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Data Expert | Carrinho XP – Esquenta para a Black Friday

Nessa edição do Carrinho XP, exploramos as principais pesquisas sobre perspectivas para a Black Friday 2023.

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O que as últimas pesquisas estão nos indicando

Nesta edição do Carrinho XP, trazemos as principais conclusões das pesquisas em torno do desempenho da Black Friday (BF) de 2023. No geral, as indicações sobre a intenção de compra dos consumidores são positivas, apesar de ser possível uma mudança para itens de menor ticket, considerando renda mais apertada. Em termos de categorias, eletrônicos continuam bem ranqueados em termos em interesse, mas vestuário e cosméticos vem ganhando força. Finalmente, notamos que os players internacionais são vistos como as plataformas top of mind para se comprar no evento, o que pode ser traduzido em um cenário mais competitivo. Na nossa visão, a performance da BF deve ser sólida, mas pode canibalizar as compras de fim de ano devido ao orçamento mais limitado dos consumidores.

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Consumidores planejam comprar apesar do macro desafiador

De acordo com diversas pesquisas, a maior parte dos respondentes planeja comprar na BF, com algumas pesquisas apontando para um aumento no ticket das compras, enquanto outras relatam que a renda disponível mais pressionada deve ser um ponto negativo. Quanto às categorias, dados do Reclame Aqui, Linx e Meliuz indicam que os eletrônicos e eletrodomésticos ainda são as categorias mais desejadas, enquanto outras pesquisas como a do Google e da Mfield sinalizaram uma forte demanda por itens de vestuário/cosméticos, com intenção de compra de ~40% para as duas categorias. Uma live recentemente conduzida pela GFK Consulting sobre o evento destacou que é possível vermos uma mudança para itens de ticket menor dado o nível de endividamento das famílias e a renda mais apertada.

Players internacionais como top of mind

De acordo com a pesquisa feita pela Mfield, Amazon, Shopee e Shein são as plataformas preferidas pelos consumidores para a BF o que, nanossa visão, é um risco para a performance das varejistas brasileiras no evento, especialmente com a implementação do Remessa Conforme. De acordo com pesquisas locais (link), o imposto de importação era esperado para aumentar antes do Natal e da Black Friday e, uma vez que isso não vai acontecer, as varejistas estão agora i) criando suas próprias plataformas cross-border (como MGLU, GUAR, PETZ, SOMA e LREN); e/ou ii) intensificando a importação de produtos do Mercosul (como LREN e GUAR).

Se preparando para a batalha

Sob demanda mais pressionada e competição mais acirrada, os players já vem se preparando para o evento (link), adotando estratégias para ir além dos descontos. Logística é um pilar importante para o evento, uma vez que frete grátis e prazo de entrega são geralmente drivers de decisão de compra. Nesse sentido, a Amazon vem fortalecendo sua rede logística para garantir entrega em 1 dia para 100 cidades e até 2 dias para 1000 localidades, enquanto C&A e Shopee também vem trabalhando em entregas mais rápidas. Apesar do cenário desafiador do crédito no país, Amazon pretende usar essa alavanca para trazer vendas, oferecendo 15 parcelas no cartão de crédito de marca própria lançado recentemente.

Uma Black Friday menos nebulosa, mas o macro ainda é um desafio

De acordo com um relatório do Olist, espera-se que a BF supere R$8bi nesse ano (vs. R$6.1bi gerados no ano passado), por isso será um evento crítico para definir o tom dos resultados do quarto trimestre, junto das festas de fim de ano. No lado positivo, as pesquisas recentes indicam uma forte vontade dos consumidores de comprar durante o evento enquanto contam com uma fácil base de comparação, uma vez que a BF 2022 ocorreu concomitantemente a Copa do Mundo, com o fim de semana da Black coincidindo com dois jogos da seleção brasileira – um na quinta anterior e o outro na Cyber Monday. No lado negativo, ainda vemos desafios para uma forte recuperação do consumo, com os níveis de endividamento das famílias ainda em patamares altos (77% em Setembro/23) e renda disponível permanecendo pressionada. Assim, podemos ver um desempenho de certa forma forte para as vendas da Black Friday, mas com um risco dos consumidores anteciparem comprar e canibalizarem as vendas à preço cheio das festas de fim de ano, dado orçamento mais apertado.

Veja o relatório completo abaixo.

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