XP Expert

Combustível XP: As principais notícias que movem o setor de Óleo & Gás | Maio

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo dos setores de Óleo, Gas e Petroquímicos!

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Onde Investir em 2025 banner

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo falam sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor de Óleo, Gás e Petroquímicos.
Aqui você encontra o título com o link para a fonte original da notícia, além de uma breve descrição do conteúdo.

Petróleo; óleo e gás

Segunda-Feira, 03 de Junho

‘Jabuti’ no Mover gera impasse no governo
Principal patrocinador da ideia, o vice-presidente Geraldo Alckmin busca uma solução com o A inclusão de um “jabuti” gerou atritos na votação do projeto de lei que cria o Programa Mobilidade Urbana Verde e Inovação (Mover) e criou um novo impasse dentro do governo, levando a negociações adicionais com o Congresso. Principal patrocinador da ideia, o vice-presidente Geraldo Alckmin tem conversado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para buscar uma solução. (Valor Econômico)

OPEC+ Plan to Restore Output Spurs Debate on Oil Trajectory
Analysts disagree over whether market can absorb extra supply. (Bloomberg)

Oil Steady After OPEC+ Signals Plan to Return Barrels to Market 
Oil was little changed after OPEC+ set out a plan to restore some production as early as October, despite concerns over the demand outlook and robust supply from outside of the group. (Bloomberg)

Quinta-Feira, 28 de Maio

Lula, Margem Equatorial, dividendos, combustíveis: veja as principais posições da nova presidente da Petrobras
Em sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o comando da Petrobras, Magda Chambriard disse que a companhia tem de ser rentável e atender interesses de acionistas majoritários (a União) e minoritários (o setor privado). ( O Globo)

Magda Chambriard diz que Petrobras tem de ser rentável e atender ao interesse dos acionistas, mas frisa controle estatal
Em sua primeira entrevista, nova presidente da estatal defendeu expansão da produção de petróleo, incluindo a exploração da Margem Equatorial: 'O Ministério de Minas e Energia está louco para perfurar'. (O Globo)

Petrobras tem de ser rentável e atender a interesses de acionistas, diz Chambriard
Segundo a executiva, na primeira entrevista coletiva após assumir o comando da companhia, o plano é colocar a estatal à disposição dos interesses dos acionistas dentro da lógica empresarial. Para ela, “conversa” é a palavra-chave para conciliar os interesses distintos dos investidores. (Valor Econômico)

Magda Chambriard diz que preços de combustíveis seguirão “abrasileirados”
A nova presidente-executiva da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta segunda-feira (27) que a política de preços de combustíveis da estatal seguirá “abrasileirada” em sua gestão, em linha com os procedimentos implantados na administração anterior, em 2023. (CNN)

Enauta conclui manutenção e retoma produção do campo de Atlanta
Companhia realizou uma manutenção de cinco dias no FPSO Petrojarl I, que faz parte do Sistema de Produção Antecipada (SPA) do campo. (Brasil Energia)

FPSO Marechal Duque de Caxias chega ao Brasil
A plataforma, que possui capacidade para produzir até 180 mil bpd e para comprimir até 12 milhões de m³/dia de gás, deve iniciar sua operação em Mero em setembro. (Brasil Energia)

Quinta-Feira, 27 de Maio

Avaliação correta de monopólio do refino foi deixada de lado
Decisão do Cade deve fastar investidores domésticos e externos na concorrência no refino. (Valor Econômico)

A desmoralização do CADE
Cinco anos atrás, esta empresa propôs ao órgão antitruste de seu País dois acordos (tecnicamente, Termos de Compromisso de Cessação). Num, ela se comprometia a vender 50% de sua capacidade de refino. No outro, prometia vender ativos na área de gás, o que poria fim à sua verticalização naquele mercado. (Brazil Journal)

Alcolumbre pressiona Marina por exploração de petróleo
Ministra criticou a atuação do Congresso e citou diretamente o projeto que busca diminuir a reserva legal da Amazônia, pautado por Alcolumbre, presidente da CCJ.(Valor Econômico)

Quinta-Feira, 24 de Maio

Magda já se reúne na Petrobras para avaliar cenário, às vésperas de assumir presidência
Indicada pelo governo para comandar companhia tem deixado claro que meta de sua gestão é acelerar o Plano Estratégico 2024-2028. (Estado de S. Paulo)

