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Varejo e Shoppings – eXPlorando o Shopping: Insights dos varejistas

Nossa visão sobre as 40+ visitas em lojas sobre a performance no segundo semestre

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Aqui está o que ouvimos sobre a performance do segundo semestre depois de visitarmos +40 lojas

Visitamos mais de 40 lojas na última semana em dois shoppings de São Paulo que atendem perfis de cliente diferentes (Eldorado e Iguatemi SP). Apesar da amostra apresentar limitações, tiramos algumas conclusões interessantes sobre sentimento e performance de venda dos varejistas: (i) Clima precisa ser monitorado; (ii) a Copa do Mundo é uma fonte de preocupações para o setor; (iii) Orçamento apertado é uma realidade para consumidores de média/baixa renda; (iv) Black Friday será antecipada; (v) Varejistas de alta renda continuam se destacando; e (vi) Fluxo de clientes é um ponto de atenção para IGTI. Reiteramos Grupo Soma como nossa preferida do setor.

  • Temperaturas mais baixas são de fato um vento contrário: as varejistas de vestuário focadas principalmente no público de classe média (LREN, GUAR, CEAB) e algumas de alta renda (Shoulder, Aramis) destacaram que a demanda começou fraca no trimestre, com o inverno prolongado sendo o principal motivo para isso. No entanto, destacamos que Hering, Farm, Zara e as varejistas focadas em calçados femininos ficaram mais protegidas do fator climático;
  • A Copa do Mundo é uma preocupação, mas não para TVs/esportes: a maioria dos varejistas está preocupado com o tráfego de pedestres devido à Copa do Mundo, porém com varejistas de alta renda/de marcas fortes menos preocupados devido ao forte posicionamento no segmento de presentes. Em eletrônicos, a Fast foi a mais otimista, com destaque para as vendas de TVs, Iphone e projetores, enquanto a Americanas observou que as vendas de TVs foram melhores M/M embora abaixo das expectativas, enquanto smartphones e linha branca continuam fracos. Por fim, a Centauro mencionou que os itens relacionados ao futebol estão vendendo bem, a Farm terá uma coleção dedicada à Copa do Mundo, a SOMA realizou uma live com as lojas Animale para fomentar as vendas online durante os jogos e a Hering adicionou as cores da bandeira do Brasil à sua linha básica;

Leitura para shoppings: acreditamos que a Copa do Mundo pode afetar o volume de vendas no 4T22. No entanto, essa queda gradual deve ser compensada por um período de vendas mais forte no final do trimestre.

  • Orçamento apertado é uma realidade para consumidores de média/baixa renda: quando questionados sobre soluções financeiras, alguns varejistas de média renda observaram certa desaceleração em meio ao alto endividamento das famílias, enquanto outros mencionaram acreditar que distribuição de gastos dos consumidores pode estar priorizando alimentos em detrimento de itens mais discricionários;
  • Black Friday será antecipada: como esperado, grande parte das varejistas vai antecipar suas promoções de Black Friday para tentar contornar os desafios relacionados à Copa do Mundo. Interessante notar que alguns varejistas destacaram que a decisão para encerrar as promoções dependerá no giro de estoque;

Leitura para os shoppings: A antecipação da Black Friday almeja turbinar as vendas antes da Copa do Mundo, o que pode ajudar a manter a performance forte no 4T22.

  • Varejistas de alta renda continuam protegidas: as varejistas de alta renda se destacaram como as mais otimistas, com aumentos de preços mais que compensando volumes e fluxo em loja menores;
  • Fluxo em loja acende uma luz amarela para o Iguatemi: enquanto setembro foi uma surpresa positiva em termos de venda, o mês de outubro foi mais desafiador, com alguns inquilinos reportando dificuldades em alcançar suas metas internas. Entretanto, o ticket médio mais elevado do Iguatemi SP deve compensar a gradual queda no fluxo, mantendo o crescimento de vendas na base A/A.
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