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BRF (BRFS3): Fraco 1T19, mas todos os olhos voltados para os potenciais impactos da febre suína da China

A BRF reportou resultados fracos no 1T19, com EBITDA ajustado de R$ 590 milhões (excluindo o efeito positivo de R$ 158 milhões de mudança contábil), 8% abaixo de nossas estimativas devido aos resultados mais fracos do que o esperado no Brasil, parcialmente compensados ​​por resultados Halal mais fortes que o esperado.

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BRF (BRFS3): Fraco 1T19, mas todos os olhos voltados para os potenciais impactos da febre suína da China

A BRF reportou resultados fracos no 1T19, com EBITDA ajustado de R$ 590 milhões (excluindo o efeito positivo de R$ 158 milhões de mudança contábil), 8% abaixo de nossas estimativas devido aos resultados mais fracos do que o esperado no Brasil, parcialmente compensados ​​por resultados Halal mais fortes que o esperado. A margem EBITDA consolidada de 8% foi 97 bps acima da nossa. A alavancagem líquida da BRF atingiu 5,6x, enquanto a geração de caixa operacional foi de R$ 512 milhões. A empresa reiterou sua meta de 3,65x dívida líquida/EBITDA no fim de 2019 e destacou uma tendência positiva para o ano com menor pressão dos custos de grãos (que já declinaram 6,7% neste ano), reposicionamento de preços e os impactos positivos da febre suína. Mantemos recomendação Neutra.

Brasil: Volumes fracos e custos ainda altos
No Brasil, o EBITDA ajustado de R$ 287 milhões foi inferior aos nossos R$ 441 milhões, principalmente devido aos volumes menores do que o esperado, com margem EBITDA de 7,3%, contra XPe de 10,3%. Anualmente, as receitas aumentaram 5%, uma vez que os volumes diminuíram 7% (-18% T/T devido à sazonalidade), mas os preços aumentaram 13% no período (+2% vs. 4T18). O aumento dos preços refletiu, principalmente (1) os preços dos produtos industrializados, que subiram quase 10% em junho de 2018 e aproximadamente 5% em fevereiro de 2019; e (2) recuperação de preços in natura no mercado interno.

Halal: Preços mais fortes; Margem EBITDA de 11,7%
No segmento Halal, o EBITDA ajustado de R$ 241 milhões ficou acima dos nossos R$ 215 milhões, com uma margem EBITDA de 11,7%, contra XPe de 10,6%. Anualmente, as receitas aumentaram 12%, enquanto os volumes caíram 2,7% (-7% no T/T devido à sazonalidade), mas os preços aumentaram 15% (+4% vs. 4T), principalmente devido ao número limitado de plantas licenciadas para exportar para a Arábia Saudita, resultando em aumentos de preços no país.

Outros mercados internacionais: Foco na China
No segmento internacional, o EBITDA ajustado de R$ 89 milhões ficou acima dos nossos R$ 14 milhões, com margem EBITDA de 5,5%, contra XPe de 0,6%. Anualmente, as receitas diminuíram 9%, enquanto os volumes diminuíram 19% (-10% em relação ao trimestre anterior), parcialmente compensados ​​pelo aumento dos preços em 13% (+6% em relação ao trimestre anterior). A queda de volume foi explicada principalmente por (1) uma mudança no processo de concessão do Certificado Sanitário Internacional no Porto de Itajaí-SC que resultou em atrasos de embarques entre março e abril e (2) menores volumes embarcados para África e Américas, impactados pela redução do volume de peru em função da readequação fabril. O destaque positivo foi o aumento tanto no volume quanto no preço de suínos vendidos para a China, um efeito do surto de febre suína africana.

Destaques da teleconferência
Durante sua teleconferência, a BRF afirmou que os impactos positivos do surto de febre suína na China devem ser vistos no segundo semestre, uma vez que os estoques ainda estão altos no país. O Brasil não teria capacidade de suprir a demanda total da China, enquanto a BRF precisaria de habilitações, já que suas plantas já estão atualmente exportando todo volume para o país. Além disso, uma quebra de produção da China de 20% levaria a um aumento na demanda de 11 a 12 milhões de toneladas do país, que não poderia ser suprido por nenhuma outra proteína no curto prazo. De fato, a BRF é capaz de aumentar sua produção de frango em 2-3% sem investimentos em ativos, mas destacou que é cautelosa em investimentos de capacidade, dado que o ciclo poderia reverter nos próximos anos.

Segundo a empresa, suas maiores oportunidades hoje vêm de outros mercados, principalmente da China. Como uma empresa 100% verticalizada, a BRF está bem posicionada para colher os benefícios de preços mais altos e menores custos. No Halal, os atrasos nos portos impactaram negativamente os volumes, que seriam recorde em março, mas esse atraso deve ter impacto positivo nos próximos meses. No Brasil, os volumes foram impactados pelo repasse de preços, mas um mix melhor é positivo e a BRF está otimista no mercado interno. Por fim, a redução do capital de giro vista no 1T19 é sustentável.

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