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Vendas de Implementos no Brasil Melhorando Sequencialmente; Vendas de Veículos Leves na Europa Permanecem Prejudicadas

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Em agosto, destaca-se: (i) as vendas de veículos leves ainda em valores fracos no Brasil (-16% vs. Ago'19, embora sequencialmente melhorando), EUA (-31% vs. Ago'19) e Europa (-30% vs. Ago'19), ainda não sinalizando uma melhora na escassez de semicondutores; (ii) as vendas de implementos rodoviários melhorando sequencialmente para 7,8 mil unidades vendidas em Ago’22 (+7% M/M e -4% A/A), refletindo melhores volumes de vendas de caminhões; e (iii) o desempenho de ônibus rodoviários da Marcopolo permaneceu prejudicado durante Ago’22 (queda de 59% em relação ao mesmo período pré-pandemia e -2% A/A), com implicações negativas para a rentabilidade, em nossa opinião, com as vendas de +124% A/A a nível consolidado impulsionadas por ônibus urbanos (+245% A/A) e micro ônibus (+61% A/A), potencialmente refletindo as vendas para o programa federal Caminho da Escola durante o mês.

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Randon. As vendas de implementos no Brasil melhoraram sequencialmente para ~7,8 mil unidades vendidas em Ago'22 (+7% M/M), embora em níveis mais fracos vs. 2021 (-4% A/A, impactado por gargalos relacionados à cadeia de suprimentos na indústria automotiva), com desempenho positivo das exportações no mês (+24% A/A). Destacamos que a receita da Randon acelerou em Ago’22 para ~R$ 1,1 bilhão (+29% A/A e +14% M/M), mostrando tendências de alta ao longo de 2022.

Iochpe-Maxion & Tupy. As vendas de carros leves na Europa permaneceram pressionadas pela escassez de semicondutores, possivelmente agravada pela crise energética, levando a números mensais -30% em relação 2019 (+3% A/A), potencialmente pressionando a recuperação de volumes da Iochpe-Maxion no curto prazo na região (Europa ~32% das receitas, com cerca de metade relacionada a veículos leves). Em relação às vendas de veículos pesados nos EUA, embora as vendas tenham melhorado em relação aos números de 2021 (+3% A/A), os volumes globais continuaram em níveis baixos (-31% vs. valores pré-pandemia), o que esperamos impedir a recuperação de volume de curto prazo da Tupy em meio a este mercado (~58% das receitas, com a maioria relacionada a veículos comerciais – baixa representatividade de veículos leves no mix de Tupy).

Marcopolo. Segundo a FABUS, a Marcopolo produziu 805 unidades de ônibus no Brasil em Ago’22 (vendidas localmente e exportadas e excluindo o Volare), +124% A/A e -15% em relação aos números de 2019. O desempenho da produção foi impulsionado por: (i) ônibus rodoviários mostrando desempenho mensal ainda fraco de 146 unidades (-2% A/A e -59% vs. o período pré-pandemia); (ii) ônibus urbanos +245% A/A, refletindo as vendas da Marcopolo para o programa do governo federal "Caminho da Escola"; e (iii) micro ônibus +61% A/A e -71% vs. níveis pré-pandemia (excl. unidades da categoria Volare). Em termos de participação de mercado, observa-se um desempenho ainda fraco dos ônibus rodoviários (participação de 42% nos últimos doze meses em Ago’22 contra 50% em 2021 e 67% em 2019), com ônibus urbanos apresentando aumento de participação, apoiado pelo Caminho da Escola (47% vs. 38% em 2021).

Fras-le. A Fras-le reportou receita líquida de R$ 255 milhões em Ago’22, +20% A/A, embora sequencialmente piorando em relação ao desempenho de Maio-Julho (-10% M/M). Acreditamos que esses dados reforçam a probabilidade da Fras-le alcançar seu guidance para 2022 (guidance de receita de R$2,7 a 3,0 bilhões para 2022 implica uma receita mensal de R$170-245 milhões nos próximos meses, abaixo dos resultados de Ago’22 e abaixo do desempenho médio mensal de R$255 milhões de 2022).

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