Acionistas estrangeiros se mobilizam para pedir assembleia na Petrobras
Decisão dos investidores é motivada pela apreensão com ameaças que pesam sobre a governança da companhia devido a mudanças internas na composição dos comitês de assessoramento ao conselho de administração. (Valor Econômico)

Juntas, 3R e Enauta querem seguir Petrobras na Foz do Amazonas
A Enauta detém direitos sobre um bloco petrolífero na área, considerada a mais promissora na chamada Margem Equatorial. “Temos o bloco da Enauta lá há bastante tempo e aguardamos os desdobramentos. Estamos na Foz e também no Pará-Maranhão. Vai ser assim: se a Petrobras tiver autorização e achar algo lá, vamos a reboque”, disse Oddone. (Infomoney )

Trump Rakes in Millions from Oil Industry, Outpaces Biden in Campaign Funds
Bloomberg reported this week that the Trump campaign had raised a total of $76 million last month, which compared to a much lower $51 million for Biden. The oil and gas industry has contributed millions to the Trump campaign in 2024. While Trump was a notoriously unpredictable president as a whole, his support for oil and gas was, in fact, quite consistent. (Oil Pice)

Quinta-Feira, 23 de Maio

Ministro mostra que pretende tutelar gestão de nova presidente da Petrobras
Silveira listou prioridades e disse que Magda Chambriard precisa conhecer interesse do acionista controlador. (O Globo)

Entrevista: Governo espera que a presidente da Petrobras tenha 'coragem para fazer acontecer', diz ministro de Minas e Energia
Alexandre Silveira defende prospecção de petróleo na Foz do Amazonas e critica 'ambientalistas radicais' que, segundo ele, não 'contribuem' com o país. (O Globo)

Projeção do governo para as receitas considera que Petrobras distribuirá 100% dos dividendos extras
Fazenda e Planejamento projetam R$ 13 bilhões para o caixa da União neste ano com o pagamento desses proventos; conselho de administração da estatal, porém, só liberou metade dos valores. (Estado de S. Paulo)

Especialistas veem menos competição no setor
O motivo principal é a redução da concorrência no setor e o reforço da posição quase monopolista da estatal. (Valor Econômico) 

Estoques de petróleo bruto e gasolina nos EUA registram ganhos consideráveis
Os estoques de petróleo bruto nos Estados Unidos aumentaram esta semana em 2,48 milhões de barris na semana encerrada em 10 de maio, de acordo com o American Petroleum Institute (API). (Oil Price)

Quinta-Feira, 21 de Maio

'Palavra intervencionismo é completamente inadequada na Petrobras', diz Alexandre Silveira
Conselho da companhia aprovou a saída de Jean Paul Prates. No seu lugar, a engenheira Magda Chambriard deve assumir o posto. Ministro de Minas e Energia diz que não será 'uma mudança abrupta' na empresa, e que a Petrobras continuará atrativa para os investimentos.

Um polo gás-químico da Petrobras em Minas Gerais — e quem ganha com isso
Entre as tarefas prioritárias de Magda Chambriard à frente da Petrobras, está a viabilização de um polo gás-químico em Uberaba (MG). Beleza. Só que para levar o gás até Uberaba, cidade que não por acaso é base eleitoral do ministro Alexandre Silveira, será necessário obrigaroriamente resolver um problema: construir um gasoduto para levar o insumo ao polo. (O Globo)

CPI da Braskem aprova relatório final e pede indiciamento de empresas e 11 pessoas por afundamento do solo em Maceió
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem aprovou de forma simbólica, nesta quarta-feira (21), o relatório final elaborado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) que propõe o indiciamento de três empresas e de 11 pessoas pelo afundamento do solo de Maceió, problema causado pela mineração. (G1)

'Palavra intervencionismo é completamente inadequada na Petrobras', diz Alexandre Silveira
Conselho da companhia aprovou a saída de Jean Paul Prates. No seu lugar, a engenheira Magda Chambriard deve assumir o posto. Ministro de Minas e Energia diz que não será 'uma mudança abrupta' na empresa, e que a Petrobras continuará atrativa para os investimentos. (G1)

Um polo gás-químico da Petrobras em Minas Gerais — e quem ganha com isso
Entre as tarefas prioritárias de Magda Chambriard à frente da Petrobras, está a viabilização de um polo gás-químico em Uberaba (MG). Beleza. Só que para levar o gás até Uberaba, cidade que não por acaso é base eleitoral do ministro Alexandre Silveira, será necessário obrigaroriamente resolver um problema: construir um gasoduto para levar o insumo ao polo. (O Globo)

