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Carrefour (CRFB3): Carrefour França lança o seu Plano Estratégico 2026

O Carrefour França lançou hoje o seu Plano Estratégico 2026. Entenda as principais implicações para o Carrefour Brasil

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O Carrefour França divulgou hoje o seu Plano Estratégico 2026. Entenda as principais implicações para o Carrefour Brasil

O Carrefour França divulgou hoje o seu Plano Estratégico 2026, baseado em dois principais pilares: i) acessibilidade e ii) construção de um Grupo com portfólio de marcas de ponta. Nessa relatório, trazemos as potenciais implicações do anúncio para o Carrefour Brasil na nossa visão. Mantemos nosso Neutro para as ações de CRFB3.

Apresentando o Plano Estratégico do Carrefour para 2026

O Carrefour França (CA) fez uma apresentação sobre seu plano estratégico 2023-26 (link), que se baseia em dois pilares:

i) Ser uma solução acessível aos seus clientes, destacando a importância da estratégia de marca própria do grupo, que deve atingir 40% das vendas até 2026e (comparado a uma estimativa de 33% anteriormente); e o formato de loja de descontos, com destaque para a proposta de valor do Atacadão e a "importação" da bandeira para a Europa.
ii) Construir um Grupo com portfólio de marcas de ponta, destacando que a empresa pretende economizar € 4 bilhões até 2026e, através da otimização de áreas de suporte/processos (por exemplo abastecimento, branding, tecnologia, dados); será criada uma joint venture com a Publicis para focar em mídia de varejo; destravar valor por meio de seus ativos imobiliários; promover a diversidade e inclusão; entre outros.

Entendendo as principais implicações para o Carrefour Brasil.

A apresentação do CA teve leituras interessantes para o Carrefour Brasil, como:

  • O Atacadão foi destaque na apresentação do CA, sobretudo quando a companhia se referiu à bandeira/formato como uma nova forma (chamada de ‘método Maxi’) de gerenciar o formato do hipermercado, mas de uma forma mais produtiva. Com isso, eles devem implementar esse método em hipers e supers na Europa em 2023, como uma solução anti-crise. Acreditamos que este pode ser o primeiro passo da companhia para um potencial ajuste de seu modelo de hipermercados no Brasil – o CA citou que reduzirá o sortimento do não alimentar em 40% e o alimentar em 20% na Europa, para focar no que é essencial. Além disso, eles compartilharam os planos de expansão do Atacadão (link), com 470 lojas estimadas até 2026e (vs. 430 em nosso modelo);
  • Programa de fidelidade da Espanha (Club Carrefour) a ser replicado para outros locais, com sua base de clientes representando ~70% das vendas e contando com uma oferta de assinatura para atrair e fidelizar os clientes
  • Formato de conveniência como principal motor de crescimento, principalmente na Europa;
  • Expansão a ser feita principalmente por meio do modelo de franquias, que também deve ser implementado em outros mercados (América Latina, África e Oriente Médio);
  • Foco em tornar a empresa mais enxuta, por meio da junção de todas as áreas que não precisam de expertise regional (por exemplo, tecnologia, dados, branding, real estate), o que deve reduzir os custos da matriz e aumentar a competitividade. Eles também vão revisar todo o processo para ver como o digital pode ser aproveitado para impulsionar eficiência. O CA mencionou que cada país fará sua parte e, portanto, acreditamos que podemos ver alguma diluição de SG&A na CRFB decorrente disso.
  • O potencial carve-out da unidade de negócios Imobiliária da CRFB (link), com NOI estimado em R$ 1,5 bilhão, seguido de venda de participação minoritária para um investidor estratégico. Estimamos que o negócio possa valer entre R$ 13-20 bilhões (25-37% do EV do CRFB), o que implicaria um múltiplo P/L de 2023 para a operação de Varejo + CSF Bank entre 12x-17x P/L. Esse número se compara com ASAI negociando a ~ 14x e GMAT ~ 10x. Mantemos nosso Neutro.
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