovada. No entanto, a consultoria destaca preocupações com o tema de sustentabilidade, o que acaba representando um risco para o seu modelo de negócios.

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