CPI da Braskem aprova relatório final e pede indiciamento de empresas e 11 pessoas por afundamento do solo em Maceió
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem aprovou de forma simbólica, nesta quarta-feira (21), o relatório final elaborado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) que propõe o indiciamento de três empresas e de 11 pessoas pelo afundamento do solo de Maceió, problema causado pela mineração. (G1)

Quinta-Feira, 16 de Maio

Petrobras atualiza valores de dividendos a serem pagos em maio
A companhia atualizou os valores a serem pagos na primeira parcela de dividendos relativos a 2023 e também na segunda parcela, de dividendos extraordinários. (Valor Econômico)

Planos do Planalto tendem a reviver a ‘velha’ Petrobras
Com preços domésticos dos produtos que vende parados e pesados investimentos a realizar, a lucratividade da empresa tenderá a cair de novo. (Valor Econômico)

Petrobras: Magda será cobrada a acelerar obras e a ressuscitar indústria naval; veja seus desafios
Nova presidente encontrará estatal diferente da assumida por Prates e precisará a atender demandas do governo Lula sem desagradar o mercado

Troca no comando da Petrobras será teste para Lei das Estatais
Isso porque Magda Chambriard, indicada pelo governo para o comando da empresa, ocupa um cargo por indicação política na assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), segundo José Antonio Miguel Neto, sócio do escritório Miguel Neto Advogados.

Em reunião com Chambriard, Silveira reforça necessidade de acelerar agenda de investimentos da Petrobras
Em queda de braços entre Silveira e Prates, este destituído da presidência, os investimentos previstos no plano estratégico da estatal não vinham acontecendo no ritmo que o governo gostaria. (Valor Econômico)

Demissão de Prates da Petrobras volta a deixar mercado apreensivo com interferência política
Prates foi demitido após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será substituído por Magda Chambriard, ex-diretora-geral da ANP. (Valor Econômico)

Relator da CPI da Braskem sugere indiciamento da empresa em parecer final
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), sugeriu o indiciamento da empresa e de oito de seus ex e atuais funcionários pelo desastre ambiental provocado pela extração de sal-gema em Maceió (AL). O parecer será submetido à votação no colegiado na próxima semana. (Valor Econômico)

'Estou muito triste', diz Prates, sobre sua saída da Petrobras
Demitido na terça-feira (14), Prates deixou o prédio da Petrobras por volta das 12h de quarta (15), cercado de funcionários e assessores, alguns ainda incrédulos com sua demissão. (Valor Econômico)

Licenciamento ambiental rápido e mais refino: o que pensa Magda Chambriard
Para a indicada à presidência da Petrobras, o Ministério de Marina Silva “não pode usurpar” o poder do presidente da República ao barrar projetos de exploração de petróleo e gás. (CNN Brasil)

Petrobras não pretende reajustar preços dos combustíveis, mesmo com petróleo a US$ 80
Companhia faz teleconferência com analistas nesta terça-feira para explicar resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano. (O Globo)

Lula quer que Magda seja a ‘Graça Foster dele’ para ter o ‘comando e controle’ da Petrobras
Ainda que ela tenha recebido o respaldo de ministros e do próprio PT, a expectativa é que Magda estabeleça uma linha direta com Lula; leia bastidores. (Estado de S. Paulo)

Demissão de Prates é puro desejo de Lula em usar a Petrobras para investimentos duvidosos
Presidente quer, de todas as formas, intervir na companhia para utilizá-la como instrumento de politização. (Estado de S. Paulo)

Sob Lula, Petrobras virou campo de batalha entre facções com interesses particulares
O povo nunca é consultado a respeito de nada pelos gatos gordos que dirigem a companhia em seu nome e, na prática, para os interesses deles mesmos. (Estado de S. Paulo)

Terça-Feira, 14 de Maio

Petrobras antecipa pagamento de dividendos intercalares de R$ 13,45 bi referentes a 2024
Os dividendos propostos já levam em consideração o valor de ações recompradas no primeiro trimestre de 2024 (R$ 1,1 bilhão), que foi descontado do total da remuneração aos acionistas calculada. (Valor Econômico)

Chevron e Ipiranga firmam acordo, e marca Texaco retorna ao país
Combustíveis vendidos nos postos Texaco contarão com a tecnologia Techron, segundo as empresas; Chevron e Ipiranga são sócias da Iconic, fabricante de óleos lubrificantes, fluídos e graxas. (Valor Econômico)

