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Data Expert | Carrinho XP: Como se posicionar no varejo em 2022

Depois de publicarmos as perspectivas de 2022 para os quatro segmentos que cobrimos, trazemos nossa visão consolidada para o setor, e destacamos os principais temas que devem ser monitorados neste ano.

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E quais devem ser os principais temas do setor

Depois de publicarmos as perspectivas de 2022 para os quatro segmentos que cobrimos, trazemos nossa visão consolidada para o setor, e destacamos os principais temas que devem ser monitorados neste ano. Preferimos estar expostos à segmentos resilientes diante do cenário macro/político desafiador, com o varejo farmacêutico sendo nossa preferência no curto prazo e o Assai como uma escolha de médio-longo prazo. Quanto a segmentos mais expostos à dinâmica macro, reiteramos nossa preferencia pelas varejistas de alta renda, enquanto permanecemos cautelosos com as empresas de e-commerce, diante da alta das taxas de juros, inflação elevada e volatilidade política.

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Elencando nossas preferências. Enxergamos o varejo farmacêutico como um segmento interessante para estar posicionado, devido a sua resiliência, alavancas positivas à frente, além de ter tido uma desvalorização de 7-10% no acumulado do ano. Neste sentido, destacamos a RADL3 como nossa preferência, enquanto a PNVL3 deve contar com resultados de curto prazo melhores em relação a seus pares. O varejo de alta renda é outro segmento que gostamos, uma vez que as empresas devem continuar a entregar sólidos resultados, e também poderiam se beneficiar de uma eventual melhora macroeconômica. Aqui, vemos SOMA3 como uma opção interessante e enxergamos a recente queda das ações como exagerada. 

Farmácias: um segmento resiliente. Temos uma visão positiva para o segmento, por o enxergarmos como uma opção resiliente com alavancas positivas à frente: i) Auxilio Brasil, uma vez que os recursos devem ser direcionados principalmente para o consumo imediato (incluindo a compra de medicamentos); ii) forte demanda, devido aos surtos de H3N2 e de Covid; iii) menor renda disponível deve impulsionar a penetração de genéricos e de marcas próprias; iv) reajuste anual de medicamentos estimado em ~10%, o que deve contribuir para melhora de margens a partir do 2º tri. Veja nosso relatório com as perspectivas para as farmácias aqui.

Varejo alimentar: Inflação em alta ainda é uma realidade; atacarejo como nossa preferência. Acreditamos que os principais temas para o segmento serão: i) o poder de compra dos consumidores, com a inflação sendo um desafio importante, uma vez que ela deve permanecer próxima dos dois dígitos no 1º semestre, mas o Auxílio Brasil poderá ajudar a compensar parte desse efeito na demanda; e ii) os planos de expansão das empresas, com as conversões de lojas do Assai e Carrefour (das bandeiras Extra e BIG, respectivamente) sendo o principal foco. Veja nosso relatório com as perspectivas para o varejo alimentar aqui.

Consumo discricionário: alta renda como a melhor opção. Em nossa visão, existem quatro principais temas que devem ser monitorados no segmento: i) macro, especialmente para as empresas exposta ao público de baixa renda; ii) execução, com o Grupo Soma e a Natura&Co. sendo o foco neste sentido, diante das reestruturações da Hering e da Avon, respectivamente; iii) M&A, com LREN3 sendo uma empresa para se monitorar, enquanto a Vivara também poderá fazer pequenas aquisições; e iv) dinâmica de custos, com a Alpargatas e Natura&Co. sendo o  foco nesta temática. Veja nosso relatório com as perspectivas para o segmento aqui.

E-commerce: Ainda não estamos lá; seguimos cautelosos. Mantemos uma visão neutra para o segmento, uma vez que as altas taxas de juros e incerteza econômica devem ser as principais alavancas por trás da performance das ações no curto prazo, enquanto o cenário macro/competitivo permanece desafiador. Acreditamos que o principal tema para o setor será encontrar o ponto da virada das ações, que acreditamos que será definido de acordo com as tendências macro/políticas, enquanto a Copa do Mundo e acomodação das taxas de juros podem ser alavancas positivas. No nosso relatório, realizamos uma análise de sensibilidade do potencial de queda para Magalu/Via, de acordo com diferentes cenários de crescimento e valuation, e concluímos que o atual cenário não é tão assimétrico para nos tornamos mais positivos com o segmento. Veja nosso relatório com as perspectivas para o segmento aqui.

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