Receitas da Rússia com venda de petróleo sobem 82% nos primeiros quatro meses de 2024
O resultado foi creditado ao aumento de preço do petróleo russo vendido a países que não cumprem o limite de preços do produto estabelecido pelo G7, estabelecido para tentar conter os lucros da Rússia e afetar a máquina de guerra do país na guerra contra a Ucrânia. (Valor Econômico)

‘Petrobras tende a não ser uma das primeiras a deixar de produzir petróleo’, diz novo conselheiro
“Aquelas que têm um petróleo a um custo menor e com a intensidade de carbono por barril produzido menor tendem a ser as que vão ficar por mais tempo produzindo”, disse ele sobre a estatal. (Valor Econômico)

US oil output in top shale regions to hit six-month high in June, EIA says
U.S. oil output from top shale-producing regions will rise in June to its highest in six months, the U.S. Energy Information Administration (EIA) said in its monthly Drilling Productivity Report on Monday. (Reuters)

Sexta-Feira, 10 de Maio

Petrobras estuda nova etapa de recompra de ações
A Petrobras estuda nova etapa do programa de recompra de ações, disse ao Valor o diretor financeiro e de relações com investidores da estatal, Sérgio Caetano Leite. Na primeira fase, até agora, foram adquiridos 86% de 157 milhões de ações preferenciais. Essa etapa termina em agosto. (Valor Econômico)

Fusão com 3R fortalece planos da Enauta para gás e energia, diz Oddone
O CEO da Enauta, Décio Oddone, acredita que uma eventual fusão com a 3R Petroleum pode fortalecer os planos da companhia para o mercado de gás e energia, ainda que o foco principal da transação seja o ganho de escala na produção de petróleo. (EPBR)

Ao menos um interessado na Braskem segue em processo de auditoria prévia, diz vice-presidente financeiro
Adnoc, que vinha realizando uma due diligence, desistiu de comprar a companhia brasileira, que ainda segue no radar de outra empresa árabe, a Petrochemical Industries Company (PIC). (Valor Econômico)

Oil benchmark Brent above $84 on perky US, China demand signals
Global benchmark Brent hovered above $84 a barrel on Friday after data this week signalled growing demand in the U.S. and China, the world's two largest crude users, while festering conflict in the Middle East added support. (Reuters)

Terça-Feira, 07 de Maio

Alagoas volta a pesar em venda e Adnoc desiste da Braskem
A falta de acordo definitivo sobre os passivos ambientais em Maceió e um interesse recente em outros ativos de óleo e gás ao redor do mundo levaram a empresa de Abu Dhabi a desistir da brasileira. (Valor Econômico)

Braskem: por que empresa de Abu Dhabi desistiu de comprar a petroquímica brasileira?
Com anúncio, as ações da companhia fecharam em queda 14,53% e uma perda de R$ 2,3 bi em valor de mercado. Segundo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, há empresas interessadas e fazendo análises. (O Globo)

Após desistência da Adnoc, Prates diz que aguarda outras ofertas de compradores para a Braskem
Presidente da estatal afirmou ainda que empresa pode exercer direitos preferenciais para a participação. (O Globo)

Estatal do pré-sal fecha acordo com B3 para leiloar óleo e gás
A Pré-Sal Petróleo (PPSA), estatal que representa a União nos contratos de partilha de produção, fechou novo acordo com a B3 para vender em leilões a parte em óleo e gás natural que pertence ao governo federal e que é extraída de áreas situadas no pré-sal. (Valor Econômico)

FPSO Atlanta iniciará sua ancoragem nos próximos dias, diz Enauta
Companhia também informou os dados operacionais referentes ao mês de abril, quando produziu uma média de 20 mil boed. (Petróleo Hoje)

ANP excluirá dos leilões áreas mais sensíveis ambientalmente
Sem uma definição do que pode ser leiloado, a agência não fará nova oferta permanente. A perspectiva, atualmente, é de que seja retomada apenas em 2025.(Petróleo Hoje)

Processo para emitir Licença de Operação do TRSP perto do início
Em resposta à Brasil Energia, a assessoria da Antaq afirmou que a previsão para iniciar a emissão da LO é em meados de 2024. O terminal, que possui uma capacidade de regaseificação de 14 milhões de m³/dia e uma capacidade de armazenamento de 173 mil m³ de GNL, está localizado no Porto de Santos (SP), com o objetivo de reforçar o fornecimento de gás na Baixada Santista (Petróleo Hoje)

US has sufficient oil supply reserve to address any supply concerns, Biden adviser says
The U.S. has sufficient supply of oil in the Strategic Petroleum Reserve to address any supply concerns and is monitoring markets on how to use it, Amos Hochstein, President Joe Biden's energy adviser, said on Monday. (Reuters)

A Odebrecht quer mesmo vender a Braskem?
Mas no setor petroquímico a pergunta da vez é: Emílio Odebrecht quer mesmo vender a Braskem neste momento? Hoje, a maioria do setor duvida. (O Globo)

Sexta-Feira, 03 de Maio

Ultrapar troca CFO da Hidrovias do Brasil e chega a 35% da companhia
A Ultrapar está trocando o CFO da Hidrovias do Brasil — um mês depois de comprar uma participação de 17% que o Pátria tinha na companhia e se tornar o novo acionista de referência da empresa de logística. (Brazil Journal)

Petrobras lança edital do Gaslub em meio a imbróglio ambiental
Empresa pagou por compensação ambiental que não foi realizada na região. Se conseguir a LO, o complexo terá capacidade para 12 mil bpd de óleos lubrificantes de Grupo II, 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de QAV-1. (Petróleo Hoje)

Gazprom registra primeiro prejuízo líquido em 24 anos
Grupo reportou prejuízo de US$ 6,84 bilhões em 2023; receita dos negócios de gás caiu 40%, enquanto o faturamento da área de petróleo aumentou 6,7%. (Valor Econômico)

Shell supera expectativas no 1º trimestre e lança programa de recompra de US$ 3,5 bi em ações
Petrolífera britânica teve lucro líquido ajustado de US$ 7,73 bilhões no período, contra US$ 9,65 bilhões há uma ano. (Valor Econômico)

Quinta-Feira, 02 de Maio

Petrobras adia por 60 dias o início de vigência de contrato polêmico com a Unigel
A Petrobras adiou novamente o início da vigência do contrato mais polêmico da atual administração, aquele fechado com a petroquímica Unigel e que a área técnica do TCU pediu que fosse suspenso. Basicamente por dois motivos: se executado poderá levar a estatal a ter um prejuízo de quase meio bilhão de reais e também por conter indícios de "irregularidades graves". (O Globo)

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo
Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como único parâmetro para reajustar gasolina e diesel. (G1)

Hidrovias abre caminho para Ultrapar chegar a 40% da empresa
Em assembleia, acionistas da Hidrovias aprovaram que Ultrapar, dona de Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo, possa chegar a 40% da empresa sem precisar fazer uma OPA. (Neofeed)

Oil Extends Slump Below $80 a Barrel After US Stockpiles Swell
West Texas Intermediate settled at $79 a barrel, the lowest closing price since mid-March. Prices also broke beneath the 200-day moving average, which had served as a support level for more than a month. (Bloomberg)

The Next Two Months Will Be Critical For Oil Fundamentals
Energy markets have kicked off the new month on the back foot, with oil prices sliding 3% in Wednesday’s intraday session following a surprise U.S. inventory build amid lingering uncertainty about future oil demand growth. (Oil Price)

Petróleo fecha em forte queda com Fed e aumento nos estoques dos EUA
Aumento inesperado nos estoques dos Estados Unidos e cautela com a expectativa por um Federal Reserve (Fed) mais conservador pesaram sobre a commodity. (Valor Econômico)

EUA: Estoques de petróleo contrariam as expectativas e sobem 7,265 milhões de barris, mostra DoE
Os estoques de petróleo cru nos Estados Unidos aumentaram em 7,265 milhões de barris na semana encerrada em 26 de abril, conforme apontou o Departamento de Energia há pouco. Com isso, os estoques somaram 469,890 milhões de barris. (Valor Econômico)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor. O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.

O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos. O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por agentes autônomos de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a ICVM nº 497/2011, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O agente autônomo de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de cliente. Antes de qualquer decisão, os clientes deverão realizar o processo de suitability e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. Este material não sugere qualquer alteração de carteira, mas somente orientação sobre produtos adequados a determinado perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. SAC. 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br. A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas. O investimento em ações é indicado para investidores de perfil moderado e agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto. O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. O investimento em termos é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem. O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos, e por isso é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.